Vendo através das camadas: materiais translúcidos na arquitetura

A translucidez, em sua essência, é uma propriedade óptica que permite a passagem total ou parcial da luz através de materiais, sem proporcionar uma visão clara dos objetos por trás deles. Apesar de sua aparente simplicidade, essa propriedade tem aplicações fascinantes no campo arquitetônico, gerando propostas atraentes e poderosas que brincam com a luz sem obstruir as vistas.

Tradicionalmente, as chapas de vidro têm sido o material simbólico associado à transparência, comumente usado na fabricação de portas e janelas. No entanto, avanços tecnológicos na produção e a exploração de materiais inovadores têm ampliado significativamente as oportunidades de aproveitar essa propriedade em aplicações tanto interiores quanto exteriores. Esses avanços desafiam limitações preconcebidas e incentivam a criatividade no desenvolvimento de propostas arquitetônicas inovadoras.

Vendo através das camadas: materiais translúcidos na arquitetura - Imagem 2 de 12
L'Architecture est dans le Pré / Claas architectes. Image © Tiziano Ercoli

Sejam compostos por tecidos, plásticos ou outros materiais, essa diversidade manifesta características específicas que os distinguem, contribuindo para uma estética distinta. Além disso, em certos casos, oferecem vantagens para iluminação e controle de temperatura interior. Por esses motivos, compilamos uma série de materiais translúcidos que se destacam no contexto da arquitetura contemporânea.

Tecidos e Fibras

Tecidos são renomados por sua aparência delicada. Embora, por si só, não sirvam como elementos de carga, sua versatilidade é aumentada por meio de tensionamento. Combiná-los com um sistema de postes ou cabos que desempenhem essa função estrutural aproveita sua flexibilidade, permitindo a criação de formas curvas ou planas em grande formato. Essa abordagem é particularmente eficaz em comparação com sistemas de construção rígidos, abrindo possibilidades estéticas e funcionais.

No ambiente externo, os tecidos se destacam em fachadas e telhados, graças à facilidade de transporte e leveza, aliadas à sua função adicional como efetiva proteção solar. Simultaneamente, em ambientes internos, os tecidos podem encontrar aplicações em divisórias, fornecendo privacidade por meio de divisões que obstruem parcialmente a vista. Nesse sentido, a combinação de tecidos e iluminação interior cria efeitos visuais marcantes, reminiscentes de um lanternim.

Vendo através das camadas: materiais translúcidos na arquitetura - Imagem 3 de 12
The Orangery / Lenschow & Pihlmann + Mikael Stenström. Image © Hampus Berndtson
Vendo através das camadas: materiais translúcidos na arquitetura - Imagem 4 de 12
Versatile Hanbok Creates Space / Farming Architecture. Image © Kyungsub Shin

Blocos de Vidro

Desde sua introdução no início do século XX, blocos de vidro passaram por altos e baixos em seu uso ao longo do tempo. A fabricação dessas divisórias envolve a fusão de duas seções de vidro, criando um espaço oco no centro que proporciona ao material propriedades isolantes térmicas e acústicas.

Uma das vantagens desse material é que, quando usado em formato de divisória, possibilita a criação de superfícies translúcidas com maior espessura em comparação com uma chapa de vidro. Além de suas dimensões variadas e características modulares, esse material é versátil em aplicações exteriores, servindo como elementos que podem compor toda a face de uma fachada, particularmente em projetos residenciais. Além disso, não requer um tratamento especial ou acabamento final, simplificando seu uso e manutenção.

Vendo através das camadas: materiais translúcidos na arquitetura - Imagem 5 de 12
Optical Glass House / Hiroshi Nakamura & NAP. Image © Koji Fuji / Nacasa & Partners Inc
Vendo através das camadas: materiais translúcidos na arquitetura - Imagem 6 de 12
House 47 / Reimers Risso Arquitectura. Image © Fernando Schapochnik

Malhas Metálicas

Semelhantes a tecidos, as malhas metálicas oferecem uma alternativa respirável aos derivados de vidro. Sua notável vantagem está em sua maleabilidade, permitindo que se adaptem perfeitamente a formas complexas. A clareza desse material é alcançada à medida que as telas permitem que a luz passe pelos espaços gerados entre os elos, criando um efeito de véu.

