As principais tendências arquitetônicas de 2018

MARS Case. Imagem © WU Qingshan

Em foi um ano repleto de novidades e é normal que muitas delas tenham passado em branco, mas nós estamos aqui para lembra-los. Em meio à este mar de projetos, prêmios, concursos e eventos, algumas tendências parecer ter se consolidado neste ano de 2018 - tendências que refletem as principais inquietações dos arquitetos e sugerem o caminho que a arquitetura está tomando.

Net Zero

Cortesia de Sydney Opera House

Ainda que os Estados Unidos da América tenham vergonhosamente e deliberadamente escolhido abandonar o acordo de Paris em 2017, a busca por um futuro livre de emissões de CO2 continua sendo notícia na terra do Tio Sam. Em setembro deste ano, 19 prefeitos de diferentes cidades dos Estados Unidos comprometeram-se com o grupo C40, a garantir que até 2030 todas as novas estruturas construídas em suas cidades sejam neutras em emissões.

Em Sidney, o futuro já chegou à Opera House de Jorn Utzon. Os responsáveis por uma das mais emblemáticas obras de arquitetura do século XX anunciaram que o edifício tornou-se neutro em emissões de gás carbono durante o último mês de setembro. Do outro lado do mundo, uma empresa de produção energia em Helsinque anunciou que irá converter toda a sua produção de energia a carvão e gás natural para processos neutros e de emissão zero até o ano de 2050.

Histórias como esta causaram um grande estrondo na mídia, mas ainda representam uma pequena parte se comparadas ao grande número de projetos inovadores que surgiram ao longo deste ano. 

Construção em madeira

© Sumitomo Forestry Co.

À medida que nos tornamos mais conscientes do impacto ambiental dos atuais sistemas construtivos, mais e mais arquitetos parecem estar comprometidos com um novo caminho que desponta no horizonte, a construção em madeira. No Japão, ela já é realidade, recentemente publicamos o projeto de um arranha-céu de 340 metros de altura que será construído em madeira. Edifícios deste tipo também foram propostos em Chicago, São Francisco e na Filadélfia. Oregon se tornou o primeiro estado americano a legalizar a construção de arranha-céus de madeira, enquanto que a Holanda está trabalhando para construir o maior edifício em madeira da Europa, certamente isto é só o começo e muitos outros projetos devem aparecer ao longo dos próximos anos.

Hyperloops

Cortesia de Plompmozes

Enquanto a tecnologia do hyperloop está cada dia mais perto de se tornar realidade, mais e mais arquitetos tem trabalhado em projetos visionários para as suas futuras estações, redes e projetos urbanos baseados nesta novíssima tecnologia de transporte. O UNStudio compartilhou recentemente uma proposta para uma estação de hyperloop que, devido a sua estrutura "escalada", podem ser facilmente expandida para cima ou para baixo, dependendo do local onde for implantada. A Foster + Partners, empresa com sede em Londres, também compartilhou o seu ponto de vista de como serão as redes de hyperloop no futuro, apresentando um projeto para a rede para o transporte de cargas a ser implantado em Dubai. Mais próximo de entrar em operação, em Abu Dhabi está sendo construída uma estação comercial de hyperloop que deverá estar funcionando a todo vapor já em 2020. O futuro parece cada dia mais próximo.

Vida em Marte

Tendo em vista todos os problemas que o planeta Terra vem enfrentando, não é nenhuma surpresa que muitas pessoas, inclusive arquitetos, estejam cada dia mais focados em projetar estruturas não apenas para o futuro, mas também para outros planetas. A Foster + Partners e a Open Architecture compartilham duas propostas para a futura humanização do planeta vermelho, apresentando seus projetos - já não tão utópicos -, no Goodwood Festival e no China House Vision respectivamente. Enquanto isso aqui na Terra, o TEN Arquitectos compartilhou um projeto para o novo centro de pesquisa da NASA, em comemoração aos 60 anos da organização. Falando na NASA, a agência espacial está totalmente comprometida com a vida extraterrestre: depois de organizar e convocar o 3D Printed Habitat Challenge, eles se comprometeram a trabalhar em conjunto com a equipe vencedora do concurso, a AI Spacefactory para por em prática este surpreendente projeto.

Expo 2020

Elusive Boundary Pavilion. Imagem Cortesia de Yong Ju Lee Architecture + Atelier KJ

Ainda falta um ano para a Expo 2020, mas ela já é uma das principais notícias no mundo da arquitetura. Diversos países anunciaram em 2018 os projetos de seus pavilhões nacionais que serão construído em Dubai daqui à pouco mais de um ano. Vale a pena acompanhar algumas destas propostas:

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "As principais tendências arquitetônicas de 2018" [The Architectural Trends that Dominated News Stories in 2018] 23 Dez 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/907952/as-principais-tendencias-arquitetonicas-de-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.