Conexão para pedestres entre Barcelona e Montcada i Reixac / Batlleiroig

  • Arquitetos: Batlleiroig
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7608
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jordi Surroca
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arribas center SL, Bianchini, Breinco, Cofunco SA, Fundición Dúctil Fábregas SAU, HIERROS ISERTE SA, Perfiles Aragón SA, Projar, Viveros Planas Pubol SL
  • Arquitetos Responsáveis: Enric Batlle Durany, Joan Batlle Blay, Iván Sánchez Fabra
  • Equipe De Projeto: Clàudia Amías Roget, Clara Terradellas Rosell, Marta Sanz Cuso, Laura Florentín Aragón, Elisabeth Torregrosa Avilés, Dolors Feu, Yago Cavaller Galí
  • Cidade: Montcada i Reixac
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Conexão para pedestres entre Barcelona e Montcada i Reixac / Batlleiroig - Fotografia de Exterior
© Jordi Surroca

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado em um espaço limítrofe entre municípios, na confluência das serras de Collserola e Marina, em contato com a área natural Rec Comtal e o Besòs. A área do projeto se manteve historicamente em segundo plano para ambos os municípios e se tornou um espaço degradado como resultado do despejo ilegal que ocorreu ao longo dos anos, levando à expropriação do terreno pelos cidadãos. O objetivo é consolidar e melhorar uma passagem de pedestres, atualmente inacessível e insegura, entre os bairros de Vallbona e Can Sant Joan.

Conexão para pedestres entre Barcelona e Montcada i Reixac / Batlleiroig - Fotografia de Exterior
© Jordi Surroca

O traçado e a inclinação do caminho existente foi ligeiramente regularizado para resolver a falta de relação entre os distritos vizinhos, com um firme compromisso de mobilidade e com uma cidade biofílica: saudável, com menos poluição e acessível às pessoas. A nova passagem, de 175 m de comprimento, tem uma rota com declives suaves para pedestres em um ambiente renaturalizado, que atua como um mirante sobre o Besòs.

Conexão para pedestres entre Barcelona e Montcada i Reixac / Batlleiroig - Imagem 11 de 12
Planta

O caminho articula a rede de pedestres urbanos com o sistema de espaços livres metropolitano em uma das conexões mais curtas entre Barcelona e Montcada. Com a definição de uma seção padrão e a escolha de uma paleta reduzida de materiais, um projeto complexo é resolvido de uma maneira simples. Ele leva em conta as características do local e é adaptado em cada ponto para manter a vegetação e as encostas existentes da maneira mais respeitosa possível. A esplanada adjacente à praça Primero de Mayo também foi adaptada com árvores frutíferas, criando um portal urbano onde foi instalado um hotel de insetos.

Conexão para pedestres entre Barcelona e Montcada i Reixac / Batlleiroig - Fotografia de Exterior
© Jordi Surroca

Com o objetivo de gerar um espaço comum entre os dois municípios, a requalificação do lugar foi possível adaptando-se às pré-existências geológicas e morfológicas para aumentar o engajamento dos cidadãos e dos municípios. Três objetivos principais foram estabelecidos para esta nova e recuperada conexão de pedestres.

Conexão para pedestres entre Barcelona e Montcada i Reixac / Batlleiroig - Fotografia de Interiores, Cerca
© Jordi Surroca
Conexão para pedestres entre Barcelona e Montcada i Reixac / Batlleiroig - Imagem 10 de 12
Cortes
Conexão para pedestres entre Barcelona e Montcada i Reixac / Batlleiroig - Fotografia de Exterior
© Jordi Surroca

Conectar as cidades. A consolidação de um pequeno caminho na encosta leste da colina de Vallbona melhora a conectividade da Metrópole, aproximando a natureza dos cidadãos. Apesar da morfologia íngreme do terreno, está sendo construído um caminho acessível que, com o futuro enterramento das linhas ferroviárias, se tornará a única conexão entre Montcada e Barcelona ao longo do rio Besòs.

Conexão para pedestres entre Barcelona e Montcada i Reixac / Batlleiroig - Fotografia de Exterior, Cerca
© Jordi Surroca

Respeitar a natureza. A passarela sobre pilotis, como um pontão, mantém a dinâmica do local, favorecendo a passagem da fauna e mantendo a continuidade da água na linha de escoamento natural. O caminho de 2m de largura evita grandes obras de terraplenagem mantendo a topografia do local e respeitando os pinheiros existentes.

Conexão para pedestres entre Barcelona e Montcada i Reixac / Batlleiroig - Fotografia de Exterior
© Jordi Surroca

Gerenciar as águas pluviais. Em áreas próximas ao tecido urbano onde a topografia é mais favorável, se estabelece um caminho do tipo dique com uma parede de gabião para reter e laminar o escoamento superficial, favorecendo a estabilidade do talude formado por estratos de ardósia altamente desintegrados e despejos ilegais. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Município de Montcada i Reixac, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Conexão para pedestres entre Barcelona e Montcada i Reixac / Batlleiroig" [Conexión peatonal entre Barcelona y Montcada i Reixac / Batlleiroig] 06 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966183/conexao-para-pedestres-entre-barcelona-e-montcada-i-reixac-batlleiroig> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.