Ópera de Sydney se torna neutra em emissões de carbono

A Ópera de Sydney está comemorando uma conquista significativa no campo da sustentabilidade ambiental, reduzindo à zero as suas emissões de carbono cinco anos antes do que estava previsto. Um programa de eficiência e gerenciamento de energia e desperdício foi introduzido já há algum tempo, transformando a Ópera de Sydney em um "edifício zero carbono". Como resultado desta façanha, o governo australiano condecorou o edifício com o certificado nacional de compensação de cartono ou National Carbon Offset Standard (NCOS).

A famosa estrutura projetada por Jørn Utzon foi iluminada cerimoniosamente com luzes verdes na noite desta segunda-feira 24 de setembro em comemoração ao feito.

Ópera de Sydney se torna neutra em emissões de carbono - Mais Imagens

© Prudence Upton

As lâmpadas incandescentes da sala de concertos foram substituídas por lâmpadas LED personalizadas, resultando em uma economia de 75% com o sistema de iluminação e uma diminuição global do consumo de eletricidade de até 14%. Além disso, um novo sistema de controle e gerenciamento foi instalado para monitorar o consumo de energia e água dentro e fora do edifício. As unidades de condicionamento de ar, conectadas ao sistema pioneiro de resfriamento de ar através da água do mar, também foram substituídas por modelos mais modernos, resultando em uma economia de energia de 9%.

As taxas de reciclagem passaram de 25% para 60% através da implementação de um novo sistema de gerenciamento de resíduos, incluindo o desperdício de alimentos, transladados para um sistema de compostagem orgânica onde são transformados em energia, minimizando o impacto ambiental. Além disso, um amplo programa de educação sobre gestão de resíduos foi criado para atender aos funcionários e contratados.

Cortesia da Ópera House de Sidney

Com a ajuda de seu grande parceiro nesta empreitada, a Energy Australia, a Ópera de Sidney ainda está compensando as emissões de gás carbônico remanescentes, investindo em projetos internacionais certificados pelo NCOS. Como parte deste compromisso a instituição agora apoia o projeto “Eco Australia” gerenciado pela SouthPole, que combina a conservação da biodiversidade na Floresta Estadual de Annya, em Victoria, com um programa internacional de redução de emissões.

A sustentabilidade está no DNA da Ópera de Sidney. O arquiteto Jørn Utzon incorporou estratégias de sustentabilidade em cada detalhe do edifício ainda na década de 1960, quando muito pouco se falava sobre isso. Nosso objetivo é honrar e qualificar ainda mais esse belo legado, incorporando estratégias sustentáveis em tudo aquilo que fazemos. Tenho o orgulho de anunciar que, graças a um projeto à longo prazo, à criatividade e o apoio do nosso principal parceiro, a Energy Australia, nos tornamos neutros em emissões de carbono cinco anos antes da meta planejada.
-Louise Herron AM, CEO da Ópera de Sidney

© Hamilton Lund

O próximo passo no Plano de Sustentabilidade Ambiental da Opera House será reduzir o uso de energia em até 20%, atingir taxas de reciclagem de 85% em resíduos operacionais e manter seu status neutro em carbono ao menos até o seu 50º aniversário em 2023.

Via: Sydney Opera House

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Ópera de Sydney se torna neutra em emissões de carbono" [Sydney Opera House Becomes Carbon Neutral] 26 Set 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/902729/pera-de-sydney-se-torna-neutra-em-emissoes-de-carbono> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.