Os 20 projetos mais esperados para 2020

Os 20 projetos mais esperados para 2020 - Mais Imagens+ 21

À medida que 2019 se aproxima do fim, aumenta nossa expectativa em relação a tudo aquilo que está por vir no mundo da arquitetura para 2020. Uma infinidade de projetos deverão ser concluídos no próximo ano, edifícios das mais variadas escalas e programas, impressionantes obras de arquitetura espalhadas pelos quatro cantos do mundo.

O próximo ano será provavelmente o ano dos arranha-céus e pavilhões. A Expo 2020 de Dubai será inaugurada no ano que vem sob o mote Connecting Minds, Creating the Future. Seguindo os mais rigorosos padrões de sustentabilidade, incorporando uma série de estratégias de mobilidade e apresentando tudo aquilo que há de mais inovador no campo da tecnologia aplicada à arquitetura, a próxima Expo mundial será a primeira a ser realizada no Oriente Médio. A Expo 2020 é a culminação de uma década de avanços tecnológicos que incorporados à arquitetura, transformaram a nossa disciplina, definendo o caminho a ser seguido nesta década que se inicia.

Abaixo, os projetos mais esperados para 2020:

Audrey Irmas Pavilion por OMA

Audrey Irmas Pavilion. Image Courtesy of OMA

O OMA Nova Iorque divulgou em 2018 alguns detalhes de seu mais novo projeto: o Audrey Irmas Pavilion. Como parte do projeto de ampliação do Templo de Wilshire Boulevard em Los Angeles, Califórnia, o Pavilhão Audrey Irmas do OMA busca “promover novas conexões dentro do campus existente, criando um novo e vibrante espaço público para a cidade de Los Angeles”. Depois de receber o primeiro prêmio no concurso internacional de arquitetura em 2015, o projeto do Audrey Iramas - quando inaugurado em 2020 - será o primeiro edifício religioso projetado pelo OMA, além do primeiro projeto institucional do escritório fundado por Rem Koolhaas na Califórnia.

Winter Park Canopy por Adjaye Associates

Winter Park Canopy. Image Courtesy of Adjaye Associates

A Adjaye Associates está trabalhando em um projeto para a nova biblioteca pública e centro de eventos da cidade de Winter Park, na Flórida. O projeto de US$ 30 milhões será construído para substituir a antiga estrutura por uma série de três novos pavilhões apresentados pelo arquiteto como uma “pequena vila.” Cada pavilhão foi concebido para abrigar um programa diferente, compartilhando a mesma linguagem formal, incluindo uma estrutura de arcos de concreto inspirada na fauna e na arquitetura vernacular da região.

Vista Tower por Studio Gang

Vista Tower. Image Courtesy of Studio Gang

Planejada como parte de uma série de investimentos que procuram redefinir a orla da cidade de Chicago, a Vista Tower será o terceiro edifício mais alto da cidade capital dos arranha-céus. Construído em pleno centro urbano da maior cidade de Illinois, a Vista Tower foi concebida para aproximar a comunidade de Lake Shore East a seus arredores, e por isso a obra virá acompanhada de abundantes investimentos em transporte público e mobilidade. Com impressionantes vistas para o skyline de Chicago, a torre se apresenta como uma estrutura tripartida, com três volumes interconectados e escalonados em diferentes alturas. Como uma estrutra flexível que se move com o ritmo vibrante de sua cidade, os pavimentos da torre avançam para dentro e para fora de seu eixo geométrico, construindo uma aparência fluida e dinâmica.

Nanjing Zendai Himalayas Center por MAD Architects

Nanjing Zendai Himalayas Center. Image Courtesy of MAD Architects

Muito perto de ser concluído, o "Nanjing Zendai Himalaia Center" provavelmente será notícia em 2020. O projeto de urbanismo desenvolvimento pela MAD Architects na cidade de Nanjing é o maior empreendimento assinado pelo escritório de arquitetura chinês até hoje. Conceitualmente, os arquitetos buscaram inspiração na filosofia oriental chinesa, fazendo uma releitura da cooperação entre o homem e a natureza para dar forma a um moderno espaço público, resgatando a harmonia entre os seres humanos e o meio ambiente através da criação de espaços públicos integrados e contemplativos que, enquanto aproximam os moradores de Nanjing à natureza, promovem soluções modernas para os problemas mais urgentes da cidade contemporânea.

