O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Chile
  5. Ignacio Correa
  6. 2016
  7. Residência Camilo / Ignacio Correa

Residência Camilo / Ignacio Correa

  • 13:00 - 13 Abril, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Residência Camilo / Ignacio Correa
Residência Camilo / Ignacio Correa, © Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

© Aryeh Kornfeld © Aryeh Kornfeld © Aryeh Kornfeld © Aryeh Kornfeld + 20

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto localizado no interior de Parral, a 350 km ao sul da cidade de Santiago, é requerido por uma família de agricultores que trabalha e vive nessas terras agrícolas. O encargo consistia em uma moradia que reconhecesse e incorporasse no seu desenho, a paisagem e a cultura dessa região ao sul do Chile. Para o desenvolvimento do projeto, parte-se de 3 perguntas que definem a arquitetura do projeto e sua relação com o contexto. 

Situação
Situação
© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Quem constrói?

A condição imposta é que essa moradia, no interior de Parral, possua uma relação com o lugar e com a cultura. Além do que o projeto propõe, utilizou-se mão-de-obra local, por isso a importância de conhecer suas habilidades e definir, ao mesmo tempo, uma arquitetura que permita transferir esse mesmo conhecimento e habilidade para a obra. O difícil acesso a certos materiais condiciona e fomenta o projeto, desse modo os ofícios mais tradicionais são mantidos ativos, nesse caso, a carpintaria é uma das práticas na qual se tem mais experiência. Ela está relacionada a grande disponibilidade de madeira que é explorada e elaborada nessa mesma área próxima a cordilheira. Dessa forma, surgem as condições que oportunizam a construção da obra, entendida como própria da sua paisagem e cultura. 

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Como se constrói?

De acordo com as condições estipuladas, propõe-se um sistema construtivo mono-material, sintético e de variações limitadas. Partindo da referência dos galpões de madeira da região, desenha-se uma estrutura composta por 4 elementos que organizam e são alternados segundo a relação que cada recinto deve estabelecer com o lugar. Esse gesto simplifica a armação e a montagem da estrutura segundo as etapas que são definidas a partir de uma série de diagramas. Durante a obra, todas essas etapas foram acompanhadas por uma série de desenhos que permitiram simplificar ainda mais o processo construtivo junto aos mestres de obra.

© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

O que se constrói?

A mesma referência dos galpões é entendida como uma estratégia para inserir o projeto dentro da escala da paisagem. A residência é construída como um corpo perfurado estendido, maximizando dessa maneira seu comprimento. Além disso, esses galpões dobram-se em direção à paisagem de maneira a medir, por uma parte, o comprimento dos espaços interiores, e por outra, a extensão da paisagem mais próxima ao projeto. Finalmente, essa ordem espacial define amplos recintos que são revestidos de madeira, em tábuas contínuas que percorrem todos os muros, unificando e consolidando o espaço interior desde onde se reconhece o campo. 

Axonométricas e Cortes
Axonométricas e Cortes
© Aryeh Kornfeld
© Aryeh Kornfeld

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Ignacio Correa
Escritório
Cita: "Residência Camilo / Ignacio Correa" [Camilo House / Ignacio Correa] 13 Abr 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892408/residencia-camilo-ignacio-correa> ISSN 0719-8906