Hassell apresenta masterplan de habitat lunar

Na semana passada, a Hassell apresentou o masterplan de Habitat Lunar, um conceito modular para uma base na lua. Desenvolvido em colaboração com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Universidade de Cranfield, o projeto visa contribuir para a formação do primeiro assentamento humano permanente na lua. Vários arquitetos renomados já contribuíram anteriormente para a exploração espacial por meio da arquitetura. Desde Buckminster Fuller até Foster + Partners, BIG e SOM, o catálogo arquitetônico no espaço exterior tem visto muitos avanços. Representando um grande passo à frente na exploração interplanetária, este masterplan da Hassell espera apoiar o desenvolvimento de uma comunidade na lua.

Hassell apresenta masterplan de habitat lunar - Imagem 2 de 8Hassell apresenta masterplan de habitat lunar - Imagem 3 de 8Hassell apresenta masterplan de habitat lunar - Imagem 4 de 8Hassell apresenta masterplan de habitat lunar - Imagem 5 de 8Hassell apresenta masterplan de habitat lunar - Mais Imagens+ 3

Este projeto envolveu antropólogos, psicólogos, roboticistas e astronautas, enfatizando a importância de uma abordagem abrangente para tornar o plano possível. O masterplan prioriza elementos de "habitabilidade" e considera restaurantes, arenas esportivas e estufas entre os locais sociais e recreativos para desfrutar.

Hassell apresenta masterplan de habitat lunar - Imagem 5 de 8
Cortesia de Hassell

O acesso ao espaço está se tornando mais barato a cada ano, então, ao longo das próximas duas décadas, as viagens espaciais evoluirão enormemente. A Lua é um lugar extremamente hostil para se viver. Sem atmosfera, os humanos precisam de infraestrutura inovadora para acessar água e oxigênio, ao mesmo tempo em que são submetidos a altos níveis de radiação. Precisamos começar a planejar como comunidades maiores podem não apenas sobreviver, mas também prosperar e viver na lua. -- Xavier De Kestelier, Chefe de Design da Hassell

Além disso, o sistema modular de habitat tem a intenção de apoiar as atividades de agências nacionais como a NASA, ESA e Jaxa e pode abrigar até 144 pessoas. Ele foi desenvolvido como parte do programa Discovery da Agência Espacial Europeia. Até 2024, espera-se que atenda empresas, agências e turistas. O assentamento lunar proposto foi selecionado por sua proximidade com dois corpos de água congelada: o Polo Sul Lunar e a Cratera Shackleton. Esses recursos e a luz solar contínua são considerados necessários para um modo de vida sustentável no esquema geral.

Hassell apresenta masterplan de habitat lunar - Imagem 7 de 8
Cortesia de Hassell

O conceito visa romper com ideias convencionais para assentamentos lunares ao utilizar um sistema modular impresso em 3D que se inspira nos tetrapods, comumente utilizados em estruturas de dissipação de ondas. As peças em forma de hexápode se encaixam para criar uma concha resistente à radiação, superando as dificuldades de construção em luas e suas gravidades específicas. Ao permitir a regeneração de componentes no local, o uso do solo lunar como material para impressão 3D incentiva o surgimento da construção sustentável.

Mecanismos inovadores de encaixe são usados no sistema de habitat da Hassell, permitindo uma construção flexível para acomodar futuros assentamentos. Este método de construção, possibilitado por simulações digitais, visa maximizar o uso de energia incorporada dos hexapods. Na semana passada, um modelo habitacional lunar feito com impressão 3D esteve em exibição no evento Space for Inspiration 2024.

Hassell apresenta masterplan de habitat lunar - Imagem 2 de 8
Cortesia de Hassell

No espaço sideral, a arquitetura tem sido usada para explorar como os humanos podem se adaptar a condições ambientais desafiadoras para criar locais habitáveis e funcionais. Em 2022, a NASA e a AI Space Factory desenvolveram a LINA (Lunar Infrastructure Asset), um posto avançado impresso em 3D para proteger astronautas e missões na Lua. Para a Expo 2025 Osaka do próximo ano, o Pavilhão dos Estados Unidos apresenta exposições imersivas que levam os visitantes a vários ambientes naturais pelo país e pelo espaço exterior. Por fim, o ArchDaily compilou recentemente uma seleção de 15 projetos arquitetônicos que demonstram que a vida na lua está mais próxima da realidade do que nunca.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "Hassell apresenta masterplan de habitat lunar" [Hassell Unveils Lunar Habitat Masterplan, Aiming to Revolutionize Interstellar Living] 12 Fev 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012973/hassell-apresenta-masterplan-de-habitat-lunar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.