Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza

Os humanos são programados para responder positivamente à natureza; o som crepitante do fogo, o cheiro de chuva fresca no solo, as características medicinais das plantas e da cor verde, a proximidade dos animais etc. Isso, junto com as condições ambientais críticas de hoje e a rápida urbanização, mudou o foco dos arquitetos para projetos ecologicamente conscientes que aproximam as pessoas da natureza. Eles exploraram várias abordagens: estruturas de taipa, materiais e móveis reciclados, projetos guiados pela luz solar... A prática foi tão impulsionada pela onda verde que as linhas se confundiram entre o que é verdadeiramente sustentável e ecológico e o que é greenwashing. Mas o que proporcionou a conexão biológica mais inata com a natureza foi a biofilia e o ato de "trazer o exterior para dentro" através do design.

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 2 de 25Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 3 de 25Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 4 de 25Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 5 de 25Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Mais Imagens+ 20

Por definição, o design biofílico promove o bem-estar incorporando elementos que estabelecem uma relação coerente entre a natureza, a biologia humana e o edifício – fisicamente, visualmente e emocionalmente. Isso inclui o uso de materiais naturais, incorporação de vegetação, abundância de luz natural e abertura de espaço para ventilação natural. A aplicação bem-sucedida dos princípios do design biofílico estimula um amplo espectro de benefícios físicos, mentais e comportamentais. Os benefícios físicos incluem melhor condicionamento físico, pressão arterial mais baixa e menos sintomas de doenças. Os benefícios mentais incluem motivação, produtividade, criatividade e diminuição do estresse e da ansiedade. Mudanças comportamentais e cognitivas incluem aprimoramento da habilidade de lidar com problemas, maior capacidade de atenção e aumento na interação social.

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 25 de 25
Casa POP-UP / FIGR Architecture & Design. Imagem © Tom Blachford

Durante décadas, cientistas, pesquisadores, arquitetos e designers têm explorado de forma colaborativa como utilizar os aspectos da natureza que são mais impactantes em nosso relacionamento com o ambiente construído. Muitos teóricos organizam os princípios do design biofílico em três categorias: natureza no espaço, natureza do espaço e análogos naturais, sendo que todos determinam uma conexão física, visual e emocional com o mundo natural. Essa estrutura, no entanto, vai além de materiais, luz e ventilação, os quais contribuem significativamente para os espaços biofílicos. O design biofílico eficaz permite que a terra seja a própria arquitetura, ou pelo menos uma grande parte dela. O que muitas vezes parece ser esquecido é que também é um design local, o que significa que a arquitetura não deve apenas se misturar com a natureza, mas também com o entorno do próprio projeto.

Veja como os arquitetos priorizaram o bem-estar humano e reforçaram a biofilia e a relação entre a natureza, a biologia humana e o ambiente construído através de 21 projetos de nosso banco de dados.

Seleção do material

Diante da crise ambiental e do foco no bem-estar, os arquitetos recorreram a uma arquitetura com consciência ambiental a fim de provocar uma mudança na prática atual, começando com os materiais com os quais os projetos são construídos. Por milhares de décadas, a Terra e seus recursos foram usados para construir estruturas monumentais que resistiram ao tempo. Mas foram estudos recentes que provaram como o uso desses materiais também cria respostas cognitivas e fisiológicas positivas. Com isso, os arquitetos voltaram a extrair materiais do terreno através de processos minimalistas, refletindo a geologia local para estabelecer autenticidade e um senso de lugar, além de promover a arquitetura voltada para a sustentabilidade.

