Stefano Boeri projeta de instalação de madeira para o Val di Sella, no norte da Itália

Stefano Boeri divulgou imagens de seu mais recente projeto, uma instalação circular de madeira intitulada TREE-ROOM. Concebida para aproximar “o homem da natureza, oferecendo um lugar para meditação e contemplação", a instalação faz parte do festival Arte Sella e será construída no jardim da Villa Strobele em Val di Sella, no norte da Itália.

Stefano Boeri projeta de instalação de madeira para o Val di Sella, no norte da Itália - Imagem 2 de 13Stefano Boeri projeta de instalação de madeira para o Val di Sella, no norte da Itália - Imagem 3 de 13Stefano Boeri projeta de instalação de madeira para o Val di Sella, no norte da Itália - Imagem 4 de 13Stefano Boeri projeta de instalação de madeira para o Val di Sella, no norte da Itália - Imagem 5 de 13Stefano Boeri projeta de instalação de madeira para o Val di Sella, no norte da Itália - Mais Imagens+ 8

Integrando-se à seu contexto específico, adaptando-se à natureza e a vegetação existente, o TREE-ROOM se apresenta em forma de uma estrutura circular de 12 metros de diâmetro, incorporando três árvores em seu centro e remetendo a grande floresta do Val di Selva que foi varrida pela tempestade de Vaia, no dia 29 de outubro de 2018. De fato, a instalação criada por Stafano Boeri “parece flutuar sobre a paisagem evocando uma imagem típica cíclica da Natureza, [...] ressaltando uma nova aliança entre a natureza e os seres humanos”. O TREE-ROOM foi concebido em vários níveis desde onde é possível admirar toda a beleza da natureza. Como um espaço aberto ao publico, a instalação de Boeri opera como um teatro ao ar livre, a instalação visualmente permeável composta por um jogo de luzes e sombras.

Stefano Boeri projeta de instalação de madeira para o Val di Sella, no norte da Itália - Imagem 10 de 13
© Giacomo Bianchi

Um espaço habitado por três árvores [...] Um lugar onde você pode entrar – e sentir a presença de algo maior, algo que nos conecta com as árvores que estão ali: sentimos a presença de suas vidas e de seu tempo, sua inteligência e percepções, seu movimento e estabilidade. Ou, por outro lado, quando nos sentamos de frente para elas, podemos perceber tudo aquilo que temos em comum com a própria natureza: nossas afinidades biológicas e orgânicas, a individualidade de cada um de nós, de cada espécime. A instalação é apenas um convite, uma oportunidade para confrontarmos também, a nossa própria natureza. -- Stefano Boeri.

Stefano Boeri projeta de instalação de madeira para o Val di Sella, no norte da Itália - Imagem 12 de 13
© Giacomo Bianchi

Utilizando principalmente madeira certificada FSC e PFSC, a instalação estará apoiada sobre uma plataforma de fundação em chapas de aço corten, que parece brotar do solo fornecendo apoio à estrutura de madeira de larício rosado natural. Os elementos verticais, por outro lado, receberão um tratamento a base de óxido de ferro e vinagre de maçã, um processo natural de selagem de madeira que resulta no escurecimento das superfícies de tons claros do larício, criando “uma maior sensação de profundidade e conferindo à estrutura um forte dinamismo”.

Stefano Boeri projeta de instalação de madeira para o Val di Sella, no norte da Itália - Imagem 13 de 13
© Giacomo Bianchi

Trabalhado em colaboração com alguns dos mais importantes nomes da arquitetura contemporânea e contando ainda com a orientação do Professor Marco Imperadori da Politécnica di Milano, desde 2017 a Arte Sella já contou com a participação de ilustres personagens como Michele De Lucchi, Kengo Kuma, Eduardo Souto De Moura e Ian Ritchi. TREE-ROOM será a mais nova adição permanente ao Val di Sella, projetado por nada mais nada menos que um dos nomes mais importantes da arquitetura contemporânea italiana, Stefano Boeri.

Stefano Boeri projeta de instalação de madeira para o Val di Sella, no norte da Itália - Imagem 11 de 13
© Giacomo Bianchi

  • Projeto: Stefano Boeri Interiors
  • Sócio Responsável: Stefano Boeri e Giorgio Donà
  • Gestor de Projeto: Jacopo Abbate
  • Equipe: Esteban Marquez, Giovanni Nardi e Pierpaolo Pepi

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Stefano Boeri projeta de instalação de madeira para o Val di Sella, no norte da Itália" [Stefano Boeri Reveals Circular Wooden Installation, Bringing Nature and Humans Together] 27 Out 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950151/stefano-boeri-projeta-de-instalacao-de-madeira-para-o-val-di-sella-no-norte-da-italia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.