Residência Camilo / Ignacio Correa

Residência Camilo / Ignacio Correa - Mais Imagens+ 15

Parral, Chile
  • Arquitetos: Ignacio Correa; Ignacio Correa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  340
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Aryeh Kornfeld
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rothoblaas, Nuprotec
  • Calculista: Alberto Ramirez
  • Construtora: Enzo Hidalgo
  • Cidade: Parral
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Aryeh Kornfeld

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse projeto localizado no interior de Parral, a 350 km ao sul da cidade de Santiago, é requerido por uma família de agricultores que trabalha e vive nessas terras agrícolas. O encargo consistia em uma moradia que reconhecesse e incorporasse no seu desenho, a paisagem e a cultura dessa região ao sul do Chile. Para o desenvolvimento do projeto, parte-se de 3 perguntas que definem a arquitetura do projeto e sua relação com o contexto.

Situação
© Aryeh Kornfeld

Quem constrói?

A condição imposta é que essa moradia, no interior de Parral, possua uma relação com o lugar e com a cultura. Além do que o projeto propõe, utilizou-se mão-de-obra local, por isso a importância de conhecer suas habilidades e definir, ao mesmo tempo, uma arquitetura que permita transferir esse mesmo conhecimento e habilidade para a obra. O difícil acesso a certos materiais condiciona e fomenta o projeto, desse modo os ofícios mais tradicionais são mantidos ativos, nesse caso, a carpintaria é uma das práticas na qual se tem mais experiência. Ela está relacionada a grande disponibilidade de madeira que é explorada e elaborada nessa mesma área próxima a cordilheira. Dessa forma, surgem as condições que oportunizam a construção da obra, entendida como própria da sua paisagem e cultura.

© Aryeh Kornfeld

Como se constrói?

De acordo com as condições estipuladas, propõe-se um sistema construtivo mono-material, sintético e de variações limitadas. Partindo da referência dos galpões de madeira da região, desenha-se uma estrutura composta por 4 elementos que organizam e são alternados segundo a relação que cada recinto deve estabelecer com o lugar. Esse gesto simplifica a armação e a montagem da estrutura segundo as etapas que são definidas a partir de uma série de diagramas. Durante a obra, todas essas etapas foram acompanhadas por uma série de desenhos que permitiram simplificar ainda mais o processo construtivo junto aos mestres de obra.

© Aryeh Kornfeld

O que se constrói?

A mesma referência dos galpões é entendida como uma estratégia para inserir o projeto dentro da escala da paisagem. A residência é construída como um corpo perfurado estendido, maximizando dessa maneira seu comprimento. Além disso, esses galpões dobram-se em direção à paisagem de maneira a medir, por uma parte, o comprimento dos espaços interiores, e por outra, a extensão da paisagem mais próxima ao projeto. Finalmente, essa ordem espacial define amplos recintos que são revestidos de madeira, em tábuas contínuas que percorrem todos os muros, unificando e consolidando o espaço interior desde onde se reconhece o campo. 

Axonométricas e Cortes
© Aryeh Kornfeld

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Camilo / Ignacio Correa" [Camilo House / Ignacio Correa] 13 Abr 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/892408/residencia-camilo-ignacio-correa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.