Casa 365° / A.H Architects

Casa 365° / A.H Architects - Fotografia de Interiores, JanelaCasa 365° / A.H Architects - Fotografia de InterioresCasa 365° / A.H Architects - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa 365° / A.H Architects - Fotografia de ExteriorCasa 365° / A.H Architects - Mais Imagens+ 18

Yokosuka, Japão
  • Arquitetos: A.H Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  256
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nacasa & Partners
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chaffwall, Gantan Beauty, NORD, Tidea Corporation, channel original
  • Arquiteta Responsável: Andrea Held Hikone
  • Equipe De Projeto: Yosuke Fujimoto
  • Supervisão De Construção: Wada Koumuten, Yuiti Hakozaki
  • Engenheiro Estrutural: Takashi Takamizawa
  • Paisagista: Yuta Itagaki
  • Projeto De Climatização: Keisuke Takanarita
  • Projeto Fotovoltaico: Smart Power, Daichi Nishiyama
  • Instalações Elétricas: Rie Nagai
  • Projeto De Instalações: Dai Kitamura
  • Engenharia Estrutural: Hashigotaka, Ladderup Architects
  • Paisagismo: Daishizen Inc.
  • Arquitetos: A.H Architects
  • Climatização: PS Company Ltd.
  • Elétrica: Muraden
  • Instalações Elétricas E Hidráulicas: Kitamura Sougo Setsubi
  • Cidade: Yokosuka
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Casa 365° / A.H Architects - Fotografia de Exterior
© Nacasa & Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. O nome e o conceito do edifício "365°" foram inspirados por um estilo de vida que começou a ter um significado completamente diferente do que tinha antes do desastre da pandemia. Muitas pessoas agora queriam trabalhar de casa, passar mais tempo com suas famílias e manter distância social quando necessário. Ao mesmo tempo, o nome é uma fusão do design circular com o conceito, com a esperança de que a família possa desfrutar de uma vida feliz e plena todos os dias, 365 dias por ano, neste maravilhoso pedaço de terra no topo de uma pequena colina, cercada por uma bela natureza em 360 graus.

Casa 365° / A.H Architects - Fotografia de Interiores, Janela
© Nacasa & Partners
Casa 365° / A.H Architects - Imagem 20 de 23
Planta - Térreo

O local está localizado em um terreno alto, com vista para o mar e para o Monte Fuji na direção sudoeste, então o projeto começou com uma grande abertura no lado oeste. Porém, o local também está sujeito a ventos fortes vindos do mar, não sendo possível adicionar beirais para bloquear o sol. A solução encontrada foi um pátio como um local protegido do vento forte e do sol, dispondo os quartos ao redor do pátio. Essa configuração permite que as janelas voltadas para o perímetro e para o pátio sejam abertas de acordo com a direção do vento, além de permitir que os moradores escolham onde passar o tempo: ao ar livre, no interior ou no pátio. Reconhecendo que o ambiente natural é belo e exigente, a casa é projetada com a ideia de como viver neste terreno.

Casa 365° / A.H Architects - Fotografia de Interiores, Janela
© Nacasa & Partners
Casa 365° / A.H Architects - Imagem 21 de 23
Planta - Superior
Casa 365° / A.H Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Terraço
© Nacasa & Partners

O ponto chave desta casa é o seu design que faz você se sentir ao ar livre. O espaço ao ar livre traz calma e conforto, aliviando o estresse diário e a fadiga mental e proporcionando uma oportunidade para desacelerar e relaxar. A forma circular é uma forma de incorporar a paisagem e uma forma que acompanha as intermináveis atividades da vida diária. O pátio corta o céu e reflete as cenas que circulam de uma sala para outra, de um espaço para outro e de uma atividade para outra.

Casa 365° / A.H Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Nacasa & Partners

Para reduzir o consumo de energia, o desempenho da casa foi considerado desde os sistemas de resfriamento, aquecimento, ventilação e iluminação até o layout dos vários cômodos e tecidos (cortinas alveolares, etc.). Ao mesmo tempo, é importante considerar o ar quente e frio irradiado do entorno da edificação, que tem grande influência no conforto térmico de toda a casa. Considerando medidas de isolamento de alto nível e minimizando a diferença da temperatura externa, um ambiente térmico confortável foi alcançado. A combinação de janelas que podem ser abertas manualmente e sistemas de aquecimento e resfriamento controlados automaticamente pode criar um ambiente individualmente confortável para cada membro da família.

Casa 365° / A.H Architects - Fotografia de Interiores
© Nacasa & Partners

No entanto, existem limites para como os sistemas passivos sozinhos podem lidar com calor extremo e alta umidade, por isso é necessário contar também com sistemas ativos (equipamentos mecânicos). Ao utilizar a luz solar, o calor e a água da chuva e convertê-los em energia, é possível viver de forma independente sem depender de infraestrutura externa. Como essas energias são produzidas no local, todos os equipamentos podem operar quase como de costume, mesmo em caso de desastre. A independência energética proporciona uma confortável sensação de segurança para as famílias que vivem aqui.

Casa 365° / A.H Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Nacasa & Partners
Casa 365° / A.H Architects - Imagem 23 de 23
Corte
Casa 365° / A.H Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Nacasa & Partners

O conforto visual também é importante para otimizar a saúde e o conforto. A qualidade do espaço do entorno, a vista, a quantidade e qualidade da luz que entra no edifício são fatores muito importantes, pois cada um os percebe de forma diferente. Por isso, utilizamos diversas formas de captação de luz para proporcionar aos locais uma ampla variedade de luminosidade, ao invés de apenas duas opções de claro ou escuro. Dependendo do estado de espírito, do clima e da hora do dia, pode-se mudar o local onde se passa o tempo em busca de uma luminosidade confortável.

Casa 365° / A.H Architects - Imagem 22 de 23
Elevação

O edifício está imerso nas constantes mudanças do mar e do céu, dando-lhe uma variedade de expressões. Nosso objetivo era projetar um lugar onde as pessoas que costumavam sentar no mesmo lugar apenas por um curto período de tempo passassem mais tempo, ouvindo atentamente o som do vento e das ondas, e descansando suas mentes e corpos. Ao ser libertado da velocidade da vida diária, a criatividade é aprimorada como resultado. Esperamos que as pessoas relaxem e aproveitem as expressões diárias e em constante mudança que podem ser experimentadas neste local.

Casa 365° / A.H Architects - Fotografia de Exterior, Floresta
© Nacasa & Partners

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa 365° / A.H Architects" [365° House / A.H Architects] 16 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/994718/casa-365-degrees-ah-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.