Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects

Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Exterior
© Luis Díaz Díaz

Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Exterior, VigaPavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Exterior, VigaPavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Interiores, Viga, AçoPavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão, JanelaPavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Mais Imagens+ 25

Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Exterior
© Luis Díaz Díaz

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para a edição inaugural do Architekturwoche Basel, o estúdio de arquitetura da ilha de Maiorca - vencedor do concurso para o Pavilhão - propõe a Loggia Baseliana, um corredor urbano e uma varanda que se abre para o antigo distrito industrial de Dreispitz, no sul de Basileia, Suíça. Concebido como uma estrutura aberta e democrática que convida à passagem ou à permanência, o pavilhão serve simultaneamente como refúgio, palco, espaço de exposição e materialização de práticas econômicas circulares, conectando o passado, presente e futuro da área de Dreispitz.

Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Aço
© Luis Díaz Díaz
Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Aço
© Luis Díaz Díaz

O espaço público linear do pavilhão tem uma relação direta com o imaginário da cidade de Basileia na margem oriental do Reno, onde todos os habitantes e estratos sociais da cidade se misturam durante os meses de primavera e verão. Da mesma forma, o pavilhão linear como espaço urbano está relacionado com a icônica estrutura suíça do Kapelbrücke em Lucerna, que liga as duas margens da cidade através do rio Reuss.

Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Pilar
© Luis Díaz Díaz
Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Interiores, Viga
© Luis Díaz Díaz
Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão, Janela
© Luis Díaz Díaz

O pavilhão é um projeto de arquitetura circular pioneiro, pois todos os seus componentes e materiais foram recuperados da região e organizados em um catálogo para o concurso. O pavilhão é composto por módulos em arcada, combinados em 5 unidades diferentes que se estendem por mais de cinquenta metros lineares. Cada unidade tem seu próprio sistema construtivo e caráter material com uma mistura de componentes e soluções internas, combinadas com clareza e homogeneidade formal sob um telhado inclinado vernacular. A cobertura torna-se um elemento importante da estrutura, generosamente cortada em intervalos predefinidos para criar aberturas para a luz natural, ao mesmo tempo em que gera uma silhueta icônica. No interior, um banco contínuo de 50 metros de comprimento segue a curva do pavilhão e permite uma visão panorâmica dos espaços em frente e do contexto industrial Dreispitz ao fundo.

Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© © Architekturwoche Basel 2022
Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© © Architekturwoche Basel 2022
Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Exterior, Aço
© © Architekturwoche Basel 2022

Concebido como uma estrutura contemplativa, o pavilhão convida os visitantes a sentar e assistir, realizando eventos nos espaços ao seu redor, funcionando como um convite aos muitos produtores e atores culturais de Basileia. Combinando um programa de eventos e um convite ao uso espontâneo, o pavilhão cria um espaço de convívio, incentivando moradores, estudantes e transeuntes próximos a parar e integrar o pavilhão ao seu cotidiano. Esse tipo de dispositivo urbano transcende o conceito de pavilhão relacionado a um evento cultural específico para fazer parte da vida da cidade de Basileia.

Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Exterior, Viga
© Luis Díaz Díaz
Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Imagem 29 de 30
Planta Geral 1.75
Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Exterior, Viga
© Luis Díaz Díaz
Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão
© Luis Díaz Díaz

As conexões e contemplação que determinam o pavilhão são parte fundamental do ambiente urbano, que pode remeter à exemplos icônicos como o Corredor Vasari de Florença. Esses corredores permitem que a cidade seja desvendada e contemplada progressivamente. A Loggia Baseliana se abre para a antiga área industrial de Dreispitz, um espaço que - como o próprio pavilhão - é um local de potencialidades e possibilidades. O pavilhão abriu suas portas ao público em maio de 2022, e permanecerá aberto até outubro de 2022.

Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Aço
© Lukas Gruntz

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Frankfurt-Strasse 54, 4142 Münchenstein, Suiza, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão Loggia Baseliana / Isla Architects" [Pabellón Loggia Baseliana / Isla Architects] 04 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982985/pavilhao-loggia-baseliana-isla-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.