Sheila O'Donnell e Xu Tiantian são premiadas no Women in Architecture Awards 2019

Para o Women in Architecture Awards deste ano, a The Architectural Review e o Architects' Journal selecionaram Sheila O'Donnell como Arquiteta do Ano e Xu Tiantian para ganhar o Prêmio Moira Gemill de Arquitetura Emergente. O prêmio de Arquiteta do Ano reconhece a excelência em projeto especificamente no contexto de uma obra recém-concluída e o Prêmio Moira Gemmill de Arquitetura Emergente é concedido a arquitetas mulheres com menos de 45 anos que mostram excelência em projeto, indicando um futuro brilhante.

Arquiteta do Ano

Universidade da Europa Central. Imagem © O'Donnell + Tuomey

Sheila O'Donnell, da O'Donnell + Tuomey, recebeu a maior homenagem deste ano por seu trabalho na Universidade da Europa Central em Budapeste, na Hungria. O projeto inclui um novo edifício, bem como intervenções transformadoras numa estrutura existente. O projeto acrescenta drama ao campus enquanto mantém uma relação com a arquitetura da cidade ao redor.

Comentários dos juízes:
“A paixão de O’Donnell pelos edifícios da Universidade da Europa Central foi recompensada com um edifício de qualidade excepcional pelo qual ela evidentemente lutou arduamente. Ela é um modelo para jovens mulheres na arquitetura. Sheila O'Donnell não precisou vencer as barreiras da realidade atual - ela e John Tuomey criaram uma nova realidade."

Sheila O'Donnell e Xu Tiantian são premiadas no Women in Architecture Awards 2019 - Mais Imagens+ 13

A lista de 2019 de Arquiteta do Ano também incluiu:

Prêmio Moira Gemmill para Arquitetas Emergentes

Wang Jing Memorial Hall. Imagem © DnA

No trabalho que ela descreve como “acupuntura arquitetônica”, Xu Tiantian povoou o condado rural chinês de Songyang com projetos impactantes, incluindo uma ponte que conecta comunidades, uma fábrica de açúcar mascavo, o Museu Hakka Indenture, uma fábrica de tofu e o Wang Jing Memorial Hall. Fundadora do DnA (Design and Architecture), com sede em Pequim, Xu recebeu o Prêmio Moira Gemmill para Arquitetura Emergente deste ano e a quantia de £10.000 para apoiar seu desenvolvimento profissional contínuo. O fundo foi criado em memória da falecido Moira Gemmill, diretor de design do V & A.

Comentários dos juízes:
“Existe uma facilidade, uma maturidade e habilidade no trabalho de Xu, que é igualmente traduzível e relevante tanto na China rural como no norte de Yorkshire. Seus projetos são todos profundamente contextuais e executados com bravura e convicção. Ela está tentando trabalhar de forma sustentável com um espírito empreendedor e claramente teve um impacto muito positivo em seu cliente”.

Sheila O'Donnell e Xu Tiantian são premiadas no Women in Architecture Awards 2019 - Mais Imagens+ 13

A lista de finalistas do Prêmio Moira Gemmill 2019 para Arquitetura Emergente também incluiu:

O Women in Architecture deste ano também premiou com o Prêmio Jane Drew a arquiteta Liz Diller de Diller Scofidio + Renfro, e com o Prêmio Ada Louise Huxtable a fotógrafa de arquitetura Hélène Binet.

Notícia via The Architectural Review e Architects’ Journal

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "Sheila O'Donnell e Xu Tiantian são premiadas no Women in Architecture Awards 2019" [Sheila O’Donnell and Xu Tiantian Win 2019 Women in Architecture Awards] 07 Mar 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/912740/sheila-odonnell-e-xu-tiantian-sao-premiadas-no-women-in-architecture-awards-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.