C40 e Arup apresentam iniciativas de resiliência urbana em exposição virtual na COP26

Esta semana, a rede C40—que reúne as principais grandes cidades do mundo—em parceira com a empresa de engenharia e sustentabilidade Arup, inaugurou uma exposição virtual apresentando uma série de iniciativas que procuram promover a resiliência urbana frente aos desafios provocados pelas mudanças climáticas, as quais foram desenvolvidas em 11 cidades comprometidas com a causa. Considerando que as cidades são responsáveis por mais de 70% das emissões globais de carbono, a Exposição Global Cities Climate Action tem como objetivo destacar a importância do engajamento das maiores cidades do planeta para alcançarmos as metas climáticas estabelecidas, o que será possível apenas através de uma atuação conjunta, integrada e sustentável.

C40 e Arup apresentam iniciativas de resiliência urbana em exposição virtual na COP26 - Imagem 2 de 5C40 e Arup apresentam iniciativas de resiliência urbana em exposição virtual na COP26 - Imagem 3 de 5C40 e Arup apresentam iniciativas de resiliência urbana em exposição virtual na COP26 - Imagem 4 de 5C40 e Arup apresentam iniciativas de resiliência urbana em exposição virtual na COP26 - Imagem 5 de 5C40 e Arup apresentam iniciativas de resiliência urbana em exposição virtual na COP26 - Mais Imagens

Um aplicativo inteligente que procura facilitar a gestão dos serviços de coleta de materiais recicláveis em Pequim, soluções construtivas sustentáveis aplicadas à habitação social em Nairóbi, um plano para neutralizar todas as emissões de carbono na cidade de Los Angeles, um programa de incentivo ao reuso de estrutura existentes em Londres e um corredor verde em Bogotá, estas são apenas algumas das iniciativas apresentadas na exposição. O principal objetivo deste projeto é mostrar ao mundo e aos delegados da COP26, a importância das iniciativas locais no fortalecimento de uma rede global de cidades que buscam atender as metas climáticas globais.

C40 e Arup apresentam iniciativas de resiliência urbana em exposição virtual na COP26 - Imagem 3 de 5
Cortesia de Arup and C40

Apresentando exemplos e iniciativas realizadas nas cidades de Auckland, Pequim, Bogotá, Istambul, Jacarta, Lima, Londres, Los Angeles, Mumbai, Nairóbi e Washington, D.C., o projeto expográfico com curadoria da C40 e Arup procura destacar o impacto significativo da ação climática organizada de forma integrada pela rede c40 de cidades. Da coleta de água da chuva à geração de energia a partir de resíduos e planos de mobilidade sustentável, estes estudos de caso propõe uma série de alternativas para promover a resiliência das cidades em relação às mudanças climáticas.

As ações nas esferas locais são freqüentemente subestimadas em relação às metas globais no que se refere às mudanças climáticas, mas, como esta exposição nos mostra, as cidades—como as principais responsáveis pelas emissões no planeta—tem uma enorme responsabilidade nisso tudo e o dever de serem as primeiras a darem o exemplo em direção à mudança. Esta exposição procura ressaltar tudo aquilo que está sendo feito neste sentido, com o principal objetivo de inspirar outras cidades e comunidades ao redor do mundo. Os acordos e compromissos internacionais são encorajadores, porém não suficientes, as cidades devem assumir a sua parcela de responsabilidade como o principal motor de uma ação climática rápida e tangível. -- Richard de Cani, líder de planejamento global, Arup

C40 e Arup apresentam iniciativas de resiliência urbana em exposição virtual na COP26 - Imagem 4 de 5
Cortesia de Arup and C40

No espaço da exposição, acessível a todos através da plataforma digital interativa do evento, cada cidade contará com uma “sala” própria onde disponibilizará vídeos e outros materiais informativos sobre as iniciativas e estudos de caso realizados ao longo dos últimos anos. De forma paralela, o projeto expositivo propriamente dito, acessível ao público na cidade de Glasgow, está composto por uma série de painéis produzidos a partir de fungos, nos quais serão projetados os vídeos selecionados para a exposição Global Cities Climate Action. Alguns dos líderes das principais cidades participantes, como o prefeito de Londres Sadiq Khan, a prefeita de Bogotá Claudia López Hernández e o prefeito de Istambul Ekrem İmamoğlu já confirmaram a sua participação no evento de inauguração da exposição na Zona Verde da COP26.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "C40 e Arup apresentam iniciativas de resiliência urbana em exposição virtual na COP26" [C40 and Arup Showcase Climate Action Initiatives from 11 Global Cities Within a Virtual Exhibition at COP26] 11 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971622/c40-e-arup-apresentam-iniciativas-de-resiliencia-urbana-em-exposicao-virtual-na-cop26> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.