O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Projeto de remodelação do MVRDV para o maior shopping urbano da Europa começa a ser construído

Projeto de remodelação do MVRDV para o maior shopping urbano da Europa começa a ser construído

Projeto de remodelação do MVRDV para o maior shopping urbano da Europa começa a ser construído
Projeto de remodelação do MVRDV para o maior shopping urbano da Europa começa a ser construído, © Kréaction
© Kréaction

No terceiro distrito da cidade francesa de Lyon, teve início a construção do Lyon Part-Dieu, um projeto desenhado por MVRDV que busca transformar o principal centro comercial da cidade. Com um fechamento de vidro parcialmente transparente e uma cobertura-jardim pública, o projeto revitalizará e integrará o que antes era um complexo introvertido construído em uma época dominada pelo automóvel.

Com 166 mil metros quadrados, o Lyon Part-Dieu é o maior centro comercial da Europa, construído em 1975. Para melhorar o complexo existente, o projeto do MVRDV se coloca como uma intervenção contemporânea na antiga fachada e uma reorganização do programa interno.

© Kréaction © Kréaction © Kréaction © Kréaction + 6

© Kréaction
© Kréaction
© Kréaction
© Kréaction

O desenho reestrutura cada lado do centro comercial para se integrar com as ruas vizinhas, ao mesmo tempo que uma cobertura-jardim que aponta para a Basílica Fourvière da cidade, cria um espaço de paz sobre as movimentadas ruas abaixo. Por meio da reorganização do interior e a reutilização de um estacionamento pré-existente, o MVRDV adicionou 32 mil metros quadrados de espaço público e comercial, com restaurantes, parques e um cinema.

© Kréaction
© Kréaction
© Kréaction
© Kréaction

As modificações significativas na antiga fachada de concreto buscam reconectar o centro comercial com seu entorno imediato e melhorar os fluxos de pedestres. Ao dissolver os padrões de concreto ali presentes, as modificações procuram criar uma transição na fachada do concreto ao vidro, ao passo que um revestimento de ação purificante ajudará a melhorar a qualidade do ar.

© Kréaction
© Kréaction

Para o Lyon Part-Dieu, desenhamos esta fachada com grandes pixels e esperamos que isso crie uma escala mais humana não só para o centro comercial, mas para todo o espaço. Em 2020, Lyon Part-Dieu será um lugar para a vida cotidiana e para compras, mas também para cultura e contemplação em um entorno reinventado. - Winy Maas, cofundador, MVRDV.

Graças a um sofisticado sistema de construção em etapas, o centro comercial operará durante todo o projeto. Com a construção acontecendo, espera-se que as modificações no Lyon Part-Dieu estejam prontas em 2020.

Arquitetos: MVRDV, SUD
Localização: Lyon, França
Arquitetos Encarregados: Winy Maas, Jacob Van Rijs, Nathalie De Vries
Equipe de Projeto: Winy Maas, Frans de Witt, Bertrand Schippan con Catherine Drieux, Antoine Muller, Daniel Diez, Maxime Cunin, Irene Todero, Jean-Rémi Houel, Leo Stuckardt, Saskia Kok, Boris Tikvarski, Paul Mas, Paul Sanders, Julius Kirchert , Andrei Ducu Pedrescu, Karolina Szóstkiewicz, Marie-Aline Rival, Solène de Bouteiller, Ana Melgarejo López, Clémentine Artru, Clémentine Bory, Davide Salamino, Maxime Richaud, Javier Cuenca, Severine Bogers, Marie Saladin, Francesco Barone e Pierre-Emmanuel Escoffier
Cliente: Unibal
Área: 166,000m2
Ano do Projeto: 2013+
Gestão de Projeto: Artelia
Paisagismo: BASE
Consultoria de fachadas: VP & Green
Consultoria de segurança contra incêndios: PCSI
Consultoria estrutural: Y Ingénierie, WSP
Economista: Cyprium
Controlador técnico: Socotec

Via: MVRDV

MVRDV Reveals Plans to Transform Part-Dieu Shopping Center in Lyon

MVRDV and the Mayor of Lyon have revealed plans to transform the city's Part-Dieu shopping center. The commission, awarded to MVRDV after the practice won a competition in 2013, focuses on preserving the center's original identity while redefining its public spaces and revitalizing its "iconic" facade.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Niall Patrick Walsh
Autor
Cita: Walsh, Niall. "Projeto de remodelação do MVRDV para o maior shopping urbano da Europa começa a ser construído" [Construction Begins on MVRDV’s Redesign for Europe’s Biggest Urban Shopping Center] 26 Mar 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/890999/projeto-de-remodelacao-do-mvrdv-para-o-maior-shopping-urbano-da-europa-comeca-a-ser-construido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.