The Wendy House / Earthscape Studio

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 10 de 25
The Wendy House / Earthscape Studio. Imagem © Syam Sreesylam

Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 3 de 25
Casa Impressa em 3D com Tecnologia TECLA / Mario Cucinella Architects. Imagem © Iago Corazza

Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri

Natureza dentro do espaço

Uma das maneiras mais proeminentes e comuns pelas quais os arquitetos integraram elementos biofílicos em seus projetos de interiores é através de vegetação, água e elementos de fogo. Os benefícios do paisagismo, ou incorporação de plantas em interiores, são ilimitados. Em termos de design biofílico, no entanto, as plantas não são escolhidas arbitrariamente, e sim com base nas condições climáticas, características geográficas e disponibilidade para garantir que o interior seja autenticamente único com seu ambiente. Vários estudos também mostraram que ver, ouvir ou tocar a água reduz o estresse, aumenta a tranquilidade e a concentração e diminui a frequência cardíaca, levando os arquitetos a instalar paredes de água, aquários, lagoas em miniatura, fontes e pequenas correntes.

Sede Wyndham / MIA Design Studio

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 2 de 25
Sede Wyndham / MIA Design Studio. Imagem © Trieu Chien

Residência Greenary / Carlo Ratti Associati

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 4 de 25
Residência Greenary / Carlo Ratti Associati. Imagem © Delfino Sisto Legnani and Alessandro Saletta from DSL Studio

Clínica Odontológica Nha Khoa Nu Cuoi Viet / BHA studio

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 11 de 25
Clínica Odontológica Nha Khoa Nu Cuoi Viet / BHA studio. Imagem © Hoang Le

Iluminação

Hoje em dia, sobretudo após as recentes alterações na dinâmica de trabalho, passamos a maior parte do tempo dentro de salas iluminadas com uma mistura de luz artificial e natural. No entanto, todas as possibilidades e flexibilidades de design que a luz artificial oferece ainda não substituíram a maneira como o corpo humano responde à luz natural, nem o quanto ele precisa dela para funcionar corretamente. O ritmo circadiano de um ser humano, ou o ciclo biológico de 24 horas, é influenciado principalmente pela recepção da luz, seguida pela temperatura e outros estímulos. Estar fortemente exposto à luz artificial, especialmente à noite, altera o relógio biológico do corpo e afeta a produtividade, o apetite e os níveis de energia. Como resultado, os arquitetos priorizaram a iluminação natural e garantiram que as características da luz artificial fossem quase idênticas a ela. As características biofílicas da luz englobam também as variações de luz e sombra, e como suas intensidades e a forma como se complementam em um espaço afetam o conforto visual dos usuários.

Workshop Ricostruzione - The New Dance School / Mario Cucinella Architects

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 5 de 25
Workshop Ricostruzione - The New Dance School / Mario Cucinella Architects. Imagem © Bellipario Geraldina

Casa 365° / A.H Architects

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 12 de 25
Casa 365° / A.H Architects. Imagem © Nacasa & Partners

St-Charles Dental Clinic / Studio Jean Verville architectes

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 13 de 25
St-Charles Dental Clinic / Studio Jean Verville architectes. Imagem © Maxime Brouillet

Fluxo de ar

Quando se trata de circulação de ar e conforto térmico, a biofilia pode ser caracterizada como um complemento das qualidades variações de temperatura e umidade. Idealmente, a qualidade do ar deve proporcionar conforto e vitalidade, bem como dar aos utilizadores a possibilidade de ajustar as condições térmicas, de forma manual ou automática, de acordo com suas necessidades e preferências.

The Vibes Office / Infinitive Architecture

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 6 de 25
The Vibes Office / Infinitive Architecture. Imagem cortesia de Infinitive Architecture
Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 8 de 25
The Vibes Office / Infinitive Architecture. Imagem cortesia de Infinitive Architecture

Escritório de Agricultura Urbana / VTN Architects

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 16 de 25
Escritório de Agricultura Urbana / VTN Architects. Imagem © Hiroyuki Oki

Capela Thorncrown / E. Fay Jones

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 15 de 25
Capela Thorncrown / E. Fay Jones. Imagem © Randall Connaughton

Acesso físico e visual à natureza

Para estabelecer ainda mais a conexão com a natureza, os arquitetos construíram projetos com interiores em conexão direta com a paisagem ao redor, fisicamente e visualmente. Essa zona cinzenta entre a arquitetura e o local onde ela se encontra limita a impressão de que foi “feito pelo homem” e promove uma sensação de abertura e liberdade, permitindo que a arquitetura e a natureza se tornem uma só.

