Infográfico: a evolução da impressão 3D na arquitetura, desde 1939

Por muitos anos, geralmente abordado em tons de antecipação e excitação, ouvimos dizer que a impressão 3D revolucionará a indústria da arquitetura como a conhecemos. Mas se pararmos por um momento, refletir sobre o presente e olhar para o passado, fica evidente que a tecnologia há muito tempo vem remodelando o campo, passando por profundas transformações e introduzindo novas eras de design, construção e criatividade espacial. Operando como um processo de fabricação aditivo de camada por camada, a impressão 3D usa modelos digitais para criar objetos tridimensionais personalizados com um nível notável de precisão e eficiência, economizando tempo, gerando resíduos zero, reduzindo custos de mão-de-obra e criando oportunidades para protótipos rápidos e design iterativo. Ele permite que os arquitetos explorem oportunidades criativas e recuperem a autonomia, projetando elementos complexos e não padronizados dentro de um processo industrial e customizado em massa.

Infográfico: a evolução da impressão 3D na arquitetura, desde 1939 - Imagem 2 de 18Infográfico: a evolução da impressão 3D na arquitetura, desde 1939 - Imagem 3 de 18Infográfico: a evolução da impressão 3D na arquitetura, desde 1939 - Imagem 4 de 18Infográfico: a evolução da impressão 3D na arquitetura, desde 1939 - Imagem 5 de 18Infográfico: a evolução da impressão 3D na arquitetura, desde 1939 - Mais Imagens+ 13

Hoje, as possibilidades que a impressão 3D oferecem no campo são praticamente ilimitadas. Embora até pouco tempo tenha servido apenas para dar vida a modelos de arquitetura de mesa, a tecnologia agora pode ser usada em produção em larga escala para construir casas e comunidades inteiras com múltiplos materiais- dos comuns e massivos como concreto ou prontamente disponíveis como terra crua. O futuro não tão distante parece ainda mais promissor, com possíveis aplicações que variam de abrigos temporários e moradias acessíveis, a prédios vivos, grandes áreas urbanas e até colônias espaciais. Mas, para entender como chegamos aqui e podemos esperar para o futuro, é importante voltar ao início.

Muitos acham que as impressoras 3D surgiram de surpresa e de repente se tornaram populares. Longe disso; sua história pode ser rastreada até 1939, quando o inventor William E. Urschel criou o primeiro edifício de concreto impresso em 3D atrás de um pequeno armazém em Indiana, Estados Unidos. Sua chamada "máquina de construção de paredes" consistia em um mecanismo automático de compactação que lançava o concreto entre os discos de giro, consolidando e suavizando cada camada à medida que o material era extrudado. Muita coisa aconteceu desde então, na história evolutiva da impressão 3D; uma história que permanece inacabada.

Abaixo, embarcamos em uma jornada no tempo para revisitar os principais marcos que moldaram a trajetória da impressão 3D na arquitetura, impulsionando-a ao seu status atual e desbloqueando as portas para um futuro brilhante.

Infográfico: a evolução da impressão 3D na arquitetura, desde 1939 - Imagem 2 de 18
© Valeria Montjoy (ArchDaily)
Infográfico: a evolução da impressão 3D na arquitetura, desde 1939 - Imagem 3 de 18
© Valeria Montjoy (ArchDaily)
Infográfico: a evolução da impressão 3D na arquitetura, desde 1939 - Imagem 4 de 18
© Valeria Montjoy (ArchDaily)
Infográfico: a evolução da impressão 3D na arquitetura, desde 1939 - Imagem 5 de 18
© Valeria Montjoy (ArchDaily)
Infográfico: a evolução da impressão 3D na arquitetura, desde 1939 - Imagem 17 de 18
© Valeria Montjoy (ArchDaily)
Infográfico: a evolução da impressão 3D na arquitetura, desde 1939 - Imagem 18 de 18
© Valeria Montjoy (ArchDaily)

Explore a história da impressão 3D na indústria com esta seleção de artigos publicados no Archdaily (a partir dos anos 2010):

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Infográfico: a evolução da impressão 3D na arquitetura, desde 1939" 02 Set 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1005307/infografico-a-evolucao-da-impressao-3d-na-arquitetura-desde-1939> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.