Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann

Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann - Imagem 2 de 19Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann - Imagem 3 de 19Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann - Imagem 4 de 19Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann - Imagem 5 de 19Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann - Mais Imagens+ 14

Playa Blanca, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  208
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tomás Rodríguez
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco
  • Arquiteto Responsável: Cristián Izquierdo
  • Engenheiro Estrutural: Osvaldo Peñaloza
  • Construtora: Danilo Saldibar
  • Outros Participantes: Alexandre Akbaraly, Miguel Villegas
  • Cidade: Playa Blanca
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann - Imagem 8 de 19
© Tomás Rodríguez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto está localizado a poucos passos de uma longa praia aberta, sobre uma duna deserta em frente a um mangue. É uma residência para abrigar temporariamente até três casais e que pode ser alugada ou permutada o restante do ano. Sua ocupação descontinua no tempo e isolada no lugar nos levou a pensá-la como uma sobreposição de dois modelos: o hotel e a cabana. O hotel sugere peças auto-suficientes servidas desde o exterior por um segundo acesso, enquanto a cabana supõe um espaço centralizado que congrega a comunidade. Um conjunto de quatro peças confluem em uma cozinha central comum, conformando uma estrutura maior compactada, delimitada por vedações móveis que abrem diferentes possibilidades de uso segundo sua posição. 

Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann - Imagem 12 de 19
© Tomás Rodríguez
Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann - Imagem 13 de 19
Planta
Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann - Imagem 11 de 19
© Tomás Rodríguez

Cada peça se conecta a um pátio do mesmo tamanho. Ambos são cobertos por uma viga comum e separados da unidade adjacente por uma parede. Essas quatro estruturas retangulares são geminadas e rotacionadas 90° em relação a sua vizinha, conformando uma planta interior em cruz sobre uma base quadrada com quatro pátios em suas esquinas. A extremidade da cruz que está voltada ao horizonte abriga um estar conectado com a cozinha central e a sala de jantar em um recinto contínuo. Na ponta oposta está localizada uma peça para hóspedes convidados, voltada para o mangue. Em ambas fachadas, duas unidades de dormitórios-banheiro-pátio voltam-se para as penínsulas dos extremos da praia. 

Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann - Imagem 18 de 19
Axonométrica

A construção é concebida integralmente em madeira de pinos sem nós. As uniões são resolvidas através de encaixes com juntas coladas, dispensando conexões metálicas expostas ao óxido marinho. A cobertura é resolvida em quatro estruturas retangulares independentes apoiadas nos muros e um pórtico perimetral sem confluir em vigas mestres diagonais. Sua disposição rotacionada sobre a base cria uma claraboia quadrada na cozinha central. A sequência de pilares exteriores se encontra defasada meio módulo em relação a esta claraboia. Assim, o vão entre pilares, que marca o centro da vista ao exterior, é percebido em diagonal desde o centro da cozinha, acentuando a percepção do exterior como uma panorâmica em movimento. 

Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann - Imagem 3 de 19
© Tomás Rodríguez
Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann - Imagem 15 de 19
Cortes
Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann - Imagem 2 de 19
© Tomás Rodríguez

Após esses pilares, distanciadas por um corredor, 72 portas de madeira delimitam o projeto. Abertas para fora, cada peça-pátio é um âmbito privado conectado ao exterior por uma fileira de portais que emolduram o horizonte. Entretanto, fechadas, são um âmbito íntimo protegido do vento e da visão, mas aberto aos vizinhos por meio de um pórtico perimetral. Para a maior vista, maior independência. Fechar certas portas pode abrir usos comuns. 

Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann - Imagem 7 de 19
© Tomás Rodríguez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann" [House in Morrillos / Cristián Izquierdo Lehmann] 09 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879772/residencia-em-morrillos-cristian-izquierdo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.