Copa do Mundo no deserto: como o Qatar lidará com as altas temperaturas dentro dos estádios

Pela primeira vez na história das Copas do Mundo o torneio de seleções será realizado entre os meses de novembro e dezembro. Essa decisão se deu devido ao clima extremo do país-sede nos meses de junho e julho, quando o Qatar atinge temperaturas médias de 40 a 50°C.

Copa do Mundo no deserto: como o Qatar lidará com as altas temperaturas dentro dos estádios - Imagem 2 de 10Copa do Mundo no deserto: como o Qatar lidará com as altas temperaturas dentro dos estádios - Imagem 3 de 10Copa do Mundo no deserto: como o Qatar lidará com as altas temperaturas dentro dos estádios - Imagem 4 de 10Copa do Mundo no deserto: como o Qatar lidará com as altas temperaturas dentro dos estádios - Imagem 5 de 10Copa do Mundo no deserto: como o Qatar lidará com as altas temperaturas dentro dos estádios - Mais Imagens+ 5

No início da negociação, a FIFA emitiu um relatório indicando que o torneio no verão poderia ser considerado um risco potencial à saúde, entretanto, a organização da cidade-sede insistiu em afirmar que comportaria a competição nos meses usuais. Para isso, foi prometida uma série de tecnologias avançadas de acondicionamento de ar nos estádios, campos de treinamento e área de torcedores. Acompanhando hoje o nível de evolução tecnológica que os Emirados Árabes Unidos apresentam ao mundo, é de se aceitar que este não seria, de fato, um impedimento para a realização da Copa do Mundo. Como prova disso, um protótipo intitulado Qatar Showcase foi desenvolvido pela empresa britânica Arup e mostrava como esse sistema funcionaria.

Os esforços, entretanto, foram em vão visto que a FIFA manteve seu posicionamento considerando como data ideal os dois últimos meses do ano. Nessa época, apesar de ser entendida como de clima mais ameno no país, esperam-se temperaturas entre 20 e 30°C o que também exigirá o auxílio de acondicionamento mecânico, principalmente nos estádios. Dessa forma, os avanços tecnológicos apresentados inicialmente pelo país-sede seguiram em desenvolvimento, até porque, como Hassan Al Thawadi, chefe do comitê organizador da Copa do Mundo de 2022 no Qatar, afirmou, é importante entender o legado que o torneio deve oferecer para a população do país.

Copa do Mundo no deserto: como o Qatar lidará com as altas temperaturas dentro dos estádios - Imagem 3 de 10
Estádio Al Janoub. Image via Qatar's Supreme Committee for Delivery & Legacy

O Qatar Showcase apresentou em 2011 um sistema de refrigeração que utilizaria placas solares para gerar energia e resfriar a água em até 6°C, o ar refrigerado seria distribuído pelo estádio por meio dos assentos feitos em material perfurado. Além disso, a cobertura inclinada possibilitaria o sombreamento de grande parte do estádio. No entanto, apesar de funcional, a ideia merecia aprofundamento em termos financeiros e de sustentabilidade. Já em 2013, passados dois anos, surgiram também declarações oficiais afirmando que seriam construídas usinas de energia solar, uma central e outra para cada um dos oito estádios.

É possível perceber que muita especulação foi criada em torno dessa tecnologia de resfriamento. Contudo, às vésperas da competição, Dr. Saud Ghani, professor de Engenharia Mecânica da Qatar University, vem ganhando os holofotes ao apresentar a tecnologia que, de fato, resfriará os estádios da Copa do Mundo de 2022.

Copa do Mundo no deserto: como o Qatar lidará com as altas temperaturas dentro dos estádios - Imagem 9 de 10
Dr. Saud Ghani. Captura de tela do vídeo "Dr. Cool | Qatar 2022", by FIFA. Usado sob termos de "fair use"

Apelidado de Dr. Cool, Ghani acredita que a arquitetura dos estádios deve ser um elo positivo entre design e clima. Na sua visão, a edificação não deve funcionar contra o clima, mas deve ser inteligente e trabalhar com ele. Como fruto de suas pesquisas, para enfrentar o desafio de refrigerar um estádio ao ar livre, foi criado um sistema baseado em sustentabilidade, modularidade e funcionalidade.

