Schmidt Hammer Lassen projeta edifício de carbono zero para empresa de produtos químicos em Bruxelas

Quad campus. Imagem Cortesia de Schmidt Hammer Lassen

O escritório Schmidt Hammer Lassen divulgou imagens e detalhes de seu projeto para o concurso da sede da Solvay, uma empresa de materiais e produtos químicos, a ser construída em Bruxelas, na Bélgica. O projeto receou o primeiro prêmio no concurso e é resultado do trabalho em colaboração com o escritório Modulo Architects e a VK Engineers. Os arquitetos dinamarqueses priorizaram a sustentabilidade e a resiliência neste edifício zero carbono e praticamente auto-suficiente em energia.

A equipe vencedora foi escolhida dentre um seleto grupo internacional de escritórios de arquitetura, incluindo OMA, Valode & Pistre, Wilmotte & Associés e Henning Larsen.

Schmidt Hammer Lassen projeta edifício de carbono zero para empresa de produtos químicos em Bruxelas - Mais Imagens+ 13

Visão noturna. Imagem Cortesia de Schmidt Hammer Lassen
Fachada. Imagem Cortesia de Schmidt Hammer Lassen

O projeto será implantado em uma área de 22 hectares na capital belga, onde a Solvay desenvolve suas atividades desde 1953. A equipe de arquitetos procurou transcender a tipologia tradicional do edifício de escritórios, criando um espaço fluido para a colaboração entre as pessoas, promovendo à interação e inovação.

No lançamento do projeto, ficou claro para todos nós que um edifício compacto com uma entrada comum em um átrio amplo permitiria que todos os funcionários e visitantes compartilhassem da mesma experiência de forma a criar uma forte sensação de pertencimento. Traduzimos o desejo da Solvay por uma sede acolhedora, inovadora e sustentável através de um projeto arquitetônico ousado, que reflete seus valores primordiais e promove uma nova identidade para o futuro da empresa.
 -Tiago Pereira, Arquiteto associado da Schmidt Hammer Lassen

Anfiteatro. Imagem Cortesia de Schmidt Hammer Lassen
Parque. Imagem Cortesia de Schmidt Hammer Lassen

A Solvay definiu metas ambientais ambiciosas, com o objetivo de ter uma pegada zero de carbono além de um edifício auto-suficiente em energia. O projeto então foi definido dentro de um "campus verde" com um grande "jardim urbano" em frente para acolher aos visitantes e funcionários, contando com bancos, árvores e espelhos d'água. Acima, uma grande cobertura jardim oferecerá vistas panorâmicas para a paisagem do entorno, enquanto as aberturas zenitais e jardins rebaixados devem maximizar a conexão entre interior e exterior.

Visão no inverno. Imagem Cortesia de Schmidt Hammer Lassen
Entrada. Imagem Cortesia de Schmidt Hammer Lassen

O parque existente à oeste será reflorestado, com a recuperação de um afluente do rio Sena que passa pelo tereno. Em todo o Campus, a água da chuva será armazenada e reutilizada, além da implantação de lagoas de inundação que serão conectadas ao riacho de forma promover a biodiversidade local. Ao norte, um anfiteatro ao ar livre foi concebido levando em consideração as árvores existentes e tirando partido da topografia original do terreno.

Lobby. Imagem Cortesia de Schmidt Hammer Lassen
Escritórios. Imagem Cortesia de Schmidt Hammer Lassen

Este sistema de espaços ao ar livre guiam os visitantes até o hall transparente de acesso ao edifício, naturalmente iluminado e convidativo, contando ainda com um café e diretamente conectado ao Centro de Experiências. Cercado por espaços de trabalho informais, como uma grande escadaria social, o átrio também permitirá a conexão visual entre este espaço social e os espaços de trabalho formais nos pavimentos superiores do edifício.

Os dois primeiros pavimentos abrigam os laboratórios e oficinas, e os demais quatro pavimentos serão dedicados aos escritórios. São dois blocos que se conectam através do Centro de Convívio, o qual oferece aos funcionários espaços para relaxamento além de acesso direto aos terraços panorâmicos.

Croqui conceitual. Imagem Cortesia de Schmidt Hammer Lassen
Croqui conceitual. Imagem Cortesia de Schmidt Hammer Lassen

O edifício deverá receber a certificação BREEAM Excellent, uma vez que o projeto integra uma ampla gama de características sustentáveis, incluindo a utilização de energia geotérmica, células solares e ventilação natural. Por outro lado, a Solvay se comprometeu a minimizar o impacto de seus processos de fabricação e resíduos industriais no ar, na água e no solo.

Modelo. Imagem Cortesia de Schmidt Hammer Lassen

O anúncio do primeiro prêmio no concurso para a sede da Solvay, soma-se a outro projeto premiado desenvolvido pela Schmidt Hammer Lassen para mais um campus corporativo sustentável. O primeiro lugar no concurso para o novo campus da maior comunidade especializada em geotecnia da Noruega foi anunciado em janeiro deste ano.

Via: Schmidt Hammer Lassen

  • Arquitetos

  • Localização

    Bruxelas, Bélgica
  • Arquitetos responsáveis

    Schmidt Hammer Lassen Architects
  • Arquitetos locais

    Modulo Architects
  • Engenharia

    VK Engineers
  • Paisagismo

    Ontwerpbureau Pauwels
  • Complementares

    Istema NV
  • Prevenção contra explosões

    Abesco CVBA
  • Cenografia

    Kollision
  • Área

    42000.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

    Courtesy of Schmidt Hammer Lassen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Walsh, Niall. "Schmidt Hammer Lassen projeta edifício de carbono zero para empresa de produtos químicos em Bruxelas" [Schmidt Hammer Lassen Design Zero-Carbon Headquarters for Global Chemical Company in Brussels] 18 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896210/schmidt-hammer-lassen-projeta-edificio-de-carbono-zero-para-empresa-de-produtos-quimicos-em-bruxelas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.