Em aplicações exteriores, essas telas podem ser combinadas com outros sistemas de construção para formar fachadas ventiladas, enquanto em interiores podem ser usadas como divisórias e elementos decorativos suspensos. Em ambos os contextos, o caráter metálico desse material se destaca, gerando efeitos visuais marcantes dependendo da incidência de luz e das combinações de tons dos elos utilizados.

Vendo através das camadas: materiais translúcidos na arquitetura - Imagem 7 de 12
Edoardo Tresoldi’s Installation. Image © Roberto Conte
Vendo através das camadas: materiais translúcidos na arquitetura - Imagem 8 de 12
Columbus Ohio Parking Garage, Schooley Caldwell Architects. Image © Brad Feinknophf

Plástico

De maneira geral, os plásticos são conhecidos por sua transparência e resistência. Dentro dessa categoria, termoplásticos, como o policarbonato, se destacam por serem leves e fáceis de termoformar, além de sua alta resistência em comparação com sistemas de vidro. Eles encontram diversas aplicações em fachadas, telhados e divisórias, destacando-se por suas qualidades isolantes devido à composição de câmaras de ar que reduzem a transmissão de calor. Além disso, se o descarte de policarbonato como resíduo for gerenciado adequadamente, ele pode ser reciclado para criar novos materiais.

Outros exemplos incluem a reutilização de objetos cotidianos feitos de plástico, apresentando-se não apenas como uma forma de reduzir nossa pegada ecológica, mas também de aproveitar a expressividade desse material e suas qualidades ao interagir com a luz. Essa abordagem destaca a versatilidade e o potencial sustentável de polímeros em diversos contextos.

Vendo através das camadas: materiais translúcidos na arquitetura - Imagem 9 de 12
Streetmekka Viborg / EFFEKT. Image © Rasmus Hjortshøj - COAST
Vendo através das camadas: materiais translúcidos na arquitetura - Imagem 10 de 12
L'Architecture est dans le Pré / Claas architectes. Image © Myriam Héaulmé

Mármore

Embora possa parecer contraditório devido à solidez que a pedra natural representa, algumas variedades de mármore possuem qualidades translúcidas ao interagir com a luz. Isso implica que, dependendo de sua aplicação e da fonte de luz, esse material pode permitir que a luz irradie durante o dia em uma fachada e brilhe de dentro para fora à noite, por exemplo. Além disso, sua natureza pétrea se traduz em benefícios consideráveis em termos de resistência do material e baixa manutenção.

Esteticamente, seus veios se tornam elementos poderosos, criando padrões que adicionam textura à arquitetura. Isso torna o mármore uma opção atraente, onde sua translucidez e resistência se combinam para fornecer soluções funcionais e visuais.

Vendo através das camadas: materiais translúcidos na arquitetura - Imagem 11 de 12
Perelman Performing Arts Center. Image © Iwan Baan
Vendo através das camadas: materiais translúcidos na arquitetura - Imagem 12 de 12
Perelman Performing Arts Center. Image © Iwan Baan

Comparado a materiais sólidos e opacos como concreto ou madeira, a arquitetura translúcida cria atmosferas distintas, convidando à exploração de diversas estéticas e configurações funcionais inovadoras. Ao facilitar a incidência de luz e vistas, esses elementos trazem uma nova dimensão não apenas em termos de privacidade, mas também para entender a interação entre espaços separados por eles, seja de dentro para fora ou como divisórias internas.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Tovar, Enrique. "Vendo através das camadas: materiais translúcidos na arquitetura" [Seeing Through Layers: Translucent Materials in Architecture] 21 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013529/vendo-atraves-das-camadas-materiais-translucidos-na-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.