Impressão 3D de paredes leves e isoladas usando espuma mineral sem cimento

Aproveitando o poder da fabricação sem moldes por meio da impressão 3D robótica em larga escala, a pesquisa na ETH Zürich, em colaboração com a FenX AG, explora o uso de espuma mineral sem cimento feita a partir de resíduos reciclados. O objetivo é construir sistemas de parede monolíticos, leves e imediatamente isolados, minimizando o uso de materiais, mão de obra e custos associados.

A espuma mineral sem cimento é um material poroso que pode ser aplicado em densidades variadas, distribuindo estrategicamente isolamento e resistência onde necessário. Essa técnica otimiza o desempenho térmico e o consumo de energia necessários para aquecer os espaços interiores. Além disso, usando um único material com diferentes densidades, isso facilita a futura reutilização e reciclagem de suas partes, que já possuem uma pegada de carbono menor do que espumas de plástico ou concreto aerado.

Impressão 3D de paredes leves e isoladas usando espuma mineral sem cimento - Imagem 7 de 10
© Hyuk Sung Kwon
Impressão 3D de paredes leves e isoladas usando espuma mineral sem cimento - Imagem 8 de 10
© Hyuk Sung Kwon

Chamado Airlements, é um protótipo de parede composto pela montagem de quatro peças impressas em 3D, com uma altura de 2 metros. Cada segmento oco pesa 25 kg e foi impresso em menos de uma hora, permitindo que endureça ao longo de uma semana em um ambiente controlado. Operando em uma faixa de temperatura de 20 a 28 graus Celsius e uma umidade relativa de 20 a 70%, essa configuração elimina a necessidade de processamento intensivo em energia, um avanço significativo em relação a estudos anteriores envolvendo espumas minerais sem cimento. A textura corrugada de cada peça proporciona maior resistência e integridade à estrutura final.

Impressão 3D de paredes leves e isoladas usando espuma mineral sem cimento - Imagem 10 de 10
Diagrama: segmentação e fundição de espuma
Impressão 3D de paredes leves e isoladas usando espuma mineral sem cimento - Imagem 9 de 10
© Hyuk Sung Kwon

Para transformá-lo em um sistema monolítico coeso, o núcleo oco pode ser preenchido com espuma mineral e selado com uma cobertura protetora de argamassa sem cimento. Dessa forma, eles podem ser usados como paredes exteriores não estruturais. Além disso, o processo de fundição permite a integração perfeita de reforços e instalações de infraestrutura, ampliando as aplicações potenciais dessa tecnologia. À medida que a pesquisa avança, será enfatizado o aprimoramento da capacidade de carga dos elementos resultantes e a refinamento da precisão de fabricação do sistema de impressão 3D.

Impressão 3D de paredes leves e isoladas usando espuma mineral sem cimento - Imagem 2 de 10
© Hyuk Sung Kwon
Impressão 3D de paredes leves e isoladas usando espuma mineral sem cimento - Imagem 3 de 10
© Hyuk Sung Kwon

Equipe DBT: Patrick Bedarf, Anna, Szabo, Prof. Benjamin Dillenburger
Equipe FenX: Alex Heusi, Aybige, Öztüre, Lex Reiter, Enrico Scoccimarro, Michele Zanini, Etienne Jeoffroy
Suporte técnico: Tobias Hartmann, Cilgia Salzgeber, Jonathan Leu, Lucas Petrus, Philippe Fleischmann, Michael Lyrenmann, Heinz Richner, Bharath Seshadri, Angela Yoo
Fotografia: Hyuk Sung Kwon
Financiamento: Innosuisse 41905.1 IP-EE

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Impressão 3D de paredes leves e isoladas usando espuma mineral sem cimento" [3D Printing Lightweight, Insulated Walls Using Cement-Free Mineral Foam] 10 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001304/impressao-3d-de-paredes-leves-e-isoladas-usando-espuma-mineral-sem-cimento> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.