Casa de Seis Quadrados / Young Projects

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 7 de 25
Casa de Seis Quadrados / Young Projects. Imagem © Alan Tansay

Gimme Shelter / gimme shelter solutions

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 20 de 25
Gimme Shelter / gimme shelter solutions. Imagem © James Silverman

Casa na Árvore em Forest Hills / Architecture BRIO

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 18 de 25
Casa na Árvore em Forest Hills / Architecture BRIO. Imagem © Photographix
Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 19 de 25
Casa na Árvore em Forest Hills / Architecture BRIO. Imagem © Photographix

Biomimética e formas orgânicas

Junto com intervenções naturais e os materiais de construção, formas e texturas orgânicas/biomórficas dos padrões encontrados na natureza também servem como grandes referências. As curvas, por exemplo, já dominam as tendências de design de interiores nos últimos dois anos, mas na verdade surgiram há séculos, quando os arquitetos encontraram inspiração na natureza a partir das linhas assimétricas de flores e animais. E como a psique humana prefere objetos visuais curvos porque sinalizam falta de ameaça, a expressão arquitetônica de formas orgânicas no design de interiores foi traduzida em móveis, iluminação, têxteis, divisórias e motivos de parede.

Zolaism Café / B.L.U.E. Architecture Studio

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 21 de 25
Zolaism Café / B.L.U.E. Architecture Studio. Imagem © Eiichi Kano

Creche em Guastalla / Mario Cucinella Architects

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 9 de 25
Creche em Guastalla / Mario Cucinella Architects. Imagem © Moreno Maggi

NOMA 2.0 / BIG

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 14 de 25
NOMA 2.0 / BIG. Imagem © Rasmus Hjortshoj

Organização e disposição espacial

Em termos de arquitetura de interiores e circulação, a biofilia é a adoção dos padrões espaciais encontrados na natureza e sua interpretação enquanto configuração de um espaço interno. O objetivo por trás desses padrões é priorizar o bem-estar dos usuários, especialmente se for um local desconhecido para eles. Em cenários assim, a mente humana muda automaticamente para o modo de sobrevivência e procura um lugar que ofereça segurança e proteção “do desconhecido”, semelhante à forma como os animais reagem em paisagens abertas. Esses padrões espaciais podem ser vistos arquitetonicamente como zonas de refúgio, áreas abertas ainda protegidas e espaços intermediários de transição, que reduzem os níveis de estresse e irritação e provocam uma sensação de proteção, criatividade e exploração.

Edgars Creek House / Breathe Architecture

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 22 de 25
Edgars Creek House / Breathe Architecture. Imagem © Tom Ross

Era Uma Vez na Casa Perche / Java Architecture

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 17 de 25
Era Uma Vez na Casa Perche / Java Architecture. Imagem © Caroline Dethier

Escritórios Second Home em Hollywood / Selgascano

Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 23 de 25
Escritórios Second Home em Hollywood / Selgascano. Imagem © Iwan Baan
Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza - Imagem 24 de 25
Escritórios Second Home em Hollywood / Selgascano. Imagem © Iwan Baan

Encontre mais interiores biofílicos na pasta My ArchDaily criada pela autora.

Este artigo é parte de uma série do ArchDaily que explora recursos da arquitetura de interiores, a partir de nosso próprio banco de dados de projetos. Todos os meses, iremos destacar como arquitetos e designers estão utilizando novos elementos, novas características e novas assinaturas em espaços internos em todo o mundo. Como sempre, no ArchDaily, apreciamos muito a contribuição de nossos leitores. Se você acha que devemos mencionar ideias específicas, envie suas sugestões.

Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Economia Circular. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Interiores biofílicos: 21 projetos que misturam arquitetura com natureza" [Biophilic Interiors: 21 Projects that Blend Architecture with Nature ] 06 Jan 2024. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/996026/interiores-biofilicos-21-projetos-que-misturam-arquitetura-com-natureza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.