Arquitetura em madeira no Chile: honestidade material e integração à paisagem

© Nicolás Saieh

A madeira é um dos materiais mais amplamente utilizados na construção civil no Chile, principalmente devido à sua superabundancia em território chileno. Além disso, a madeira pode ser um material extremamente sustentável quando produzido e processado sob certas condições – resultando em um baixíssima pegada de carbono. Como sistema construtivo, a arquitetura em madeira é caracterizada por sua calidez, resistência e durabilidade.

A seguir, apresentaremos uma seleção de projetos de arquitetura em madeira no Chile, mais especificamente projetos de residências unifamiliares. Organizados em ordem cronológica, estes projetos expõe a evolução da aplicação da madera na arquitetura chilena ao longo dos últimos anos, tanto na forma de estrutura quanto como resultado estético. A arquitetura em madeira no Chile tem provado ser capaz de construir um diálogo franco e direto em relação à vasta paisagem e complexa geografia do país.

Casa Ponte / Aranguiz-Bunster Arquitectos

Localização: Puerto Varas
Ano: 2010

© Nicolás Saieh
© Nicolás Saieh

“Dentre os requerimentos iniciais importantes estava o fato de utilizar madeiras nativas sustentáveis. A estrutura geral, vigas, e pilares aparentes, assim como pisos, forros, interiores, portas e marcos são de madeira de Laurel de demolição (resgatada do desmanche de casarões antigos).”

Residência Tunquén / Nicolas Loi

Localização: Algarrobo
Ano: 2013

© Marcos Mendizabal
© Marcos Mendizabal

“A lógica construtiva da madeira, através de pilares próximos entre si, com vigas curtas e revestimentos entre os pilares, permite o funcionamento adequado do material, evitando deformações. O sistema de pilares permite criação de várias vistas para o mar e para o nascer do sol desde a parte posterior.”

Residência Holmes - Fuentealba / Francis Pfenniger

Localização: Castro
Ano: 2014

© Carlos Hevia
© Carlos Hevia

“A construção se propõe reutilizar ao máximo os detritos provenientes da indústria do salmão (onde o cliente trabalha) e da reciclagem doméstica. A partir deste estudo, decide-se trabalhar principalmente com os paletes, o aço e o poliestireno. Assim, para conformar os planos da residência, é concebida uma subestrutura feita com base nos perfis tubulares de aço galvanizado de 150mm de diâmetro e 5mm de espessura, conectados por vigas também de perfis de aço galvanizado em secções de 150 x 50 x 4mm. Esta plataforma se adapta à peças especiais para receber e suportar a estrutura de madeira que constitui a residência. A estrutura está dimensionada segundo a madeira possível de recuperar, mas que pode se adaptar a qualquer condição: é basicamente uma estrutura de pilar e viga.”

Casa CML / Ricardo Torrejón + Arturo Chadwick

Localização: Limache
Ano: 2015

© Felipe Fontecilla
© Felipe Fontecilla

“A estrutura principal e o telhado são de madeira de pinho com alguns reforços de aço, feitos de tubos padrão que ajudam a prevenir deformações na madeira. Optamos por modular a casa com um vão estrutural de quatro metros, o que finalmente no permitia revestir toda a casa com tábuas tamanho padrão de mercado, resultando em um desperdício mínimo de materiais.”

Residência Camilo / Ignacio Correa

Localização: Parral
Ano: 2016

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

“De acordo com as condições estipuladas, propõe-se um sistema construtivo mono-material, sintético e de variações limitadas. Partindo da referência dos galpões de madeira da região, desenha-se uma estrutura composta por 4 elementos que organizam e são alternados segundo a relação que cada recinto deve estabelecer com o lugar. Esse gesto simplifica a armação e a montagem da estrutura segundo as etapas que são definidas a partir de uma série de diagramas. Durante a obra, todas essas etapas foram acompanhadas por uma série de desenhos que permitiram simplificar ainda mais o processo construtivo junto aos mestres de obra.”

