Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri

Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Fotografia de Exterior, Tijolo, FachadaSunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, CamaSunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga, Fachada, ConcretoSunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Fotografia de Exterior, Tijolo, JanelaSunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Mais Imagens+ 22

Chikmagalur, Índia
  • Arquitetos: Design Kacheri
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  929 ft²)
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2021
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shamanth Patil
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Exide, Kohler, Pasolite, Studer, Trimble Sketchup, ZWsoft
  • Arquitetos Responsáveis: Chaitra Saraf, Nidhish Kurup
  • Equipe De Projeto: Alex Paul, Niyati Thakur, Kishor KS
  • Arquitetura: Design Kacheri
  • Construtora: Real Earth Engineers
  • Projeto Estrutural: Mrinmayee consultants
  • Projeto Elétrico E Hidrossanitário: Capstone Building Services & Consultants
  • Cidade: Chikmagalur
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Shamanth Patil

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Sunyata Eco Hotel foi projetado e construído para demonstrar como um edifício em um cenário urbano pode ser uma estrutura sustentável e ecologicamente correta. Esta abordagem vai além dos materiais escolhidos ou das técnicas de construção, mas também engloba todo o processo de construção e o dia-a-dia de operação do hotel. As exigências e o funcionamento de um hotel boutique onde estética, experiência, conforto e luxo andam de mãos dadas tiveram a máxima importância. O objetivo do projeto era alcançá-los de uma maneira completamente ecológica com a menor quantidade possível de emissão de carbono.

Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela
© Shamanth Patil
Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Fotografia de Interiores, Tijolo, Viga, Fachada, Concreto
© Shamanth Patil

O hotel foi construído principalmente com terra disponível localmente, usada em diversas formas — blocos de barro, terra compactada, terra batida e concreto de lama. A luz natural, a ventilação e o calor são regulados pela incorporação de jaalis de tijolo e técnicas de sombreamento mútuo. O hotel foi amplamente projetado como uma estrutura de suporte de carga, evitando colunas de concreto. Técnicas de construção antigas, como abóbadas de tijolo, telhados de arco, telhados de barro pré-moldados e placas de preenchimento foram todas utilizadas para ajudar a reduzir o concreto.

Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
© Shamanth Patil
Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Imagem 21 de 27
Planta Segundo Pavimento
Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Fotografia de Interiores, Dormitório, Iluminação, Janela, Viga, Cama
© Shamanth Patil

O layout do projeto é inspirado no 'thotti mane' ou casas pátio, estilo vernacular de construção na região de Malnad. A estrutura é projetada considerando os princípios bioclimáticos. Uma série de terraços recuados foram configurados com vista para o parque adjacente ao local e as colinas à distância. Esses terraços também ajudam a coletar o máximo de água da chuva durante as monções sazonais, deixando a agradável luz do norte entrar nos quartos. A água da chuva dos terraços é encaminhada para o pátio central e armazenada em grandes tanques de armazenamento de água criados entre a fundação. Esses tanques podem armazenar até 45.000 litros de água e o restante é direcionado para recarregar o poço aberto.

Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Shamanth Patil
Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Imagem 20 de 27
Planta Primeiro Pavimento
Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Janela, Fachada, Arco
© Shamanth Patil

A água coletada no pátio passa por filtros naturais e o excesso de água é coletado em um corpo de água. Um poço de 9,14 m (30 pés)  de profundidade é escavado para coletar água. Rompendo com a prática comum de escavação de poços, o poço aberto não tem nenhum impacto negativo sobre os aquíferos e também permite que a água subterrânea percorra as laterais. Uma eco STP cuida da água residual que também é reciclada para reutilização. A tecnologia exclusiva ECOSTP não utiliza produtos químicos ou energia para tratar a água. Em vez disso, ela imita os processos do mundo natural utilizando uma combinação de microorganismos, plantas e cascalho para limpar a água do esgoto e devolver a água limpa de volta à terra, completando o ciclo de vida sustentável do "berço ao berço".

Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela
© Shamanth Patil

O resfriamento passivo é obtido pela incorporação de uma combinação de chaminés solares (ao longo das paredes sul e oeste) e túneis de ar de terra conectados a poços de ar frio que se abrem em cada sala induzindo a ventilação passiva, evitando assim o ar condicionado em todos os espaços. Três alças de tubos PEAD de cerca de 75 m de comprimento são inseridas a cada -3,5 m do nível do solo. Estes tubos começam e terminam nas unidades de tratamento de ar no porão. Os painéis solares são utilizados para a produção de eletricidade, instalados de forma faseada. Todos os equipamentos envolvidos na construção, incluindo a fabricação de tijolos, foram alimentados por energia solar para evitar o consumo de eletricidade da rede.

Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Imagem 26 de 27
Corte 2
Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri - Fotografia de Exterior, Fachada
© Shamanth Patil

O interior é bem minimalista. Cada material e elemento da estrutura é destacado e aplicado de forma cru. Tijolos expostos, paredes de terra e concreto aparente com piso de pedra preta contrastante se tornam a identidade em cada espaço. Camas, sofás, cadeiras e guarda-roupas são feitos sob medida em cana. Alguns dos velhos móveis de cana e madeira também foram adquiridos e reaproveitados. Artesãos locais de pedra, de cana, oleiros e trabalhadores de plantações que estavam desempregados durante os meses de não-colheita foram treinados e empregados. O Sunyata Eco Hotel é hoje um hotel boutique auto-suficiente na geração dos recursos necessários para funcionar, sendo também um centro de experiências para viver em um espaço ecologicamente correto.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chikmagalur, Karnataka, India

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri" [Sunyata Eco Hotel / Design Kacheri] 24 Mai 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982430/sunyata-eco-hotel-design-kacheri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.