Com o intuito de criar um microclima no qual o ar quente não consegue penetrar, o primeiro passo seria analisar aerodinamicamente a forma arquitetônica dos estádios para entender como o desenho minimizaria essa situação. No processo, inúmeros modelos 3D foram desenvolvidos e testados utilizando fumaça e laser colorido para analisar o fluxo de ar sobre o projeto. Além disso, variantes como número de espectadores e suor produzido foram adicionadas. Esse estudo ajudou a definir as dimensões das aberturas superiores dos estádios, otimizando seu formato para evitar a entrada do ar quente e proporcionar sombreamento. Segundo Ghani, outros aspectos foram levados em consideração nessa etapa; o estádio Al Bayt, por exemplo, na sua versão inicial possuía uma fachada de tom mais escuro. Ao alterá-la para um mais claro observou-se uma mudança da temperatura interna de 5°C, o que eles chamaram de “vitória rápida”.

Copa do Mundo no deserto: como o Qatar lidará com as altas temperaturas dentro dos estádios - Imagem 6 de 10
Estádio Al Bayt antes da análise térmica. © Neoscape, Inc.
Copa do Mundo no deserto: como o Qatar lidará com as altas temperaturas dentro dos estádios - Imagem 2 de 10
Estádio Al Bayt. Image via Qatar's Supreme Committee for Delivery & Legacy

Após a otimização dos projetos arquitetônicos, o próximo passo foi o desenvolvimento do sistema de refrigeração propriamente dito, que se deu por meio de uma constatação importante apresentada por Ghani. Não era necessário resfriar todo o estádio, o sistema deveria se concentrar no campo e subir até mais ou menos 2 metros acima do assento mais alto. Ou seja, “não era necessário resfriar os pássaros”.

Com isso, trabalhou-se em um sistema de resfriamento pontual, focando nessas áreas específicas. Na prática, a ideia se materializa em difusores do tamanho de uma bola de futebol que jogam o ar para o campo enquanto elementos menores, localizados sob o assento de cada espectador, sopram o ar na altura dos tornozelos. Esse sistema de difusores, que além de funcional apresenta um design interessante, não foi patenteado e poderá servir a comunidade científica.  

Copa do Mundo no deserto: como o Qatar lidará com as altas temperaturas dentro dos estádios - Imagem 4 de 10
Sistema de refrigeração do Khalifa Stadium, Qatar. Image by Adoridant by wikimedea. This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.
Copa do Mundo no deserto: como o Qatar lidará com as altas temperaturas dentro dos estádios - Imagem 7 de 10
Captura de tela do vídeo "Dr. Cool | Qatar 2022", by FIFA. Usado sob termos de "fair use"

Estima-se que a tecnologia de resfriamento do Dr. Saud é 40% mais sustentável do que as técnicas existentes, visto que, por meio dela, os estádios só precisam ser resfriados duas horas antes de um evento, o que reduz significativamente o consumo de energia em comparação com outros métodos. Além disso, há um sistema de reciclagem no ar frio que é refrigerado duas vezes antes de ser expelido para fora, diminuindo a absorção do ar quente externo.

Ghani credita o sucesso do sistema à colaboração entre os arquitetos e engenheiros que trabalharam em conjunto desde o início do processo projetual. Uma parceria que resultou na criação dessa tecnologia de resfriamento pioneira que já foi implementada em outros projetos, como a praça Katara, também no Qatar. Focando agora nos últimos ajustes, em menos de um mês os estádios estarão ocupando os holofotes e seu sistema testado por torcedores e jogadores de todo o mundo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Camilla Ghisleni. "Copa do Mundo no deserto: como o Qatar lidará com as altas temperaturas dentro dos estádios" 16 Nov 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/990874/copa-do-mundo-no-deserto-como-o-qatar-lidara-com-as-altas-temperaturas-dentro-dos-estadios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.