Construindo elementos complexos em concreto com fôrmas de espuma impressas em 3D

Com o objetivo de gerar um impacto significativo no consumo responsável e sustentável de recursos e energia na indústria da construção, a ETH Zürich em colaboração com a FenX AG está usando a impressão 3D de espuma (F3DP) para fabricar formas geometricamente complexas para a construção de elementos em concreto.

Essas fôrmas de espuma podem ser usadas como aplicações permanentes ou removidas e recicladas para imprimir novas, evitando o desperdício usual associado a essas volumetrias complexas. "Os elementos compostos minerais resultantes podem economizar até 70% de concreto, são mais leves e têm propriedades de isolamento aprimoradas."

Construindo elementos complexos em concreto com fôrmas de espuma impressas em 3D - Imagem 8 de 8
Courtesy of Patrick Bedarf | dbt
Construindo elementos complexos em concreto com fôrmas de espuma impressas em 3D - Imagem 2 de 8
Courtesy of Patrick Bedarf | dbt

Para testar seu desempenho, a equipe criou um protótipo com a geometria genérica de uma laje nervurada de 2 x 1,3 m com pontos de apoio em cada canto: "O desenho das nervuras segue as linhas isostáticas derivadas do padrão de tensão principal. A geometria resultante requer 24 formas elementos em 12 formas exclusivas."

Construindo elementos complexos em concreto com fôrmas de espuma impressas em 3D - Imagem 5 de 8
Courtesy of Patrick Bedarf | dbt
Construindo elementos complexos em concreto com fôrmas de espuma impressas em 3D - Imagem 6 de 8
Courtesy of Patrick Bedarf | dbt

Como explicam seus criadores, "Todos os elementos de espuma são fabricados com uma configuração de impressão 3D de espuma robótica (F3DP). Eles são inseridos manualmente em uma fôrma perimetral de madeira convencional antes de lançar o concreto reforçado com fibra de alto desempenho (UHPFRC). Após a cura, a fôrma de madeira é removida do protótipo e o elemento estrutural de construção é concluído."

Leia mais sobre esta inovação na página oficial da pesquisa..

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Construindo elementos complexos em concreto com fôrmas de espuma impressas em 3D" [Building Complex Elements in Concrete with 3D Printed Foam Formworks] 22 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974484/construindo-elementos-complexos-em-concreto-com-formas-de-espuma-impressas-em-3d> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.