Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos

Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Cerca, FachadaConjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de InterioresConjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, FachadaConjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaConjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Mais Imagens+ 44

Santiago de Compostela, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis: Manuel Carbajo Capeáns, Celso Barrios Ceide.
  • Colaboradores: David Camiño Quintela, Laura Pardo, Beatriz Asorey, Alejandro Calviño Pérez
  • Arquiteto Técnico: Enrique Martínez Carregal
  • Gerente De Obra: María Blanco Dosil
  • Encarregados De Obra: Santiago García, Alberto Vieito, Mario Gerpe
  • Design De Sinalização Mobiliário Externo E Instalações Comunitárias: Cenlitrometrocadrado (Ricardo Tubío, Xabier Rilo)
  • Paisagismo: Orza Paisajismo (Carmela Moral Ardines)
  • Cálculo De Instalações: Obradoiro Enxeñeiros (Carmelo Freire Beiro)
  • Cálculo Estrutural: Ameneiros Rey Arquitectos (Ismael Ameneiros, Santiago Rey)
  • Comercialização: Juan Alvarez, Fátima Amo, Laura Fernández, Inés González, Samuel Pérez
  • Promotor: Cornes Espaço Residencial SL
  • Cidade: Santiago de Compostela
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luis Díaz Díaz

Programa
Os edifícios abrigam um complexo residencial composto por 125 habitações, garagens e depósitos, que durante o projeto e o processo de construção permitiram o desenvolvimento de 22 tipos diferentes de unidades, tanto em um único andar quanto em formato duplex. O complexo não tem outros usos além do residencial. Além das habitações, há um espaço aberto para uso público e três espaços comuns cobertos: uma sala infantil, uma academia e um salão/refeitório.

Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Luis Díaz Díaz
Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Cerca, Fachada
© Luis Díaz Díaz
Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada
© Luis Díaz Díaz

O Lugar
Os edifícios se distribuem no terreno ocupado desde 1873 pela Estação Ferroviária Cornes, parte da qual foi restaurada e hoje abriga a "Casa das Asociacións", que abriga todos os coletivos associados da Cidade em um edifício anexo aos projetados. Esta antiga estação abrigou a primeira linha ferroviária da Galiza entre Santiago de Compostela e Carril. O edifício foi utilizado para abrigar o transporte de passageiros durante duas décadas, até que a atual estação ferroviária de Santiago de Compostela (em outro local) entrou em serviço em abril de 1943. A partir desse momento, o edifício continuaria a operar por mais algumas décadas como auxiliar de carga sob o nome de Santiago-Cornes até o desmantelamento completo da linha no final do século XX.

Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de Exterior, Cerca, Fachada, Janela
© Luis Díaz Díaz
Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de Interiores, Porta, Fachada
© Luis Díaz Díaz
Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luis Díaz Díaz

O Espaço Livre
O planejamento urbano previa no terreno um layout com três blocos lineares e dois espaços abertos privados para uso público como elementos articuladores entre as construções paralelas. A formalização dos espaços abertos (exclusivamente para uso de pedestres) é condicionada pelo seu caráter linear.  Mais ruas do que praças, elas são planejadas em relação direta com os térreos dos edifícios, onde se aposta no uso residencial, sendo fragmentadas longitudinalmente em dois patamares em decorrência do desnível existente. Como resultado, projetou-se uma plataforma como um corredor verde, desenhando as vias transversais de acesso às habitações e as longitudinais "através" do espaço em uma conexão visual e ecológica com os parques vizinhos. Uma série de vazios também foram incorporados a este espaço em direção aos andares do subsolo, permitindo recuar as fachadas das unidades, introduzir árvores maiores, assim como garantir a ventilação e iluminação naturais dos espaços destinados às garagens e depósitos. O complexo é complementado por uma passagem transversal através dos edifícios que livra as vistas transversais e descomprime o espaço entre os edifícios.

Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Luis Díaz Díaz

As Edificações
A proposta parte da premissa de incorporar um alto grau de luz natural às habitações e aproveitar ao máximo as vistas do terreno em direção aos parques vizinhos e à cidade como um todo.

Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Imagem 38 de 49
Planta Primeiro Pavimento
Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Imagem 47 de 49
Corte

As construções acima do nível do solo são três peças entre 60 e 100 metros de comprimento e uma linha central de 12 metros, que recebem um elemento em balanço em todo o seu perímetro. Esta decisão permitiu liberar plenamente a planta construída para o lado de fora, com um fechamento totalmente envidraçado, prevendo o uso do corredor perimetral como um espaço externo em todas as unidades delimitadas por esse elemento à moda de um brise soleil e pelo filtro que qualifica a luz solar e as vistas entre os edifícios. O fechamento deste corredor externo se tornará a pele que define o volume construído, e a opção por um elemento sólido distribuído regularmente configura uma trama de concreto colorido composta de peças de 20 por 20 centímetros, em uma modulação de 80 por 80 centímetros de distância. Esta solução é adotada em toda a fachada e estendida para o térreo, onde uma série de pátios são configurados que permitem distanciar os fechamentos do alinhamento para formar um espaço tampão entre as unidades e o espaço aberto com o qual elas se relacionam.

Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cadeira, Janela
© Luis Díaz Díaz
Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de Interiores, Janela
© Luis Díaz Díaz
Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Luis Díaz Díaz

Dada a geometria enfática herdada do planejamento urbano, foi decidido unificar os andares em pares, a fim de minimizar a escala das fachadas. Além disso, elas ganham movimento, aproveitando os balanços possíveis, gerando uma série de pequenos "giros" entre pavimentos, formando assim alinhamentos alternativos. Essa estratégia gera movimento na volumetria e quebra o envelope prismático original, reduzindo o forte impacto da implantação. Finalmente, optou-se por tingir o envoltório de concreto, evitando que os edifícios fossem diluídos no fundo monocromático circundante e dando-lhes uma cor ferruginosa que faz referência ao caráter industrial do espaço original, agora convertido em um farol de aproximação à fachada sudoeste da expansão de Compostela.

Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Luis Díaz Díaz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Santiago de Compostela, A Coruña, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conjunto Cornes Espaço Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos" [Conjunto Cornes Espacio Residencial / Carbajo Barrios Arquitectos] 23 Dez 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/993958/conjunto-cornes-espaco-residencial-carbajo-barrios-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.