Carlo Ratti Associati divulga projeto de parque tecnológico em Brasília

Carlo Ratti Associati divulga projeto de parque tecnológico em Brasília

Trabalhando em parceria com a Ernst&Young em um projeto que vem sendo desenvolvido desde 2018, o escritório Carlo Ratti Associati (CRA) divulgou detalhes de sua mais recente empreitada, um arrojado projeto de expansão urbana para a cidade de Brasília que reinterpreta as superquadras e o plano diretor modernista concebido por Lúcio Costa em um “novo distrito de inovação e tecnologia imerso em natureza”.

Carlo Ratti Associati divulga projeto de parque tecnológico em Brasília - Imagem 2 de 6Carlo Ratti Associati divulga projeto de parque tecnológico em Brasília - Imagem 3 de 6Carlo Ratti Associati divulga projeto de parque tecnológico em Brasília - Imagem 4 de 6Carlo Ratti Associati divulga projeto de parque tecnológico em Brasília - Imagem 5 de 6Carlo Ratti Associati divulga projeto de parque tecnológico em Brasília - Mais Imagens+ 1

Priorizando o espaço público definido pelas superquadras delineadas por Lúcio Costa, o CRA planteia a recuperação de solos contaminados e a introdução de espaços de trabalho e encontro ao ar livre numa área próxima ao centro da capital. O BIOTIC, como está sendo chamado o novo plano diretor concebido pela CRA para a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), será um distrito de tecnologia e inovação de mais de um milhão de metros quadrados concebido para abrigar residências, escritórios, praças e parques urbanos.

Localizado no ponto de intersecção entre o Plano Piloto de Lúcio Costa e o Parque Nacional de Brasília, o arquitetos do CRA foram buscar inspiração no histórico desenho urbano da capital — declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO — para criar uma nova área de expansão urbana para a cidade de Brasília. Explorando a ideia de “natureza domesticada”, a proposta de Carlo Ratti pretende gerar “um novo ambiente urbano híbrido, social e ambientalmente sustentável, além de mais apropriado à escala humana.”

Carlo Ratti Associati divulga projeto de parque tecnológico em Brasília - Imagem 6 de 6
Cortesia de Carlo Ratti Associati

Quando vim a Brasília pela primeira vez, um amigo de longa data que morava aqui na capital me contou uma piada: ‘Sabe qual é o problema de Brasília? A quadra dos cafés fica longe da quadra do açúcar.' Em suma, a divisão funcional da cidade é uma de suas maiores questões desde sempre — algo que pretendemos abordar através do nosso plano. – Carlo Ratti, sócio-fundador do CRA e diretor do Senseable City Lab do MIT.

Carlo Ratti Associati divulga projeto de parque tecnológico em Brasília - Imagem 2 de 6
Cortesia de Carlo Ratti Associati

Inspiradas no plano Cerdà de Barcelona, ​​as novas Superquadras de Brasília “serão organizadas em quarteirões menores acessíveis à pé". Na verdade, a incorporação de atividades de uso misto do nível da rua permitirá proteger ainda mais os bairros internos do tráfego intenso de veículos e da poluição decorrente, fortalecendo o caráter local de cada superquadra, além de gerar ruas e espaços cívicos mais vibrantes e conectados. Além disso, “a sua escala humana será determinada por um corredor verde caminhável que conecta o BIOTIC ao Parque Nacional.” O novo plano diretor proposto pelo CRA permitirá que apenas veículos autônomos e compartilhados circulem nas ruas e vias internas – uma estratégia que tem como objetivo reduzir a pegada de carbono e melhorar a ambiência do espaço público. 

Aproveitando-se do clima de Brasília, o projeto propõe escritórios ao ar livre, ou Outdoor Offices – espaços que “utilizam tecnologias digitais e gerenciamento de luz solar, vento e temperatura para oferecer aos seus usuários a oportunidade de trabalhar em contato com as áreas verdes das praças e parques." 

Carlo Ratti Associati divulga projeto de parque tecnológico em Brasília - Imagem 3 de 6
Cortesia de Carlo Ratti Associati

Os edifícios de escritórios, apoiados sobre seus pilotis, foram projetados para que o sol e o vento entrem por todos os lados. Graças a um sistema de fachadas em painéis móveis de madeira, os espaços internos podem ser abertos completamente, permitindo o proveito máximo das ótimas condições climáticas de Brasília o ano todo. — James Schrader, gerente de projetos da CRA.

Carlo Ratti Associati divulga projeto de parque tecnológico em Brasília - Imagem 4 de 6
Cortesia de Carlo Ratti Associati

BIOTIC

  • Plano diretor por CRA-Carlo Ratti Associati, desenvolvida em colaboração com Ernst&Young
  • Cliente: Terracap
  • Ano do projeto: 2017-2020
  • Equipe CRA: Carlo Ratti, James Schrader (Gerende de projeto), Rui Guan, Federico Riches, Chenyu Xu, Stephanie Lee, Pietro Franceschini, Ben Johnson
  • CRA Graphic Team: Gary di Silvio, Pasquale Milieri e Gianluca Zimbardi
  • Consultor de mobilidade: MIC - Mobility in Chain
  • Estratégias de sustentabilidade: LAND
  • Consultor de engenharia: Ai Engineering

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Carlo Ratti Associati divulga projeto de parque tecnológico em Brasília" [CRA Reveals BIOTIC, a 1-Million Square Meter Extension of Brasilia's Historical Master Plan] 15 Ago 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945633/carlo-ratti-associati-divulga-projeto-de-parque-tecnologico-em-brasilia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.