OMA e Buro Happold projetam plano diretor para um distrito de saúde no Catar

O OMA / Reinier de Graaf, em parceria com o Buro Happold, acaba de divulgar novas imagens de seu projeto para o Distrito de Saúde Al Daayan de Doha, Catar. O projeto procura combinar todo o “potencial da modularidade, pré-fabricação e automação na arquitetura com as novas tecnologias que rapidamente estão transformando as ciências médicas no mundo hoje”. Implantado em um terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados, o novo Distrito de Saúde Al Daayan está composto por uma série de edifícios modulares—os quais serão totalmente pré-fabricadas e montados no local. Além da estrutura do Centro de Saúde, o Distrito contará ainda com um ampla área de cultivo de plantas medicinais, vegetais e hortaliças, os quais serão utilizados tanto para a produção de alimentos quanto para a pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, e finalmente um centro de produção de energia solar, o qual permitirá que o distrito funcione de forma autônoma e independente.

OMA e Buro Happold projetam plano diretor para um distrito de saúde no Catar  - Imagem 2 de 12OMA e Buro Happold projetam plano diretor para um distrito de saúde no Catar  - Imagem 3 de 12OMA e Buro Happold projetam plano diretor para um distrito de saúde no Catar  - Imagem 4 de 12OMA e Buro Happold projetam plano diretor para um distrito de saúde no Catar  - Imagem 5 de 12OMA e Buro Happold projetam plano diretor para um distrito de saúde no Catar  - Mais Imagens+ 7

Segundo o plano diretor desenvolvido pelo OMA para a área, o Distrito de Saúde Al Dayaan se desenvolverá a partir de uma mega estrutura de dois pavimentos composta por edifícios modulares em forma de cruz, abrigando um hospital universitário, um hospital infantil e um centro para a saúde da mulher além de um novo centro de diagnóstico ambulatorial. De acordo com o projeto, as instalações clínicas serão alocadas no nível superior, enquanto os espaços de atendimento estariam localizadas no térreo de forma a integrar os espaços de tratamento dos pacientes com os jardins que permeiam a mega estrutura do complexo, além de reduzir consideravelmente a carga sobre os sistemas de circulação vertical do edifício—uma solução programática há muito explorada pela arquitetura hospitalar na região.

OMA e Buro Happold projetam plano diretor para um distrito de saúde no Catar  - Imagem 9 de 12
© HMC

Cada uma das unidades modulares que compõe o complexo do novo Distrito de Saúde de Doha serão pré-fabricadas e montadas diretamente no local, fazendo amplo uso de materiais locais de forma a minimizar a pegada do edifício como um todo. Concebidos para serem totalmente impressos em 3D no local, os elementos modulares que compõe esta rede de espaços e edifícios podem assumir as mais variadas formas, permitindo uma total liberdade para a experimentação com soluções de acabamento e ornamentação.

OMA e Buro Happold projetam plano diretor para um distrito de saúde no Catar  - Imagem 10 de 12
© HMC

A arquitetura hospitalar há muito é vista como uma forma fechada, como se houvesse apenas uma única maneira de se construir hospitais e centros de saúde. O nosso projeto parte do extremo oposto disso: a partir da ideia de conceber um hospital como uma tipologia em constante transformação, como um organismo vivo que procura se adaptar ao espaço e ao tempo. — Reinier de Graaf

OMA e Buro Happold projetam plano diretor para um distrito de saúde no Catar  - Imagem 7 de 12
© HMC
OMA e Buro Happold projetam plano diretor para um distrito de saúde no Catar  - Imagem 11 de 12
© HMC

Mais recentemente no início deste mês, o OMA inaugurou a primeira etapa do projeto de reformulação da loja de departamentos Berlin KaDeWe, até então o maior edifício comercial de toda a Europa ocidental. Revelando uma nova abordagem para o projeto de espaços comerciais na era do comércio virtual, a proposta desenvolvida pelo OMA segmenta esta estrutra histórica em quatro diferentes setores menores, promovendo a acessibilidade e a experiência física do usuário neste inovador novo ambiente de compras.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "OMA e Buro Happold projetam plano diretor para um distrito de saúde no Catar " [OMA / Reinier de Graaf and Buro Happold Reveal Autonomous Design for Health District in Qatar] 01 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970504/oma-e-buro-happold-projetam-plano-diretor-para-um-distrito-de-saude-no-catar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.