Torres Atrio por Rogers Stirk Harbor + Partners + El Equipo Mazzanti

Atrio Towers. Image Courtesy of Rogers Stirk Harbor + Partners + The Mazzanti Team

As Torres ATRIO - projetadas em parceria entre a Rogers Stirk Harbor + Partners e El Equipo de Gincarlo Mazzanti - representam um importantíssimo empreendimento comercial de uso misto no centro de Bogotá. Composto por duas torres - sendo uma delas a mais alta da Colômbia - o projeto conta ainda com um amplo espaço público aberto ao nível do solo. Com 42 pavimentos (201 metros) e 58 andares (268 metros) de altura, respectivamente, as torres disponibilizaram um total de mais de 250.000 m² de espaços para escritórios, serviços públicos e salas comerciais, um edifício por onde passam mais de 70.000 pessoas diariamente.

Estádio Olímpico Nacional de Tóquio 2020 por Kengo Kuma and Associates

Tokyo 2020 Olympic Stadium. Image Courtesy of Kengo Kuma and Associates

O Estádio Olímpico Nacional de Tóquio 2020, projetado por Kengo Kuma, está praticamente pronto para as olimpíadas do ano que vem. O estádio ocupa o mesmo local do Estádio Olímpico de Tóquio de 1964, de Kenzo Tange, que foi demolido em 2015 para dar lugar à nova estrutura. O estádio de Kuma, construído em estrutura mista de madeira e composto por três anéis com capacidade para até 80.000 espectadores, substitui o projeto original de Zaha Hadid e está sendo construído para a cerimônia de abertura a ser realizada no próximo dia 24 de julho de 2020.

Pier55 por Heatherwick Studio

Pier55. Image Courtesy of Heatherwick Studio

O Pier 55, orçado em US$ 170 milhões, foi projetado pelo estúdio de Thomas Heatherwick para transformar a orla do rio Hudson. Um exuberante parque urbano suspenso sobre mais de 300 pilares de concreto construído ao longo de sessenta metros das margens do mais importante rio novaiorquino. A mega estrutura projetada pelo Heatherwick Studio servirá, ao mesmo tempo, como um espaço de apresentações ao ar livre (acima) e um santuário para a vida marinha (abaixo), contando com dois decks de acesso que conectarão o novo Pier ao contexto às margens do rio Hudson.

Audemars Piguet Hotel des Horlogers por Bjarke Ingels Group

Audemars Piguet Hôtel des Horlogers. Image Courtesy of Bjarke Ingels Group

O BIG-Bjarke Ingels Group é o responsável pelo projeto do Audemars Piguet Hotel des Horlogers, um hotel de esqui situado Vallée de Joux, na Suíça. O projeto compacto, concebido em colaboração com o escritório Cche Architecture, é definido por uma forma em zigue-zague perfeitamente integrada na topografia suave do vale circundante, formando uma ligação com o Musée Atelier, nas proximidades. O projeto, consiste em cinco zigue-zagues suavemente inclinados que se fundem ao percurso externo contínuo que vai da cobertura ao térreo, convidando os visitantes a descer em esquis em direção às trilhas do Valle de Joux.

Gardenhouse por MAD Architects

Gardenhouse. Image Courtesy of MAD Architects

O primeiro projeto residencial da MAD Architects nos Estados Unidos está prestes a ser concluído. Incorporando a natureza do planalto adjacente de Los Angeles e Beverly Hills, a "Gardenhouse" sugere a ideia de uma pequena colina construída na cidade, um edifício que conta com o maior jardim vertical construído nos EUA até hoje. Projetado como uma pequena vila residencial, o conjunto de 18 casas se apoia sobre uma base em forma de centro comercial. Os edifícios revestidos de vidro branco envoltos em um exuberante jardim suspenso, proporcionam belas vistas para a paisagem urbana de Beverly Hills ao longo do icônico Wilshire Boulevard.

