Foster + Partners projeta quatro arranha-céus em novo distrito financeiro no Catar

O escritório britânico Foster + Partners divulgou seu mais recente projeto para o Catar, um empreendimento histórico de 1,1 milhão de metros quadrados que consiste em quatro edificios em altura. Parte de um plano diretor também projetado pelo escritório, a ser concluído antes da Copa do Mundo de Futebol de 2022, as Lusail Towers são vistas como um “catalisador para um novo distrito central de negócios na cidade”.

O projeto compreende duas torres de 70 pavimentos e outras duas de 50, dispostas simetricamente em torno de uma praça central, que abrigarão a sede do Banco Nacional do Catar, o Banco Central do Catar e a Autoridade de Investimentos do Catar, além de diversas outras organizações, incluindo a Qatari Diar.

Foster + Partners projeta quatro arranha-céus em novo distrito financeiro no Catar - Imagem 4 de 4
© Tmrw courtesy of Foster + Partners

Projetadas tendo em vista as necessidades climáticas, as torres compõem uma “paisagem íntima na escala humana, ao mesmo tempo que respondem à escala urbana”. No embasamento, lojas, cafés e restaurantes criam uma vida de bairro e ajudam a animar o espaço público.

A complexidade do projeto e os prazos comprimidos significavam que a troca de informações entre arquitetos, engenheiros e outros consultores precisava ser quase instantânea. Desde o início, estabelecemos uma abordagem inovadora ao criar uma plataforma única que comunicava as mudanças de design em tempo real, permitindo que nossa equipe integrada trabalhasse de forma coesa e rápida. – Luke Fox, Foster + Partners.

Foster + Partners projeta quatro arranha-céus em novo distrito financeiro no Catar - Imagem 2 de 4
© Tmrw courtesy of Foster + Partners

A equipe da Foster + Partners desenvolveu um sistema de software interno chamado ‘Hermes’ que coordena os dados de projeto e facilita o compartilhamento destes em tempo real. Adam Davis, sócio da equipe de Pesquisa e Desenvolvimento Aplicado da Foster + Partners, diz que “uma das contribuições mais valiosas que a Hermes trouxe ao nosso processo de projeto é eliminar a necessidade de reconstruir manualmente os modelos para diferentes fins. Isso nos permite trabalhar perfeitamente em todas as disciplinas, facilitando discussões imediatas entre todos os indivíduos."

As plantas elípticas das torres se torcem em 90 graus à medida que se elevam, mudando suavemente o eixo de visão para fora e oferecendo vistas impressionantes da cidade e da orla marítima. A estrutura permanece simétrica em planta dentro desta forma, e compreende um núcleo central de concreto cercado por dezesseis colunas inclinadas em todo o perímetro, formando a geometria única do projeto. Os testes em túnel de vento foram realizados no início do processo de projeto para testar e otimizar a estrutura. – Roger Ridsdill Smith, Foster + Partner.

Foster + Partners projeta quatro arranha-céus em novo distrito financeiro no Catar - Imagem 3 de 4
© Tmrw courtesy of Foster + Partners

Almejando 4 estrelas no Global Sustainability Assessment System (GSAS), as torres Lusail incluem sistemas ativos, incluindo armazenamento térmico centralizado usando materiais inovadores de mudança de fase, sistemas hidrônicos de alta pressão, ventilação controlada por demanda, iluminação LED eficiente e controles de automação avançados. Além disso, os painéis de concreto conferem aos edifícios uma grande massa térmica e reduzem o ganho de calor solar nos espaços internos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Foster + Partners projeta quatro arranha-céus em novo distrito financeiro no Catar" [Foster + Partners Unveils Lusail Towers in Qatar, a Landmark Project for a New Central Business District in the City] 26 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955090/foster-plus-partners-projeta-quatro-arranha-ceus-em-novo-distrito-financeiro-no-catar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.