Casa Wulf / Pe+Br+Re arquitectos

Localização: Puerto Varas
Ano: 2016

© Nicolás Saieh
© Nicolás Saieh

“Considerando que o sul do Chile é caracterizado pela presença de vastas florestas, a madeira é o material mais utilizado na construção civil por estas bandas, assumindo as mais variadas formas, seja como revestimento, estrutura ou mobiliário. Atualmente, com a redescoberta dos mestres artesãos e a valorização da mão-de-obra local, este nobre material deixou de ser um simples material de construção, passando a ser utilizado como um elemento fundamental no processo de projeto.”

Residência El Tume / abarca+palma

Localização: Villarrica
Ano: 2017

© Andrés Maturana
© Andrés Maturana

“O revestimento de madeira de pinho Oregon não tratada ou protegida por qualquer produto procura tornar a casa capaz de interpretar a passagem do tempo e o clima da região, uma vez que este revestimento deve se transformar em uma cor cinza que caracteriza a madeira antiga sem proteção.”

Residência Rode / Pezo von Ellrichshausen

Localização: Chiloé
Ano: 2017

Cortesía de Pezo von Ellrichschausen
Cortesía de Pezo von Ellrichschausen

“Toda a construção está feita com madeira nativa. A estrutura está definida por uma implantação radial de quarenta e cinco molduras rígidas. Os muros e forros estão revestidos com madeira. A cobertura cônica é revestida por um manto composto de finas telhas de lariço. Sabendo que essa ilha não somente é reconhecida por seus exuberantes mitos e lendas mas também por sua refinada carpintaria tradicional para a fabricação de botes e igrejas e, aceitando que algo desse conhecimento local será informado por nossa proposta, preferimos remeter a delicada engenhosidade das antigas fechaduras de madeira.”

Residência en Morrillos / Cristián Izquierdo

Localização: Playa Blanca
Ano: 2017

© Tomás Rodríguez
© Tomás Rodríguez

“A construção é concebida integralmente em madeira de pinos sem nós. As uniões são resolvidas através de encaixes com juntas coladas, dispensando conexões metálicas expostas ao óxido marinho. A cobertura é resolvida em quatro estruturas retangulares independentes apoiadas nos muros e um pórtico perimetral sem confluir em vigas mestres diagonais.”

Residência Cais / SAA arquitectura + territorio

Localização: Pichicuy
Ano: 2018

© Nicolás Saieh
© Nicolás Saieh

“A estrutura de madeira é proposta como uma parte importante da expressão da casa, que é erguida por meio de uma base composta por cinco eixos na forma de grandes vigas com seção de 6x6 polegadas. Esta estrutura é aparente e surge nas seções dos pilares e na parte interna da casa.”

Residência Tacna / PAR Arquitectos

Localização: Maitencillo
Ano: 2018

© Diego Elgueta
© Diego Elgueta

“Desta forma, a estrutura é considerada um sistema de andaimes, definida em madeira laminada de seção 10x40cm, destacada do corpo volumétrico, composta pelo cruzamento de quatro vigas de 10,5m de comprimento e quatro pilares duplos com 6,0m de altura. Eles são colocados pontualmente em um muro de contenção perimetral em pedra que protege e estabelece o nível mais baixo da casa.”

Residência Fragmentada / Ian Hsü + Gabriel Rudolphy

Localização: Lago Rupanco
Ano: 2018

Cortesía de Ian Hsu
Cortesía de Ian Hsu

“A estrutura é feita em madeira com elementos de 2x4 e vigas de 2x8. Além disso, foram utilizadas vigas de aço pontuais para solucionar os vãos maiores.”

Sobre este autor
Cita: Ott, Clara. "Arquitetura em madeira no Chile: honestidade material e integração à paisagem" [Casas de madera en Chile: Honestidad material e integración al paisaje] 08 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934869/arquitetura-em-madeira-no-chile-honestidade-material-e-integracao-a-paisagem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.