OMA, Herzog & de Meuron e ELEMENTAL projetam três novos museus no Catar

Seguindo o ambicioso projeto de promover ainda mais institutos culturais no país, a Xeica Al Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al Thani, diretora da Qatar Museums anunciou que os escritórios OMA, Herzog & de Meuron, e ELEMENTAL irão projetar três novos museus em Doha que abordam os temas da arte islâmica, arte contemporânea, e evolução da indústria automobilística, respectivamente.

OMA, Herzog & de Meuron e ELEMENTAL projetam três novos museus no Catar - Imagem 2 de 5OMA, Herzog & de Meuron e ELEMENTAL projetam três novos museus no Catar - Imagem 3 de 5OMA, Herzog & de Meuron e ELEMENTAL projetam três novos museus no Catar - Imagem 4 de 5OMA, Herzog & de Meuron e ELEMENTAL projetam três novos museus no Catar - Imagem 5 de 5OMA, Herzog & de Meuron e ELEMENTAL projetam três novos museus no Catar - Mais Imagens

Construído ao longo da via expressa Lusail, Herzog & de Meuron irão projetar Lusail, um museu que explora a arte islâmica e do Oriente Médio por uma série de grandes espaços de galerias, uma biblioteca, um auditório, além de outras instalações públicas. A estrutura irá apresentar uma coleção extensiva de pinturas, desenhos, imagens, esculturas e escrituras ao longo de quatro grandes andares. Rem Koolhaas, do OMA irá projetar o Qatar Auto Museum, um estrutura que iterá 40 mil metros quadrados de espaços de exposição permanentes e temporários, um centro de restauração de veículos, um playground para crianças, simuladores de direção, e outras atividades relacionadas a carros, todas as quais destacarão a evolução dos carros e sua influência na cultura catari.

OMA, Herzog & de Meuron e ELEMENTAL projetam três novos museus no Catar - Imagem 4 de 5
Qatar National Library / OMA. Image © Iwan Baan – OMA

O prédio é um tipo de veículo que tem uma topografia complexa, uma mistura de fragmentos de diferentes lugares e funções. O que aprendemos durante esse processo, para abrir espaço para esse tipo de diálogo, é o que fará esse projeto importante para o Catar e para nós. — Jacques Herzog

O chileno vencedor do prêmio Pritzker Alejandro Aravena do ELEMENTAL e o paisagista Günther Vogt irão projetar o The Art Mill, um museu contemporâneo com espaços para exposições e apresentações. In 2017, o ELEMENTAL ganhou a proposta para o projeto. Durante as discussões, Aravana explicou como o escritório está "tentando engatilhar algumas consequências para o setor local mesmo antes do início da construção, explicando que o "the Art Mill não será apenas um objeto perfeitamente finalizado, mas uma oportunidade para jovens designers, artesãos, e artistas no Catar se juntarem para entregar o conhecimento que foi acumulado e contribuir para a construção, para que ela não apenas abrigue uma grande coleção, mas que estenda a públicos mais populares".

OMA, Herzog & de Meuron e ELEMENTAL projetam três novos museus no Catar - Imagem 2 de 5
Qatar National Library / OMA. Image © Iwan Baan – OMA

A notícia foi anunciada após a inauguração do 3-2-1 Qatar Olympic and Sports Museum durante um painel de debates no Doha Forum, um evento que foca na economia criativa do país e suas perspectivas para o futuro. Sua Excelência recebeu a companhia dos arquitetos Alejandro Aravena e Jacques Herzog, ao lado de colegas palestrantes, artistas e empreendedores proeminentes, além de figuras da Cultura e dos Esportes.

OMA, Herzog & de Meuron e ELEMENTAL projetam três novos museus no Catar - Imagem 5 de 5
National Museum of Qatar / Atelier Jean Nouvel. Image © Iwan Baan

Nenhum detalhe foi anunciado em relação a quando os projetos serão iniciados ou finalizados. 

Via Qatar Museums

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "OMA, Herzog & de Meuron e ELEMENTAL projetam três novos museus no Catar" [OMA, Herzog & de Meuron, and ELEMENTAL to Design Three New Museums in Qatar] 15 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Belo, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979550/oma-herzog-and-de-meuron-e-elemental-projetam-tres-novos-museus-no-catar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.