São Paulo Torre Rosewood por Ateliers Jean Nouvel

Rosewood Tower. Image Courtesy of Ateliers Jean Nouvel

O escritório francês Ateliers Jean Nouvel apresentou recentemente o seu primeiro projeto para Brasil: uma torre de vinte e quatro pavimentos localizada próximo à Avenida Paulista, em São Paulo. O arranha-céu, apelidado de Rosewood Tower, faz parte da Cidade Matarazzo, um complexo histórico de 27.000 metros quadrados que outrora compunham a maternidade Filomena Matarazzo. Tombado pelo patrimônio histórico, o Grupo Allard está trabalhando no projeto de restauro dos principais edifícios para dar forma a um novo centro cultural, do qual a nova torre de Jean Nouvel será o elemento central. Concebida para abrigar um hotel e também unidades residenciais, a Torre Rosewood foi projetada como uma continuação vertical da paisagem paulistana.

550 Madison Avenue por Snøhetta

550 Madison Avenue. Image Courtesy of Snøhetta

Um dos mais emblemáticos arranha-céus pós-modernos de Nova Iorque, o 550 Madison (antigo edifício da AT&T), projetado por Philip Johnson, está passando por um extensivo projeto de reforma que levantou uma série de debates e discussões sobre a preservação do ícone pós-modernista da grande maçã. Idealizado pelo Snøhetta, o objetivo principal do projeto é qualificar o acesso da torre e a sua conexão com o espaço urbano de Manhattan. Por isso, a fachada sólida de pedra na base do edifício dará lugar a uma grande fachada de vidro curvo serigrafado, criando uma atmosfera mais convidativa e atraente para os pedestres.

1,000 Trees por Heatherwick Studio

1,000 Trees. Image Courtesy of Heatherwick Studio

O Heatherwick Studio está prestes a inaugurar o projeto "1000 Trees" atualmente em construção na cidade de Xangai, na China. O edifício de mais de 300.000 metros quadrados é uma estrutura coberta por um milhar de árvores, simulando as formas de uma montanha. De fato, o projeto conta com uma espécie de jardineira que brota no topo de cada uma das colunas de concreto para acolher as dezenas de centenas de árvores do edifício. Próximo do distrito artístico M50 de Xangai e também de um parque público à beira-rio, o Heatherwick Studio imaginou o projeto do 1000 Trees como uma montanha verde em meio a uma cidade cinza e plana.

Grand Egyptian Museum por Heneghan Peng Architects

Grand Egyptian Museum. Image Courtesy of Heneghan Peng Architects

O concurso para o projeto do Grande Museu Egípcio foi realizado em 2003 e atraiu quase 2.000 inscrições de escritórios e arquitetos de 83 países diferentes. A proposta de Heneghan Peng, está composta por um platô elevado ao lado das grandes pirâmides de Gizé na cidade do Cairo. O mais novo museu do Egito abrigará a maior coleção individual de artefatos do antigo Egito e, com mais de 100.000 metros quadrados, será um dos maiores museus do mundo. Incluindo amplos espaços expositivos, instalações para conferências, bibliotecas e laboratórios de pesquisa, o Grande Museu Egípcio é mais uma importante obra de arquitetura que deverá ser inaugurada em 2020.

Aeroporto Internacional de Santiago por ADPi e Luis Vidal + architects

Santiago International Airport. Image Courtesy of Nuevo Pudahuel

Programado para ser inaugurado no ano que vem, o Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez, em Santiago no Chile, será um dos mais importantes centros de conexão entre a América, a Oceania e a Europa e já esta sendo considerado um dos mais eficientes e modernos Aeroportos da América Latina. O crescente número de vôos levou o Ministério das Obras Públicas (MOP) do Chile a dar início a um ambicioso projeto de ampliação das infra-estruturas existentes do Aeroporto Internacional de Santiago, incluindo a reforma do antigo terminal, a construção de um novo terminal internacional, estacionamentos, novas instalações de tratamento de água e uma usina de energias renováveis.

Eisenhower Memorial por Gehry Partners

Eisenhower Memorial. Image Courtesy of Gehry Partners

O Memorial Eisenhower, projetado por Frank Gehry, finalmente começou a ser construído em Washington DC, após um tumultuado processo de aprovação. Construído em homenagem ao 34º presidente dos Estados Unidos, o memorial conta com colunas de 25 metros de altura que apoiam superfícies de metal que retratam cenas da cidade natal de Eisenhower, Abilene, no estado do Kansas. Os blocos de pedra empilhados também exibirão esculturas e relevos de momentos importantes do legado de Eisenhower.

