OMA / David Gianotten e Circlewood desenvolvem sistema modular de madeira para escolas em Amsterdã

Como parte do consórcio Circlewood, o OMA, encabeçado por David Gianotten e Michel den Otter, desenvolveu um sistema modular para construir escolas que podem se adaptar e transformar ao longo de sua vida útil. O sistema foi escolhido pela cidade de Amsterdã para ser usado na construção de várias escolas nos próximos dez anos, como parte do programa Innovation Partnership School Buildings. A iniciativa visa construir escolas "de alta qualidade, flexíveis e sustentáveis" como forma de contribuir para a meta da cidade de se basear totalmente na economia circular até 2050.

OMA / David Gianotten e Circlewood desenvolvem sistema modular de madeira para escolas em Amsterdã - Imagem 2 de 6OMA / David Gianotten e Circlewood desenvolvem sistema modular de madeira para escolas em Amsterdã - Imagem 3 de 6OMA / David Gianotten e Circlewood desenvolvem sistema modular de madeira para escolas em Amsterdã - Imagem 4 de 6OMA / David Gianotten e Circlewood desenvolvem sistema modular de madeira para escolas em Amsterdã - Imagem 5 de 6OMA / David Gianotten e Circlewood desenvolvem sistema modular de madeira para escolas em Amsterdã - Mais Imagens+ 1

Com o OMA como Direção Criativa da iniciativa, o coletivo de arquitetos, engenheiros e pesquisadores da Circlewood projetou um sistema de colunas de madeira padronizadas e painéis de piso de madeira cruzada conectados por juntas de aço reciclado. O sistema cria uma estrutura estrutural de madeira, permitindo liberdade na disposição de paredes divisórias e estruturas não portantes que criam espaços interiores de diferentes tamanhos e usos. As paredes divisórias são biobaseadas e podem suportar atividades como escalada em ambiente interno ou agricultura vertical. O processo de design e fabricação é controlado digitalmente para garantir montagem rápida e desmontagem usando um guindaste elétrico no local.

OMA / David Gianotten e Circlewood desenvolvem sistema modular de madeira para escolas em Amsterdã - Imagem 2 de 6
IP Prédios Escolares - Modelo. Imagem © Arthur Wong, cortesia do OMA

Como os componentes são projetados para serem duráveis e adaptáveis, o sistema modular oferece flexibilidade para as escolas moldarem seus ambientes de aprendizagem. Além disso, os projetistas conceberam este método de construção como uma ferramenta pedagógica para ajudar os alunos a entenderem melhor os princípios de sustentabilidade e o impacto humano no meio ambiente. Painéis informativos instalados nas escolas mostrarão a pegada de carbono e o consumo de recursos. O sistema de pré-fabricação também minimiza as emissões durante a construção, materiais biobaseados e absorvedores de carbono são usados em toda a escola e os componentes do prédio podem ser totalmente reutilizados para garantir a adesão aos princípios de circularidade.

No âmbito do Programa de Parceria para Inovação, o OMA ajudará na seleção de escritórios de arquitetura emergentes para colaborar na criação de escolas individuais. Uma escola piloto em Amsterdã foi desenvolvida em colaboração com o Studio A Kwadraat. O edifício compacto tem como objetivo ir além do programa escolar tradicional e oferecer em seu lugar um centro integrado para crianças. Para refletir isso, cada fachada é projetada em resposta a necessidades específicas, incorporando elementos como toldos ou instalações de armazenamento de bicicletas. Um salão central permite uma variedade de atividades estruturadas e não estruturadas, enquanto a escola mantém sua adaptabilidade, flexibilidade no tempo e foco no usuário final, devido ao seu método de construção em "kit de construção".

OMA / David Gianotten e Circlewood desenvolvem sistema modular de madeira para escolas em Amsterdã - Imagem 3 de 6
IP Prédios Escolares - Escola Piloto. Imagem © Studio A Kwadraat, cortesia do OMA

Com este sistema, as novas escolas que serão construídas em Amsterdã, e esperamos em outros lugares na Holanda, podem expandir, reduzir ou variar em configurações para responder a diferentes necessidades ao longo do tempo. Quando uma escola fecha, o prédio pode ser completamente desmontado, e todos os componentes se tornam materiais de construção novamente. - Arquiteto David Gianotten, sócio-gerente do OMA

OMA / David Gianotten e Circlewood desenvolvem sistema modular de madeira para escolas em Amsterdã - Imagem 4 de 6
IP Prédios Escolares - Escola Piloto. Imagem © Studio A Kwadraat, cortesia do OMA
OMA / David Gianotten e Circlewood desenvolvem sistema modular de madeira para escolas em Amsterdã - Imagem 5 de 6
IP Prédios Escolares - Escola Piloto. Imagem © Studio A Kwadraat, cortesia do OMA

Recentemente, o OMA venceu o concurso para renovar o museu mais antigo do mundo para a cultura egípcia antiga, o Museo Egizio fundado em 1824 e sediado no Collegio dei Nobili em Turim, Itália. Durante a edição deste ano da Milan Design Week, o OMA revelou uma instalação encomendada pela SolidNature que explora a jornada da pedra natural desde a sua formação geológica até o produto acabado usado em projetos de design de interiores e arquitetura.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "OMA / David Gianotten e Circlewood desenvolvem sistema modular de madeira para escolas em Amsterdã" [OMA / David Gianotten and Circlewood Develop a Modular Wood System to Create Flexible Schools for the City of Amsterdam] 18 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000928/oma-david-gianotten-e-circlewood-desenvolvem-sistema-modular-de-madeira-para-escolas-em-amsterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.