Casa Wulf / Pe+Br+Re arquitectos

Casa Wulf / Pe+Br+Re arquitectos - Mais Imagens+ 27

Frutillar, Chile
  • Arquitetos: Pe+Br+Re arquitectos; Pe+Br+Re arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  388
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nico Saieh
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CHC, Control4, Duomo, Jakob, Kohler, Mathiesen
  • Colaboradoras: Francisca Gutiérrez, María Paz Palacios
  • Projeto Climático: 2000 limitada
  • Desenho De Interiores: Alejandra Wulf
  • Construção: Constructora Velarco
  • Cidade: Frutillar
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Nico Saieh

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Wulf consiste na encomenda de uma residência unifamiliar de 380 m2, localizada em Quilanto, Frutillar.

© Nico Saieh

O terreno e sua relação com o entorno criam uma possibilidade de conciliar aspectos de vista e paisagem com uma implantação que favorece elementos como a eficiência energética quanto à exploração solar, a relação com os fortes ventos e as chuvas de inverno.

Corte

A considerável inclinação do terreno define uma varanda natural para o lago Llanquihue, condição utilizada para criar três níveis que permitem aproveitar o terreno nessa condição íngrime. Esses níveis, além de permitirem distribuir e organizar as demandas programáticas segundo uso e característica, definem uma distribuição onde se determina um plano central com o acesso e os programas de uso comum da residência, a partir do qual se acessa um segundo pavimento que contém os dormitórios e coberturas-terraço, e onde é possível descer a um nível subsolo com programas de uso específico como escritório e oficina.

© Nico Saieh

A definição de níveis e sub-níveis também extrapola as coberturas, que se determinam como superfícies habitáveis gerando um quarto pavimento mirante, onde se acentua a condição de ponto de observação ao lago e aos vulcões.

© Nico Saieh

Estes três pavimentos em planta se distribuem ao longo de uma estrutura de circulação, definindo uma planta que, em sua longitude, se orienta para o norte, cortando o vento predominante dessa orientação, definindo, assim, duas fachadas principais expostas para oeste e leste. Esta exposição determina a distribuição de programas segundo as demandas de luz e de uso diurno, ficando a parte leste com a principal vista os locais de estar e os dormitórios, enquanto que as áreas de trabalho e os programas complementares ficam a oeste.

© Nico Saieh
Planta - Primeiro Pavimento
© Nico Saieh

Os sistemas construtivos são mistos e foram determinados seguindo sua função e localização em relação ao terreno, onde se parte desde um subsolo de concreto armado semi enterrado, que cria a base para o resto da casa e se desenvolve sobre um esqueleto de estrutura metálica, que suporta e se complementa com estruturas de madeira. Os sistemas de isolamento são de envolvente térmico de celulose, relevantes para a complementação nos aspectos de eficiência energética desenhados para esse projeto e que se somam a sistemas de controle e automação que coordenam todas as funções da casa.

© Nico Saieh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Wulf / Pe+Br+Re arquitectos" [Casa Wulf / Pe+Br+Re arquitectos] 19 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884546/casa-wulf-pe-plus-br-plus-re-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.