Cidades como laboratórios vivos: os projetos de smart cities para Amsterdã, Singapura e Barcelona

Cidades são uma tela para a criatividade arquitetônica e o dinamismo da vida urbana. Nos últimos anos, elas assumiram um papel adicional: o de laboratórios vivos para uma arquitetura e um urbanismo inovadores. Cidades internacionais tornaram-se terrenos experimentais para a tecnologia arquitetônica, com práticas sustentáveis e princípios de design centrados no ser humano sendo testados e refinados. Essa mudança de paradigma não apenas transformou os aspectos físicos dos ambientes urbanos, mas também redefiniu a relação entre arquitetura, comunidade e o ambiente construído.

Cidades como laboratórios vivos: os projetos de smart cities para Amsterdã, Singapura e Barcelona - Imagem 2 de 6Cidades como laboratórios vivos: os projetos de smart cities para Amsterdã, Singapura e Barcelona - Imagem 3 de 6Cidades como laboratórios vivos: os projetos de smart cities para Amsterdã, Singapura e Barcelona - Imagem 4 de 6Cidades como laboratórios vivos: os projetos de smart cities para Amsterdã, Singapura e Barcelona - Imagem 5 de 6Cidades como laboratórios vivos: os projetos de smart cities para Amsterdã, Singapura e Barcelona - Mais Imagens+ 1

Cidades são centros de produtividade e crescimento econômico - com os cidadãos mais próximos geograficamente, os governos podem alcançar mais pessoas com os mesmos serviços e infraestrutura. Essa oportunidade traz questões igualmente enormes em termos econômicos, sociais e ambientais. À medida que as densidades populacionais aumentam e os recursos se tornam mais escassos, os desafios enfrentados pelos ambientes urbanos se tornam mais complexos. Em resposta, as metrópoles assumiram o papel de "laboratórios vivos" - espaços onde novas ideias de urbanismo e arquitetura de baixo para cima podem ser exploradas e avaliadas em ambientes do mundo real.

Cidades como laboratórios vivos: os projetos de smart cities para Amsterdã, Singapura e Barcelona - Imagem 5 de 6
Novo centro de transporte e desenvolvimento em Amsterdã / UNStudio. Imagem Cortesia de UNStudio

Inúmeros projetos de cidades inteligentes em todo o mundo transformaram metrópoles em centros de inovação. Essas iniciativas aproveitam a tecnologia de ponta, alavancando dados e engajamento cidadão para co-projetar ambientes urbanos habitáveis. Na escala de bairros ou localidades menores, esses projetos foram capazes de enfrentar desafios urbanos complexos e testar inovações sócio-técnicas na cidade "real". Abraçando o conceito de "laboratórios vivos", inúmeras cidades se tornaram centros globais de experimentação arquitetônica:


Artigo Relacionado

Projetando cidades inteligentes: uma abordagem humana

Amsterdã

Na busca por uma vida urbana sustentável, Amsterdã emergiu como a 15ª cidade mais tecnológica do mundo. Integrando soluções de ponta, fomentando a colaboração e priorizando o engajamento cidadão, Amsterdã está estabelecendo um exemplo inspirador para as cidades inteligentes em todo o mundo.

Cidades como laboratórios vivos: os projetos de smart cities para Amsterdã, Singapura e Barcelona - Imagem 6 de 6
Amsterdã. Imagem © Ingus Kruklitis

O Projeto Amsterdã Smart City está na vanguarda da revolução energética. Redes inteligentes facilitam a distribuição, consumo e produção eficientes de energia na cidade. Essas redes atuam como uma "usina de energia virtual", permitindo que as residências obtenham lucro ao vender qualquer energia excedente gerada por seus painéis solares, turbinas eólicas e usinas de biomassa para a cidade. Medidores inteligentes e sistemas de monitoramento de energia em tempo real também capacitam os cidadãos a monitorar e gerenciar seu consumo de energia.

Além disso, o projeto se dedica a criar um ecossistema de economia circular, fazendo a transição de utilização de recursos restauradores e regenerativos em vez de uso único. A cidade está trabalhando ativamente para reduzir sua dependência de novas matérias-primas e mapear fluxos de materiais para garantir a preservação de recursos valiosos. O projeto também visa redesenhar cadeias de produtos e materiais para alcançar uma maior circularidade.

A antiga área industrial de Buiksloterham está passando pela transformação em um distrito circular que integra espaços residenciais e comerciais. Buiksloterham atua como um campo de teste para sustentabilidade e circularidade, explorando métodos mais inteligentes de uso de materiais, sistemas de circuito fechado e a adoção de fontes de energia locais e renováveis.

Singapura

Singapura emergiu como líder global em inovação urbana e sustentabilidade. Com sua abordagem visionária, infraestrutura abrangente e compromisso em alavancar a tecnologia, Singapura se transformou em um laboratório vivo para soluções de cidades inteligentes.

