Residência Rode / Pezo von Ellrichshausen

© Pezo von Ellrichshausen

Residência Rode  / Pezo von Ellrichshausen - Mais Imagens+ 20

Província Chiloé , Chile
  • Instalações: Marcelo Valenzuela, Daniel Garrido
  • Construtora: Ricardo Ballesta
  • Estrutura: Luis Mendieta
  • Superfície Do Terreno: 48500 m2
  • Desenho De Projeto: 2015
  • Autores: Mauricio Pezo, Sofía von Ellrichshausen
  • Colaboradores: Diego Pérez, Findlay Barge, Caitlyn Flowers, Victoria Bodevin
  • Cidade: Província Chiloé
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Pezo von Ellrichshausen

Descrição enviada pela equipe de projeto. Descansando no alto de uma suave e contínua pradaria verde, de frente para o mar da Ilha Grande de Chiloé, essa residência é ao mesmo tempo mediana e dupla. Mediana porque é o encontro interrompido entre um cone e um cilindro. 

Maquete
Axonométrica

Dupla porque a subtração de uma forma retangular na base de tais figuras gera algumas habitações equivalentes em ambos extremos de uma sequência linear, uma direcionada ao sol direto e outra ao sol indireto. 

© Pezo von Ellrichshausen
Planta
© Pezo von Ellrichshausen

Um grande espaço exterior surge entre esses recintos paralelos; um pátio parcialmente pavimentado que é protegido da chuva por dois terraços cobertos e do vento em três lados. Essas três laterais são elementos funcionais, com espessos muros ocos para conter as instalações domésticas. 

Vista Perspectiva 3
© Pezo von Ellrichshausen
Vista Perspectiva 2

A presença e a totalidade do recipiente curvo é assimétrica; por um lado é apresentada como um imponente e hermético refúgio fortificado, por outro aparece como uma grande cobertura inclinada quase sem muros de apoio.

© Pezo von Ellrichshausen
Cortes AA / BB
Vista Perspectiva interior 1

Toda a construção está feita com madeira nativa. A estrutura está definida por uma implantação radial de quarenta e cinco molduras rígidas. Os muros e forros estão revestidos com madeira. A cobertura cônica é revestida por um manto composto de finas telhas de lariço. Sabendo que essa ilha não somente é reconhecida por seus exuberantes mitos e lendas mas também por sua refinada carpintaria tradicional para a fabricação de botes e igrejas e, aceitando que algo desse conhecimento local será informado por nossa proposta, preferimos remeter a delicada engenhosidade das antigas fechaduras de madeira. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Rode / Pezo von Ellrichshausen" [Casa Rode / Pezo von Ellrichshausen] 25 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887588/residencia-rode-pezo-von-ellrichshausen> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.