Academy Museum of Motion Pictures por Renzo Piano Building Workshop

Academy Museum of Motion Pictures. Image Courtesy of Renzo Piano Building Workshop

O Academy Museum of Motion Pictures, projetado pelo renomado escritório de arquitetura italiano Renzo Piano Building Workshop, está muito próximo de ser concluído junto a Miracle Mile da cidade de Los Angeles. O novo museu da Academia de Hollywood é de fato, um projeto de reforma de uma antiga loja de departamentos da May Company, localizada na esquina de Fairfax com a Wilshire. Além da reforma, Piano projetou uma moderna cúpula esférica de vidro para abrigar o novo Teatro David Geffen, com capacidade para até 1.000 expectadores. Com abertura prevista para o ano de 2020, o projeto pretende se tornar a principal instituição do mundo dedicada ao cinema.

Bee'ah Headquarters por Zaha Hadid Architects

Bee'ah Headquarters. Image Courtesy of Zaha Hadid Architects

O edifício da nova sede da Bee'ah, projetada por Zaha Hadid Architects, está muito perto de ser inaugurado, o que fatalmente virá a acontecer em 2020 em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Com um projeto inspirado nas dunas de areia e orientado para otimizar a ventilação natural do edifício, o complexo projetado pela equipe do Zaha Hadid Architects foi concebido para atender os mais exigentes padrões de sustentabilidade, integrando sistemas de energia renovável, gestão ambiental e de resíduos. Além disso, o edifício foi planejado para ser construído com zero desperdício e para ter um balanço equilibrado de consumo e produção de energia.

Mira por Studio Gang

Mira. Image Courtesy of Studio Gang

O MIRA é um edifício residencial implantado no coração da cidade de São Francisco. A apenas alguns quarteirões da Bay Bridge, do Embarcadero e do Rincon Park, a torre de 90 metros de altura foi concebida para acolher uma nova comunidade vibrante no distrito de Transbay e conta com quase 400 unidades residenciais, 40% das quais deverão ser comercializadas abaixo do valor médio de mercado. Conceitualmente, os arquitetos buscaram inspiração nas tradicionais varandas da cidade de São Francisco, as quais foram reinventadas em um novo contexto, girando ao redor da torre de forma a proporcionar diferentes vistas para o panorama da cidade.

Valle San Nicolás por Sordo Madaleno Arquitectos

Courtesy of Sordo Madaleno Architects

Incorporado em um condomínio residencial, o projeto do Valle San Nicolás abriga a estrutura de um haras em Valle de Bravo, no México. Ao longo das últimas décadas, a cidade de Valle de Bravo passou por uma profunda transformação, passando de um vilarejo colonial com pequenos hotéis posada ao redor de lago para um luxuoso e amplo vale de condomínios residenciais. Como resultado disso, muitos turistas passaram a visitar a região, principalmente os moradores da vizinha Cidade do México. O lago artificial Avandaro foi criado na década de 1930 para a construção de uma usina hidroelétrica e em 1971, o Valle de Bravo já era conhecida em todo o país como um local de residências de final de semana. O novo projeto concebido pela Sordo Madaleno Arquitectos repensa a experiência residencial da casa de campo no lago.

111 West 57th Street por SHoP Architects

111 West 57th Street. Image Courtesy of SHoP Architects

Implantado de frente para o Central Park, em pleno coração de Manhattan, o 111 West 57th Street, o segundo edifício residencial mais alto do Hemisfério Ocidental, alcançou o seu ponto máximo a 435 metros de altura no último mês de novembro. Projetado pela SHoP Architects e com projeto de interiores assinado pelo Studio Sofield, o mais novo novo arranha-céu de Nova Iorque é considerado o edifício em altura mais esbelto do mundo. A estrutura ultra-esbelta de 91 pavimentos, está prevista para ser concluída em 2020. Seus amplos apartamentos, ocupando toda a área de projeção do edifício, proporcionarão impressionantes vistas para o Central Park e todo o skyline de Manhattan.

Está faltando algum projeto importante nesta lista? Entre em contato conosco aqui.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Os 20 projetos mais esperados para 2020" [The 20 Most Anticipated Projects of 2020] 30 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930604/os-20-projetos-mais-esperados-para-2020> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.