Cidades como laboratórios vivos: os projetos de smart cities para Amsterdã, Singapura e Barcelona - Imagem 3 de 6
Sistema de Transporte de Singapura. Imagem © maison photography

Um dos pilares do Projeto Singapura Smart City é seu robusto sistema de transporte. A cidade-estado implementou soluções de mobilidade inteligente, incluindo uma extensa rede de sensores, sistemas de gerenciamento de tráfego em tempo real e opções integradas de transporte público. Os passageiros podem acessar informações de viagem em tempo real e pagar por viagens por meio de cartões inteligentes e aplicativos móveis. Essas iniciativas reduziram o congestionamento e os tempos de deslocamento, criando uma rede de transporte sustentável.

O projeto promove com sucesso práticas sustentáveis em ambientes e sistemas urbanos. A cidade-estado também implementou sistemas inovadores de gerenciamento de resíduos, como um sistema de coleta pneumático automatizado de resíduos que minimiza a necessidade de caminhões de lixo tradicionais e reduz as emissões de carbono. Singapura também está investindo pesadamente em gestão de água e soluções energicamente eficientes, como redes inteligentes e geração de energia solar.

Barcelona

No coração do Projeto Barcelona Smart City está uma visão de aproveitar a tecnologia e os dados para melhorar a qualidade de vida de seus residentes. O projeto foi estruturado em torno de cinco eixos: iniciativas de dados abertos; iniciativas de crescimento sustentável da cidade; inovação social; promoção de alianças entre centros de pesquisa, universidades, parceiros privados e públicos; e fornecimento de "serviços inteligentes".

Cidades como laboratórios vivos: os projetos de smart cities para Amsterdã, Singapura e Barcelona - Imagem 2 de 6
A cidade inteligente sem carros de Barcelona. Imagem © Stanislavskyi

O Projeto Barcelona Smart City reimagina espaços urbanos para melhorar a habitabilidade e promover o engajamento comunitário. Por meio da revitalização de praças públicas, parques e áreas amigáveis para pedestres, Barcelona criou espaços inclusivos que unem as pessoas. A cidade integrou tecnologias inteligentes nesses espaços como iluminação inteligente, lixeiras inteligentes e sensores de ruído para aumentar a segurança e o conforto em espaços públicos.

that bring people together. The city has integrated smart technologies into these spaces, such as smart lighting, smart bins, and noise sensors to enhance safety and comfort in public spaces.

No campo da governança baseada em dados, Barcelona se tornou um modelo para cidades em todo o mundo. A cidade adotou iniciativas de dados abertos, como o City Operating System, tornando as informações facilmente acessíveis ao público. As iniciativas de dados abertos de Barcelona estimularam o desenvolvimento de vários aplicativos e serviços de cidades inteligentes, desde ferramentas de planejamento urbano até plataformas de informações em tempo real.

Cidades Centradas no Cidadão

O que os projetos de Amsterdã, Singapura e Barcelona têm em comum é sua abordagem centrada no cidadão. O Smart Nation Fellowship Program de Singapura e a Smart Nation Sensor Platform ofereceram oportunidades para os cidadãos contribuírem com iniciativas de cidades inteligentes. O governo de Barcelona estabeleceu plataformas digitais como o Decidim Barcelona para permitir que os residentes participem dos processos de tomada de decisão. O Barcelona Digital City - um roteiro estratégico para a transformação digital da cidade - foi criado por meio de um processo colaborativo envolvendo cidadãos, empresas e várias partes interessadas. O Smart Citizens Lab e a Smart City Community envolvem "Amsterdammers" no futuro de seu ambiente construído.

Cidades como laboratórios vivos: os projetos de smart cities para Amsterdã, Singapura e Barcelona - Imagem 4 de 6
Amstel Design District / Mecanoo. Imagem © Mecanoo

As cidades como laboratórios vivos promovem uma cultura de co-criação e colaboração. A arquitetura e o desenho urbano, longe de serem domínio exclusivo de profissionais, moldam profundamente as experiências coletivas dos cidadãos. Ao envolver os moradores no processo de projeto, as cidades capacitam os indivíduos a contribuir com seus bairros e comunidades. O design participativo centrado no ser humano garante que o ambiente construído reflita as necessidades e aspirações de seus diversos habitantes.

À medida que as metrópoles continuam crescendo e enfrentando desafios complexos, o papel da arquitetura e do urbanismo torna-se cada vez mais vital. As cidades como laboratórios vivos oferecem um caminho promissor onde ideias inovadoras podem ser testadas, refinadas e, finalmente, integradas ao tecido da vida urbana. Ao aproveitar o poder da colaboração e do envolvimento da comunidade, as cidades podem se tornar ambientes vibrantes, inclusivos e resilientes que melhoram a qualidade de vida das próximas gerações.

Convidamos você a acompanhar a cobertura abrangente do ArchDaily sobre a Bienal de Veneza 2023: O Laboratório do Futuro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gattupalli, Ankitha. "Cidades como laboratórios vivos: os projetos de smart cities para Amsterdã, Singapura e Barcelona" [Cities as Living Laboratories: The Smart City Projects of Amsterdam, Singapore, and Barcelona] 17 Jun 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1001646/cidades-como-laboratorios-vivos-os-projetos-de-smart-cities-para-amsterda-singapura-e-barcelona> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.