5 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular

O mundo está em constante mudança e nossas cidades estão em constante evolução para se adaptar a ele. À medida que nos encontramos imersos em desafios, os especialistas se veem reexaminando as abordagens que a humanidade fez até agora, a fim de estabelecer novas ideias para um amanhã melhor.

"As cidades estão no centro do problema e, portanto, também no centro da solução." O Space 10, um laboratório de pesquisa e design focado nas pessoas e no planeta, acaba de lançar sua última publicação, The Ideal City, em colaboração com a gestalten. Reunindo conhecimentos de todo o mundo, o livro repensa as cidades, investigando como criar espaços que apoiem o bem-estar dos moradores e contribuam para um mundo melhor. Coletando projetos e opiniões de especialistas, ele destaca 5 pilares principais que ajudam a moldar o futuro das cidades.

5 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular - Imagem 2 de 125 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular - Imagem 3 de 125 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular - Imagem 4 de 125 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular - Imagem 5 de 125 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular - Mais Imagens+ 7

De acordo com o livro, uma cidade ideal deve ter recursos, ser acessível, compartilhada, segura e desejável. Com esses princípios em mente, as metrópoles do futuro são vistas como mais verdes, mais saudáveis, mais sustentáveis ​​e inclusivas. Ao atrair mais pessoas para viver, esta visão de um “lar compartilhado” irá potenciar a qualidade de vida do indivíduo e do coletivo, ao mesmo tempo em que proporciona melhores oportunidades para todos. Além disso, os 5 valores orientadores ajudarão a estruturar uma entidade mais resiliente e economicamente produtiva.

Continue lendo para descobrir os 5 principais pilares a serem considerados para alcançar uma cidade ideal, com descrições do livro e exemplos de todo o mundo.

Que tipo de lar queremos criar para a humanidade? Em que tipo de cidade queremos viver?

1- Inventiva 

Uma cidade inventiva consegue ser ecológica e economicamente sustentável. Ela acolhe não apenas os seres humanos, mas também outros seres sencientes do nosso planeta. Prioriza princípios circulares, circuitos de água, nutrição, materiais e energia significativamente fechados. Constrói de forma sustentável e usa o lixo como recurso. Em outras palavras, idealmente uma cidade deve ser autossuficiente e circular.

Climate Tile: uma calçada que coleta água da chuva/ Tredje Natur

5 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular - Imagem 6 de 12
Foto por Tredje Natur . Imagem Cortesia deSpace 10- The Ideal City
5 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular - Imagem 9 de 12
Foto por Tredje Natur . Imagem Cortesia deSpace 10- The Ideal City

Usina de energia e centro de recreação urbana CopenHil / BIG

5 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular - Imagem 11 de 12
Foto por Rasmus Hjortshoj. Imagem Cortesia de Space 10- The Ideal City

Academia Avasara / Case Design

5 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular - Imagem 10 de 12
Case Design — Foto por Ariel Huber. Imagem Cortesia de Space 10- The Ideal City

2- Acessível

Uma cidade acessível é construída para diversidade, inclusão e igualdade - independentemente de idade, habilidade, religião, estabilidade financeira, etnia, orientação sexual, identidade de gênero ou pontos de vista políticos. Ela garante acesso justo e igual a equipamentos urbanos, empregos, saúde, educação, cultura, negócios, lazer, patrimônio, esporte e natureza. Por fim, uma cidade verdadeiramente acessível oferece moradia a preços acessíveis e acesso à propriedade, tomada de decisões inclusivas com governança transparente e promove o envolvimento e o empoderamento da comunidade.

Centro Comunitário Grotão em São Paulo / Urban-Think Tank

5 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular - Imagem 8 de 12
Foto por Urban Think Tank. Imagem Cortesia de Space 10- The Ideal City

3- Compartilhada

Uma cidade compartilhada incentiva um senso de comunidade, colaboração e união. Ela é projetada para interações sociais por meio de instalações compartilhadas, espaços públicos, espaços de co-working e co-living e transporte. Ela também permite reunir recursos intangíveis, como compartilhamento de habilidades, tecnologias de mobilidade ou iniciativas que incentivam conexões sociais significativas.

Casa Três Gerações/ BETA office for architecture and the city

5 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular - Imagem 4 de 12
BETA — Foto por Ossip Van Duivenbode . Imagem Cortesia de Space 10- The Ideal City

4- Segura

A resiliência às mudanças climáticas, eventos climáticos extremos e inundações é fundamental para uma cidade segura. Promove uma sensação de segurança ao fornecer proteção para todos, com ênfase na prevenção de crimes e reabilitação . Além disso, uma cidade segura garante um ambiente saudável para se viver, ao mesmo tempo em que oferece acesso a recursos como comida, água, abrigo e cuidados e promove o bem-estar físico e mental por meio do acesso a serviços de saúde e espaços verdes.

Espaço público Tapis Rouge em um bairro informal no Haiti / EVA Studios

5 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular - Imagem 2 de 12
EVA Studio – Foto por Gianluca Stefani . Imagem Cortesia de Space 10- The Ideal City

5- Desejável

Uma cidade desejável é aquela em que é um prazer desfrutá-la. Ela foi projetada em escala humana, tornando tudo acessível em 15 minutos a pé. É uma cidade que estimula o lado lúdico dos humanos, promovendo a curiosidade, a admiração e a descoberta. Promove uma vida pública vibrante, com acesso à cultura, arte e atividades, bem como espaços públicos atraentes para relaxamento, bem-estar e aprendizagem.

Mercado de rua Dandaji / atelier masōmī

5 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular - Imagem 3 de 12
Atelier Masomi — Foto por Maurice Ascani. Imagem Cortesia de Space 10- The Ideal City

The Urban Village Project/ SPACE10 e Effekt

5 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular - Imagem 12 de 12
SPACE10 e EFFEKT Architects. Imagem Cortesia de Space 10- The Ideal City

Park ‘n’ Play / JAJA Architects

5 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular - Imagem 7 de 12
JAJA Architects — Foto por Rasmus Hjortshoj . IImagem Cortesia de Space 10- The Ideal City

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Arquitetura e Meio Ambiente. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "5 Diretrizes para uma cidade autossuficiente e circular" [The 5 Guiding Principles for an Ideal City] 27 Fev 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957233/5-diretrizes-para-uma-cidade-autossuficiente-e-circular> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.