WallMakers explora o desperdício e a escassez de materiais na Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023

A Trienal de Arquitetura de Sharjah foi inaugurada em 11 de novembro de 2023, com o tema "A Beleza da Impermanência: Uma Arquitetura de Adaptabilidade". Sob a curadoria de Tosin Oshinowo, o foco do programa foi fortemente direcionado ao Sul Global, explorando modelos alternativos que a região pode oferecer no futuro. Um dos destaques da Trienal foi o pavilhão nomeado "Corredor de 3 Minutos" projetado pela WallMakers, que explora nosso desperdício em escala global, investigando metodologias de reutilização de materiais.

WallMakers explora o desperdício e a escassez de materiais na Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023 - Imagem 2 de 8WallMakers explora o desperdício e a escassez de materiais na Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023 - Imagem 3 de 8WallMakers explora o desperdício e a escassez de materiais na Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023 - Imagem 4 de 8WallMakers explora o desperdício e a escassez de materiais na Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023 - Imagem 5 de 8WallMakers explora o desperdício e a escassez de materiais na Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023 - Mais Imagens+ 3

WallMakers explora o desperdício e a escassez de materiais na Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023 - Imagem 2 de 8
Cortesia de WallMakers

A crescente acumulação de resíduos em nossos ecossistemas, afetando tanto a terra quanto os oceanos, tornou-se uma preocupação global. Os pneus representam cerca de 2% desse volume de resíduos e são considerados altamente nocivos. Na verdade, apenas cerca de 30 milhões dos aproximadamente 280 milhões de pneus descartados anualmente em todo o mundo são reciclados ou reutilizados. O "Corredor de 3 Minutos" da WallMakers sugere que esses pneus sejam reaproveitados em construções usando a técnica de "Alvenaria de Pneus e Areia não Estabilizada". Ao apresentá-lo como material de construção robusto e confiável quando revestido com reboco de lama, a abordagem busca oferecer uma alternativa à escassez atual de recursos de construção.

WallMakers explora o desperdício e a escassez de materiais na Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023 - Imagem 8 de 8
Cortesia de WallMakers

A estrutura em formato de cúpula é uma representação visual elaborada a partir de pneus descartados, visando conscientizar a todos sobre a quantidade significativa de resíduos produzidos diariamente pelos seres humanos, equivalente a 684.931 pneus. Composto por 1.425 pneus, o pavilhão reflete a imensa quantidade de resíduos produzidos diariamente, assim como a possibilidade de que esses materiais possam ser convertidos em áreas habitáveis.


Artigo Relacionado

A arte na terra de Jim Denevan estreia em Abu Dhabi

Os pneus, coletados em vários locais de descarte em Sharjah, são utilizados na construção do pavilhão e preenchidos com areia do deserto, recurso frequentemente subestimado para construção. Esta inovadora abordagem de fechamento visa criar espaços termicamente isolados, mostrando a viabilidade da construção com esses materiais, mesmo na aridez de Sharjah e dos Emirados Árabes Unidos, dispensando a necessidade de resfriamento ativo para o conforto térmico.

WallMakers explora o desperdício e a escassez de materiais na Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023 - Imagem 4 de 8
Cortesia de WallMakers

Explorando a natureza passageira da impermanência, cerca de 95% do pavilhão está destinado a retornar para o deserto após a exibição. Alinhada com o tema geral da Trienal, "A Beleza da Impermanência: Uma Arquitetura de Adaptabilidade", a exposição visa se tornar uma plataforma para arquitetura e urbanismo no Oeste Asiático, Sul Asiático e África. Em Sharjah, a equipe do ArchDaily teve a oportunidade de conversar com a curadora, Tosin Oshinowo, discutindo sua visão curatorial, os temas principais do programa e os princípios por trás do evento. No início deste ano, foi anunciada a lista completa de participantes, composta por 29 arquitetos e escritórios de 25 países.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Fakharany, Nour. "WallMakers explora o desperdício e a escassez de materiais na Trienal de Arquitetura de Sharjah 2023" ["3-Minute Pavilion" by WallMakers Explores Waste and Material Scarcity at the Sharjah Triennial 2023] 07 Dez 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1010488/wallmakers-explora-o-desperdicio-e-a-escassez-de-materiais-na-trienal-de-arquitetura-de-sharjah-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.