O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Museu
  4. Espanha
  5. Flores & Prats
  6. 2014
  7. Centro Cultural Casal Balaguer / Flores & Prats + Duch-Pizá

Centro Cultural Casal Balaguer / Flores & Prats + Duch-Pizá

Centro Cultural Casal Balaguer / Flores & Prats + Duch-Pizá
Centro Cultural Casal Balaguer / Flores & Prats + Duch-Pizá, Cortesia de Flores & Prats + Duch-Pizá
Cortesia de Flores & Prats + Duch-Pizá

Cortesia de Flores & Prats + Duch-Pizá Cortesia de Flores & Prats + Duch-Pizá Cortesia de Flores & Prats + Duch-Pizá Cortesia de Flores & Prats + Duch-Pizá + 39

  • Colaboradores

    Caterina Anastasia, Ankur Jain, Els van Meerbeek, Cristian Zanoni, Carlos Bedoya, Guido Fiszson, Ellen Halupczok, Julia Taubinguer, Paula Ávila, Nicolás Chara, Eugenia Troncoso, Israel Hernando, Hernán Barbalace, Benedikte Mikkelsen, Mar Garrido, Celia Carroll, Jorge Casajús, Juan Membrive, Oriol Valls
  • Estrutura

    Fernando Purroy
  • Pesquisa Arqueológica

    Roser Pérez, Margalida Munar, Magdalena Salas
  • Pesquisa Histórica e Documentação

    Dolores Ladaria
  • Análise Material

    Lend Consulting
  • Mais informações Menos informações
Cortesia de Flores & Prats + Duch-Pizá
Cortesia de Flores & Prats + Duch-Pizá

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casal Balaguer é um palácio do centro histórico de Palma, uma casa familiar secular, construída no século XIV, agora perde seu uso doméstico para se tornar um edifício público, um Centro Cultural para a cidade.

Valorizar os tempos contidos no edifício, suas qualidades físicas sem se distanciar das etapas históricas que o formaram nos permite atuar sem nos separarmos dele: se a observação não quer distinguir tempos, a ação não deve criar distâncias. Atuamos desde seu próprio interior, um pensamento físico e direto, transformando o edifício com a decisão de voltar a ocupá-lo, dando uma nova etapa, prolongando sua vida e o tornando mais sustentável.

Ao desenhar o edifício por muito tempo, ganhamos confiança para trabalhar nele sem distâncias físicas e temporais com a história, num tempo contínuo que fez com que as novas intervenções fossem incorporadas chegando a se confundirem com as demais, aparecendo a nossos olhos como se já existissem. O resultado final é uma nova geração, com coisas herdadas e coisas novas, um trabalho de deformação que toma o existente e desenha a partir dele. É uma metamorfose geométrica, mas também de materiais, proporções de vazios e dimensões.

Corte
Corte

O edifício se atualiza partindo do anterior, com uma transformação que acolhe as novas funções. O esforço está em fazer com que o antigo palácio expresse as máximas qualidades espaciais, materiais, históricas... pois a nova função nos permite ter muita liberdade para desenhar um novo edifício dentro do anterior, pesquisando as qualidades da antiga construção. Pensá-lo como uma construção, sem as constrições próprias do uso para o que estava destinado, nos permite deixar de vê-lo como um edifício de dimensões domésticas, e passa a valorizar suas qualidades espaciais e físicas como o início da nova ocupação.

Descobrir a condição de inacabado do edifício existente faz pensar que as ações sobre ele não estão terminadas, que se trata de algo em evolução, imperfeito, resultado da soma de etapas na qual não é apenas mais uma, nem a última. Este diálogo parte de uma confiança no que encontramos, de uma observação positiva que o valoriza e respeita como signos de uma anterior ocupação, dando ao projeto um sentido temporal onde no final não seja possível reconhecer de que época é este lugar.

Cortesia de Flores & Prats + Duch-Pizá
Cortesia de Flores & Prats + Duch-Pizá

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Flores & Prats
Escritório
Duch-Pizá
Escritório
Cita: "Centro Cultural Casal Balaguer / Flores & Prats + Duch-Pizá" [Centro Cultural Casal Balaguer / Flores & Prats + Duch-Pizá] 23 Dez 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759416/centro-cultural-casal-balaguer-flores-and-prats-plus-duch-piza> ISSN 0719-8906