O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Chile
  5. Nicolas Loi
  6. 2013
  7. Residência Tunquén / Nicolas Loi

Residência Tunquén / Nicolas Loi

  • 20:00 - 25 Agosto, 2014
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Tunquén / Nicolas Loi
Residência Tunquén / Nicolas Loi, © Marcos Mendizabal
© Marcos Mendizabal

© Marcos Mendizabal © Marcos Mendizabal © Marcos Mendizabal © Marcos Mendizabal + 33

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada na praia de Tunquén, costa central do Chile,em um terreno praticamente plano, próximo ao mar. No térreo, as vistas para o mar são limitadas, por isso, o primeiro gesto projetual dos arquitetos foi acomodar as principais áreas da residência  no primeiro pavimento, através do qual a praia pode ser admirada.

© Marcos Mendizabal
© Marcos Mendizabal

A sala de estar, cozinha, sala de jantar e o dormitório principal foram situados no segundo pavimento, assim como o terraço descoberto. Esse terraço separa a área pública da privada e está cercado por três dos seus lados, que o protege do forte vento da região. Esse espaço também permite que o sol, vindo da parte posterior da residência, ilumine as principais áreas da residência. Uma escada externa conecta o terraço ao jardim. No primeiro pavimento estão situados o dormitório das crianças e o dormitório de hóspedes. As áreas de estacionamento, por sua vez, estão localizadas no térreo.

© Marcos Mendizabal
© Marcos Mendizabal

A concepção do projeto visa atingir não mais do que uma distribuição lógica dos espaços e uma relação lógica com o contexto. O desenho é o resultado final da técnica de construção com madeira; como uma caixa de madeira ou palete é construído, os espaços da casa são criados através do empilhamento ou junção em cruz entre seus elementos. O resultado é que os elementos estruturais de madeira são os que geram o projeto arquitetônico e a arquitetura como "desenho" tende a "desaparecer" e tornar-se "construção". Desse modo, pretende-se fazer com que a arquitetura "elimine" mais do que "agregue", tornando-se um elemento de redução e não adição, para que a técnica de construtiva se torne o protagonista no resultado formal.

Planta baixa - primeiro pavimento
Planta baixa - primeiro pavimento

A lógica construtiva da madeira, através de pilares próximos entre si, com vigas curtas e revestimentos entre os pilares, permite o funcionamento adequado do material, evitando deformações. O sistema de pilares permite criação de várias vistas para o mar e para o nascer do sol desde a parte posterior. Além da estrutura principal, são adicionados dois elementos secundários: nas áreas molhadas, como cozinha e banheiro, as paredes são revestidas por pequenas divisórias, que sofrem pouca deformação no decorrer do tempo, pois estão compostas por elementos menor de comprimento. Nas áreas públicas, foram projetadas persianas de madeira entre os pilares, para evitar o excesso de luz solar que entra pela parte posterior da residência, conferindo também privacidade ao espaço.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Nicolas Loi
Escritório
Cita: "Residência Tunquén / Nicolas Loi" [Tunquén House / Nicolas Loi] 25 Ago 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625991/residencia-tunquen-nicolas-loi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.