Arquitetura do Catar

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Catar

Projetos mais recentes em Catar

Últimas notícias em Catar

A arquitetura dos países da Copa do Mundo no Qatar 2022: conheça os grupos A e B

A Copa do Mundo de Futebol é um dos maiores eventos do mundo e envolve torcedores de todas as nacionalidades. Já tendo passado por vários continentes, o evento este ano acontecerá no Qatar, um país da península árabe com uma população de cerca de 2,7 milhões de habitantes, sendo a maioria islâmica. Além deste, outros 31 países disputarão o título de melhor do mundo.

Supressão de direitos no canteiro de obra: paralelos entre Brasília e Qatar

Sessenta e dois anos separam a inauguração de Brasília e a abertura da 22a edição da Copa do Mundo de futebol masculino da FIFA, sediada em 2022, no Qatar. Claro, não só o lugar no tempo e espaço diferenciam estas duas ocasiões históricas: acrescentemos o contexto geopolítico, o caráter, os atores e os interesses envoltos a cada uma. O que sobra, então, como conectivo entre ambas? 

Copa do Mundo no deserto: como o Qatar lidará com as altas temperaturas dentro dos estádios

Pela primeira vez na história das Copas do Mundo o torneio de seleções será realizado entre os meses de novembro e dezembro. Essa decisão se deu devido ao clima extremo do país-sede nos meses de junho e julho, quando o Qatar atinge temperaturas médias de 40 a 50°C.

OMA e Squint/Opera lançam vídeo sobre "hospital do futuro" autônomo no Catar

O OMA e a Squint/Opera lançaram um novo vídeo do "Al Daayan Health District", um protótipo de hospital que responde à rápida mudança do campo médico por meio do potencial de modularidade, pré-fabricação e automação. O projeto apresenta unidades modulares pré-fabricadas, fazendas locais para alimentos e remédios e instalações de alta tecnologia.

OMA, Herzog & de Meuron e ELEMENTAL projetam três novos museus no Catar

Seguindo o ambicioso projeto de promover ainda mais institutos culturais no país, a Xeica Al Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al Thani, diretora da Qatar Museums anunciou que os escritórios OMA, Herzog & de Meuron, e ELEMENTAL irão projetar três novos museus em Doha que abordam os temas da arte islâmica, arte contemporânea, e evolução da indústria automobilística, respectivamente.

OMA e Buro Happold projetam plano diretor para um distrito de saúde no Catar

O OMA / Reinier de Graaf, em parceria com o Buro Happold, acaba de divulgar novas imagens de seu projeto para o Distrito de Saúde Al Daayan de Doha, Catar. O projeto procura combinar todo o “potencial da modularidade, pré-fabricação e automação na arquitetura com as novas tecnologias que rapidamente estão transformando as ciências médicas no mundo hoje”. Implantado em um terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados, o novo Distrito de Saúde Al Daayan está composto por uma série de edifícios modulares—os quais serão totalmente pré-fabricadas e montados no local. Além da estrutura do Centro de Saúde, o Distrito contará ainda com um ampla área de cultivo de plantas medicinais, vegetais e hortaliças, os quais serão utilizados tanto para a produção de alimentos quanto para a pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, e finalmente um centro de produção de energia solar, o qual permitirá que o distrito funcione de forma autônoma e independente.

Foster + Partners projeta quatro arranha-céus em novo distrito financeiro no Catar

O escritório britânico Foster + Partners divulgou seu mais recente projeto para o Catar, um empreendimento histórico de 1,1 milhão de metros quadrados que consiste em quatro edificios em altura. Parte de um plano diretor também projetado pelo escritório, a ser concluído antes da Copa do Mundo de Futebol de 2022, as Lusail Towers são vistas como um “catalisador para um novo distrito central de negócios na cidade”.

Urbanismo radial: nove exemplos no mundo vistos de cima

O chamado "traçado urbano radioconcêntrico" é conformado por ruas que partem de determinado centro e dirigem-se radialmente para o limite mais externo da cidade, além de ruas dispostas de forma concêntrica, que estabelecem a conexão entre as vias radiais e os lotes. Este padrão está presente, ao longo da história, desde a antiguidade até os dias atuais.

Souto de Moura, Chipperfield e Fujimoto entre os 26 escritórios selecionados para transformar o moinho de Doha em um museu

Renzo Piano, David Chipperfield, Sou Fujimoto, Miralles Tagliabue EMBT e ELEMENTAL estão entre os 26 renomados escritórios convidados a participar de um concurso internacional que tem como objetivo transformar os moinhos de farinha do Qatar, no Golfo Arábico de Doha, em um grande "Art Mill" [Moinho de Arte]. Indo adiante, para a segunda fase do concurso, os arquitetos desenvolverão estratégias que focam na conexão do moinho com a cidade. A lista de escritórios inclui: