Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A

Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de ExteriorJardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Exterior, FachadaJardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, JanelaJardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoJardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Mais Imagens+ 19

Bohinjska Bistrica, Eslovênia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Díaz Díaz
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Geberit, HAY, PREFA, Rex Kralj, RÖFIX, Sika
  • Arquitetos Responsáveis: ARREA Ana Jerman, Janja Šušnjar / KAL A Sofia Romeo Gurrea-Nozaleda, Miguel Sotos Fernández-Zúñiga
  • Arquitetos Paisagistas : STUDIO AKKA Luka Javornik, Lara Gligić
  • Programa: Jardim de infância
  • Cidade: Bohinjska Bistrica
  • País: Eslovênia
Mais informaçõesMenos informações
Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Exterior
© Luis Díaz Díaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo jardim de infância em Bohinjska Bistrica está situado nos arredores do maior assentamento no Vale de Bohinj, Eslovênia. Ele forma um entrada junto com o prédio da Escola Dr. Janez Mencinger e a Igreja de São Nicolau. A edificação foi projetada como resposta ao desafio programático e espacial de fornecer às crianças espaços para interação social e livre escolha, ao mesmo tempo em que lhes permite admirar, explorar e experimentar ativamente o seu entorno. O volume em si é concebido como um playground contínuo, integrando perfeitamente espaços internos e externos, e organizado em torno de uma série de núcleos técnicos interconectados.

Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luis Díaz Díaz
Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Interiores, Madeira, Fachada
© Luis Díaz Díaz

Arquitetura da cobertura. A estrutura de madeira é um abrigo. O novo volume se estende à borda existente da vila de Bohinjska Bistrica, levando em consideração as características geométricas do contexto circundante e enfatizando a horizontalidade por meio da implementação de telhados amplos e inclinados. Ao fragmentar o programa em três volumes distintos, um pátio interno aberto central é estabelecido como a entrada principal, simultaneamente definindo e delineando os espaços externos.

Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Interiores, Madeira, Fachada, Viga
© Luis Díaz Díaz
Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Luis Díaz Díaz

Paisagem cultural e sentido de lugar. Organização de uma casa de fazenda. A arquitetura do jardim de infância desce gradualmente em direção ao ambiente natural, alcançando sua maior proximidade com a natureza na extremidade leste de um dos volumes, que se abre totalmente para a paisagem. Essa interação entre os três volumes estabelece um diálogo harmonioso entre a escala das montanhas e a necessidade das crianças por um ambiente seguro e acolhedor.

Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Luis Díaz Díaz
Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Interiores, Janela
© Luis Díaz Díaz
Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Imagem 21 de 24
Planta - Térreo
Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Interiores, Madeira, Janela
© Luis Díaz Díaz

O "Gank": Da tradição a um playground contínuo. O elemento organizacional central do espaço interno é a interpretação do tradicional "gank" (varanda), um circuito interconectado de caminhos internos e externos que conecta várias áreas do jardim de infância. Esse sistema de circulação versátil não apenas conecta os espaços da creche, mas também permite o uso flexível e o movimento por toda a instalação.

Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Interiores, Viga
© Luis Díaz Díaz
Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga
© Luis Díaz Díaz
Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Interiores, Janela, Viga, Fachada
© Luis Díaz Díaz
Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Imagem 24 de 24
Axonométrica

Transparência: Conexão entre os usuários e o entorno. O envidraçamento ocorre em vários níveis dentro do volume. A transparência está presente tanto na disposição dos espaços internos quanto na abertura de vistas para as direções sul e norte. Como resultado, a edificação é luminosa e os usuários, incluindo crianças, educadores e equipe da cozinha, estão mais conscientes da presença uns dos outros.

Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Luis Díaz Díaz
Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Interiores
© Luis Díaz Díaz

Funcionalidade e Comunidade: Propósito além de um jardim de infância. Cada um dos três volumes dentro do complexo serve a um propósito distinto. Os dois primeiros acomodam principalmente áreas de serviço e salas de aula, enquanto o terceiro volume é concebido como um espaço multiuso para a comunidade em geral. Essa estrutura multifacetada tem como objetivo fornecer um local de encontro para a vila, facilitando diversas atividades, eventos culturais e compromissos sociais. Ao servir como ponto focal para a comunidade local, esse volume essencial estabelece uma conexão vital entre todo o projeto e a comunidade circundante, promovendo um novo espaço coletivo para os moradores da região.

Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A - Fotografia de Interiores, Viga
© Luis Díaz Díaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bohinjska Bistrica, Eslovênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Jardim de Infância Bohinj / ARREA architecture + KAL A" [Bohinj Kindergarten / ARREA architecture + KAL A] 07 Jul 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1003330/jardim-de-infancia-bohinj-arrea-architecture-plus-kal-a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.