Creche em Guastalla / Mario Cucinella Architects

Creche em Guastalla / Mario Cucinella Architects

© Moreno Maggi© Moreno Maggi© Moreno Maggi© Moreno Maggi+ 29

  • Equipe De Projeto:Alberto Casarotto, Irene Sapenza, Alberto Bruno, Yuri Costantini
  • Consultoria De Paisagismo:Marilena Baggio
  • Rendering:Cristian Chierici – CC79
  • Estruturas:Geoequipe Studio Tecnico Associato
  • Engenharia Elétrica E Mecânica:Area Engineering srl
  • Acústica:Enrico Manzi
  • Construção:Scisciani e Frascarelli Impresa Edile
  • Estrutura De Madeira:Rubner Holzbau SpA
  • Fornecedores:Saitec Company srl
  • Esquadrias:Promo SpA
  • Arquitetos:Mario Cucinella, Marco dell’Agli
  • Cidade:Guastalla
  • País:Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Moreno Maggi
© Moreno Maggi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto do MCA ganhou o concurso de arquitetura realizado em fevereiro de 2014 para a concepção e construção da nova creche no Distrito de Guastalla (Reggio Emilia, Itália). O novo edifício irá substituir duas escolas existentes danificadas pelo terremoto que atingiu a área em maio de 2012 e vai acolher até 120 crianças entre 0 e 3 anos de idade.

© Moreno Maggi
© Moreno Maggi

MCA buscou estimular a interação das crianças com o espaço envolvente de acordo com uma visão de "ensinar" em que nada é deixado ao acaso, desde a distribuição das áreas de ensino até a escolha de materiais de construção e a integração entre os espaços internos e externos.

© Moreno Maggi
© Moreno Maggi
Planta Baixa
Planta Baixa
© Moreno Maggi
© Moreno Maggi

Os elementos arquitetônicos da nova creche, como a forma da sua planta, a sua organização, a escolha dos materiais, todas as percepções sensoriais relacionadas com a luz, as cores, os sons e as sugestões táteis, foram concebidas levando em consideração os aspectos pedagógicos e educativos relacionados com o crescimento das crianças.

© Moreno Maggi
© Moreno Maggi

A estrutura envolve o uso de materiais naturais com baixo impacto ambiental. Em particular, a estrutura de suporte foi feita em madeira, um material seguro e ideal para manter o isolamento térmico do edifício.

© Moreno Maggi
© Moreno Maggi

O bom isolamento térmico, a distribuição ideal das superfícies transparentes, a utilização de sistemas avançados de captação de águas pluviais e a inserção de um sistema fotovoltaico no telhado permite com que o edifício minimize o uso de equipamentos mecânicos para atender às necessidades energéticas da creche. 

© Moreno Maggi
© Moreno Maggi

Mesmo as áreas de circulação foram projetadas para serem vividas com curiosidade e prazer: os percursos se abrem e possuem áreas de lazer e de encontro, nichos onde as crianças podem permanecer e elementos transparentes para que as crianças possam ser cuidadas e observadas.

Corte Transversal EE
Corte Transversal EE
Corte Transversal FF
Corte Transversal FF

A partir da sinalização interna, também articulamos a viagem sensorial fora do edifício, que integra as árvores existentes e abrange a estrutura criando áreas protegidas para as atividades das crianças, educadores e pais.

© Moreno Maggi
© Moreno Maggi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:42016 Guastalla RE, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Creche em Guastalla / Mario Cucinella Architects" [Kindergarten in Guastalla / Mario Cucinella Architects] 28 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786149/creche-em-guastalla-mario-cucinella-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.