A impressão 3D está pronta para entrar no mercado: primeiro edifício residencial está sendo construído na Alemanha

A impressão 3D está pronta para entrar no mercado: primeiro edifício residencial está sendo construído na Alemanha

O primeiro edifício residencial totalmente impresso em 3D está sendo construído na Alemanha pela empresa PERI GmbH segundo projeto desenvolvido pelos arquitetos e engenheiros da por MENSE-KORTE. Atualmente em estado avançado de construção na cidade de Beckum, no estado da Renânia Norte-Vestfália, a estrutura de dois pavimentos e aproximadamente 160 m2 de área total está sendo erguida através de um inovador sistema de construção 3D. Este será o primeiro edifício no país a empregar esta técnica de construção para fins comerciais, depois de ter passado ao longo dos últimos meses por todos os processos de aprovação e regulamentação pelas autoridades locais.

Chegamos ao momento em que as tecnologias de impressão 3D enfim, estão prontas para serem apropriadas pela industria da construção civil. Inserido no contexto de um projeto maior chamado de “Innovatives Bauen”, que procura promover o desenvolvimento de processos inovadores de construção civil no estado da Renânia Norte-Vestfália, este será o primeiro edifício residencial impresso em 3D na Alemanha. Em colaboração com Schießl Gehlen Sodeikat, a Universidade Técnica de Munique, e MENSE-KORTE ingenieure+architekten, a residência unifamiliar de dois pavimentos está sendo construída para a Hous3Druck GmbH. Como um marco para a tecnologia de impressão 3D no país, a construção do edifício em Beckum deverá incentivar o desenvolvimento de outros projetos similares na Alemanha, informou Thomas Imbacher, Diretor de Inovação e Marketing da PERI GmbH.

A impressão 3D está pronta para entrar no mercado: primeiro edifício residencial está sendo construído na Alemanha - Imagem 2 de 3
Cortesia de PERI

A construção impressa em 3D transformará para sempre a maneira como construímos e projetamos nossos edifícios residenciais. Como o primeiro experimento comercial em impressão 3D, estamos fazendo questão de avançar a um ritmo mais lento do que realmente é possível. Queremos aproveitar a oportunidade para ir ganhando experiência em todas as fases do processo de construção. Isso nos ajudará a melhor compreender onde podemos otimizar o trabalho das máquinas, reduzindo os custos operacionais desta tecnologia. -- Leonhard Braig, Diretor de Produção e de Abastecimento da PERI GmbH.

A impressão 3D está pronta para entrar no mercado: primeiro edifício residencial está sendo construído na Alemanha - Imagem 3 de 3
Cortesia de PERI

As impressoras 3D do tipo BOD2, utilizadas na obra em Beckum, levam cerca de cinco minutos para edificar 1m² de uma parede dupla. Desenvolvida pelo fabricante dinamarquês COBOD, as máquinas empregadas na construção do primeiro edifício residencial comercial na Alemanhaprecisam ser calibradas apenas uma vez, podendo mover-se ao longo de todo o gabarito da obra sem qualquer necessidade de reajuste”. Constituída por paredes triplas, preenchidas com um composto isolante, a estrutura do edifício pode ser posteriormente complementada se assim for necessário, permitindo a presença de trabalhadores humanos no canteiro de obras ao longo do processo de impressão.

O processo de impressão 3D oferecerá aos arquitetos e arquitetas um alto grau de liberdade quando estiverem projetando seus edifícios. Soluções inovadoras, as quais dificilmente poderiam ser executadas através de métodos mais convencionais de construção, agora serão possíveis e mais baratas. Com a construção do primeiro edifício residencial impresso em 3D na cidade de Beckum, queremos comprovar todo o potencial e vantagens dos processos de impressão 3D para a industria da construção civil. -- Waldemar Korte, sócio da MENSE-KORTE ingenieure+architekten.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "A impressão 3D está pronta para entrar no mercado: primeiro edifício residencial está sendo construído na Alemanha" [3D Printing for Residential is Market-Ready: Germany's First Building is Under Construction] 07 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950524/a-impressao-3d-esta-pronta-para-entrar-no-mercado-primeiro-edificio-residencial-esta-sendo-construido-na-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.