Kengo Kuma vence concurso para o novo Estádio Nacional de Tóquio

O escritório Kengo Kuma & Associates foi selecionado para substituir Zaha Hadid Architects no projeto do novo Estádio Nacional de Tóquio, principal equipamento das Olimpíadas de Tóquio 2020. A proposta de Kuma foi divulgada juntamente com outro projeto, de Toyo Ito, após a proposta original de Zaha Hadid ter sido descartada este ano. Segundo o The Japan Times, o projeto de Kuma venceu por pouco o de Ito baseado em nove critérios de seleção do Conselho Desportivo do Japão, tendo recebido 610 pontos contra 602 de seu rival. Respondendo às questões de escala e custo que fizeram cair a proposta de Hadid, o novo projeto terá menos de 50 metros de altura e custará ¥153 bilhões, comparados aos 70 metros e ¥252 bilhões do esquema recusado.

© Conselho Desportivo do Japão via Curbed

As reações ao novo projeto foram diversas: O Japan Times  cita o arquiteto e crítico Takashi Moriyama, que comentou que a estrutura de madeira e a vegetação incorporada na nova proposta "são boas ideias" para a área, além de ter dito que tanto o projeto de Kuma como o de Ito "podem impactar globalmente a arquitetura" graças ao uso de estruturas de madeira em grandes equipamentos. No entanto, o periódico também  comenta que o novo projeto tem foi apelidado de "hambúrguer" nas redes sociais japonesas. 

© Conselho Desportivo do Japão via Curbed

Hadid também se pronunciou sobre o novo projeto, acusando as autoridades e arquitetos japoneses de "conspirarem para fechar as portas do projeto ao mundo". Ela comenta que a decisão de afastá-la do projeto "não estava ligada ao desenho ou custo" e acrescentou que "de fato, muito dos nossos dois anos de projeto detalhado e das estratégias para economizar foram validadas pela notável semelhança de nosso layout e nossa configuração dos assentos com o novo projeto apresentado."

O novo projeto tem construção prevista para o final de 2016 e deve ser concluído em novembro de 2019.

Via The Japan Times e The Telegraph.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Kengo Kuma vence concurso para o novo Estádio Nacional de Tóquio" [Kengo Kuma Selected to Design New Tokyo National Stadium] 31 Dez 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/779579/kengo-kuma-vence-concurso-para-o-novo-estadio-nacional-de-toquio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.