Espaço público Tapis Rouge em um bairro informal no Haiti / Emergent Vernacular Architecture (EVA Studio)

Espaço público Tapis Rouge em um bairro informal no Haiti / Emergent Vernacular Architecture (EVA Studio) - Mais Imagens+ 9

  • Doador: American Red Cross
  • Engenharia Civil: Sisul Consulting
  • Construção: FICCAS
  • Paisagismo: Ginkgo Landscape
  • Grafitti: Le Centre d’art, Bault
  • Arquitetos Responsáveis: Andrea Panizzo, Simone Pagani, Jeannie S. Lee, Gianluca Stefani, Anna Calogero, Etienne Pernot du Breuil, Edoardo Paoletti, Samuel Eliodor, Berrousse Exius, Faudia Pierre, Radim Tkadlec, Clément Davy
  • País: Haiti
Mais informaçõesMenos informações
© Etienne Pernot du Breuil

Descrição enviada pela equipe de projeto. Tapis Rouge é um dos vários espaços públicos em Carrefour-Feuilles, no Haiti, construído sob o programa LAMIKA, cujo acrônimo significa "Uma vida melhor no meu bairro" na língua créole (crioulo haitiano). O programa, financiado pela Cruz Vermelha Americana e implementado pela Global Communities, visa construir espaços multifuncionais que facilitam e promovem a coesão social através de uma abordagem inclusiva.

© Gianluca Stefani

Carrefour-Feuilles é um dos muitos bairros informais que sofreram grandes danos no terremoto de 2010. As casas nas encostas dos barrancos não possuem serviços básicos como eletricidade, água corrente e saneamento. Há pouca infra-estrutura formal e as casas, muito perto uma das outras, só são acessíveis por uma rede de corredores estreitos que serpenteiam o declive. É entre os cantos apertados e entre as paredes das casas vizinhas que a vida social geralmente ocorre.

© Etienne Pernot du Breuil

Após o terremoto, o local do Tapis Rouge foi utilizado como um acampamento para desabrigados. Ele se localiza no topo de uma encosta com vista para os declives de ambos os lados e marca a entrada para as vielas e casas abaixo.

Diagrama

O projeto em si é inerentemente orientado para a comunidade e compreende o espaço público como um terreno antropológico a partir do qual a identidade e as relações sociais crescem. Através de uma abordagem participativa e colocando o envolvimento da comunidade no centro do processo de projeto, este espaço público visa dar poder transformador a uma comunidade e proporcionar aos moradores um sentimento de pertencimento, identidade e orgulho. O objetivo era criar um ambiente mais seguro e mais limpo, o que ajudaria a reduzir o crime, a violência e o comportamento antissocial na área.

© Gianluca Stefani

O programa e o projeto arquitetônico foram estabelecidos diretamente com a comunidade. Um anfiteatro ao ar livre, planejado para encontros, marca o centro do espaço. De forma pontual, em torno das bordas dos degraus/assentos, há diversos Flamboyants que, quando completamente crescidos, protegerãp os usuários do sol. Os anéis concêntricos definem áreas dentro da praça. Uma delas é ocupada por equipamentos de exercício ao ar livre e bancos. Em outra, perto do muro, os pavers azuis feitos localmente dão lugar a terraços com vegetação, cada um com diferentes plantas. Acima, na extremidade superior, uma fileira de palmeiras esconde tanques de armazenamento para a estação adjacente de distribuição de água. O poço que alimenta os tanques e a estação traz água de 100m abaixo do solo. A receita gerada pelas vendas de água será reinvestida na manutenção do espaço público.

Corte

O muro que circunda o perímetro do local foi transformado pela comunidade e artistas locais com murais coloridos. Os desenhos surgiram a partir de uma das oficinas de engajamento comunitário, em que os artistas discutiram o valor da arte com pessoas do bairro. As crianças da área, seus pais e artistas do Le Centre d'art e o artista francês Bault trabalharam juntos na obra final, que reflete a rica tradição de pintura do Haiti.

© Gianluca Stefani

Descrição do Produto

1. ARCOD – Pavers de concreto pré-moldado

Os pavers de concreto pré-moldado que criaram o padrão vibrante na praça foram fabricadas localmente no Haiti. Seu uso no projeto foi discutido diretamente com a comunidade de Carrefour-Feuilles. As cores vibrantes foram testadas com a ARCOD e visam fornecer à comunidade uma paleta de cores diferente, já que esse tipo de pavimentação muitas vezes é deixado com a cor original do cimento devido à falta de recursos para acabamentos.

© Gianluca Stefani

2. Green Energy Solutions – Iluminação Solar

Carrefour-Feuilles caracteriza-se pela pobreza extrema, circulação ruim de veículos e pedestres e acesso limitado à eletricidade. A instalação de luzes solares visa proporcionar à comunidade um ambiente mais seguro e mais limpo.

© Etienne Pernot du Breuil

3. Green Gym – Equipamentos de ginástica ao ar livre

Como parte de um programa multifuncional, os equipamentos de exercícios de baixo impacto, especificamente solicitados pela comunidade, é projetado de forma intuitiva para exercícios com peso. A Green Gym também irá fornecer treinamento para os usuários do espaço público.

© Gianluca Stefani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Espaço público Tapis Rouge em um bairro informal no Haiti / Emergent Vernacular Architecture (EVA Studio)" [Tapis Rouge public space in an informal neighborhood in Haiti / Emergent Vernacular Architecture (EVA Studio)] 08 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804436/espaco-publico-tapis-rouge-em-um-bairro-informal-no-haiti-emergent-vernacular-architecture-eva-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.