Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Noticias de Arquitetura

Noticias de Arquitetura

Estúdio Módulo é finalista de concurso para uma clínica dentária e instituto de formação em Ruanda

O escritório paulistano Estúdio Módulo, dirigido por Guilherme Bravin e Marcus Vinicius Damon, foi um dos finalistas do concurso internacional Hope Dental Center: Rwanda Clinic and Trainning Institute. Organizado pela Archstorming, em parceria com a His Hands On Africa (HHOA), o concurso tinha como objetivo escolher o projeto que será construído e abrigará uma clínica dentária e um instituto de formação em Kigali, capital do Ruanda.

Conheça a maior biblioteca pública BIM do mundo criada pelo Ministério da Indústria e ABDI

Não mais o futuro, o sistema BIM já é efetivamente o presente da arquitetura e da construção civil no Brasil e no mundo. A sigla advém da expressão Building Information Modelling - ou, em português, Modelagem da Informação da Construção - e consiste em um sistema de representação digital das características físicas e funcionais de um projeto, possibilitando o "uso integrado de informações relativas a cada obra."

Em foco: Richard Neutra

Embora o modernismo seja bastante criticado por impor definições universais a diferentes pessoas e lugares, foi o implacável foco nessa linguagem que tornou Richard Neutra (8 de abril de 1892 - 16 de abril de 1970) famoso. Sua visão flexível e personalizada em relação ao modernismo levou à criação de uma série de residências particulares que eram - e ainda são - muito procuradas, fazendo dele um dos modernistas mais influentes de meados do século nos EUA. Sua arquitetura de geometria simples, estrutura racional e muitos planos transparentes se tornou objeto de algumas icônicas fotografias de Julius Schulman, representando toda uma era do design dos Estados Unidos.

Rede "Urbanistas conta o Corona" lança cartilha de prevenção contra COVID-19

Como se proteger do coronavírus na rua, ao chegar em casa e dentro da própria residência? A rede Urbanistas contra o Corona elaborou uma cartilha para orientar a população em cada uma destas situações. A publicação ilustrada lista medidas de prevenção e categoriza os riscos de contaminação quando se está na rua (alto), no retorno à casa (médio) e no espaço privado do lar (baixo).

CHYBIK + KRISTOF propõe recuperar a histórica estufa de Gregor Mendel

No 200º aniversário do nascimento de Gregor Mendel, CHYBIK + KRISTOF dará vida à histórica estufa da abadia de St. Thomas Agostiniano em Brno. Local onde o famoso cientista e pai da genética moderna conduziu seus experimentos pioneiros, a estufa está localizada nos jardins do mosteiro agostiniano do século XIV. A edificação original foi destruída por uma tempestade na década de 1870 e, em 2022, a equipe pretende devolver o significativo local para antiga de cidade de Brno.

© monolot © monolot © monolot © monolot + 17

Shift Architecture Urbanism propõe solução para comércio local em tempos de pandemia

O Shift Architecture Urbanism apresentou recentemente o resultado de uma pesquisa relâmpago à respeito da comercialização de produtos de necessidade básica em cidades em estado de shut down. Os arquitetos defendem que, disseminando e diluindo os grandes mercados de rua e as grandes concentrações de pessoas, é possível atuar na micro-escalada, fornecendo alimentos frescos, saudáveis e de maneira segura à população em quarentena domiciliar.

Banco do Brasil lança pacote de créditos para arquitetos em meio à crise de COVID-19

Atendendo à solicitação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o Banco do Brasil anunciou um pacote de medidas com condições especiais para apoiar arquitetos e urbanistas e as empresas do setor nesse momento de impacto econômico causado pelo coronavírus.

UNStudio explora a textura do vidro em dois projetos de reuso adaptativo

O UNStudio concluiu dois projetos de remodelação nos Países Baixos que reveem as técnicas tradicionais de envidraçamento. Localizados em Eindhoven e Amsterdã, os projetos se inspiram na história e na cultura locais, restaurando e conectando as duas estruturas existentes aos seus respectivos contextos urbanos.

© Evabloem © Evabloem © Evabloem © Evabloem + 16

Obras do Pier 55 mostram a ilha artificial perto de ser concluída na costa de Nova Iorque

Após superar muitos obstáculos, o tão aguardado parque e espaço de apresentações nova-iorquino está perto de ser concluído. As obras do Pier 55 estão a todo vapor, como mostram algumas fotografias recentes feitas por Paul Clemence (Archi-Photo).

© Paul Clemence © Paul Clemence © Paul Clemence © Paul Clemence + 25

Nova Iorque busca adaptar rapidamente hospitais para atender a demanda causada por COVID-19

À medida que o número de pessoas infectadas com o coronavírus atinge níveis assombrosos em Nova Iorque, as autoridades buscam soluções rápidas e eficientes para atender a demanda por espaço para os pacientes. Lutando contra o tempo, a cidade busca maneiras de alterar as estruturas existentes.

Moriyama & Teshima projeta novo centro de pesquisa sobre abelhas no Canadá

O escritório Moriyama & Teshima Architects projetou o novo Centro de Pesquisa sobre Abelhas da Universidade de Guelph, no Canadá. Segundo anunciado no ano passado, a equipe venceu o concurso para criar uma nova instalação para a Escola de Agricultura de Ontario, um projeto que fará extenso uso da madeira como material construtivo.

Cortesia de Moriyama & Teshima Cortesia de Moriyama & Teshima Cortesia de Moriyama & Teshima Cortesia de Moriyama & Teshima + 9

World Architecture Festival mantém data em dezembro e estende prazo de inscrições

O World Architecture Festival e o World Festival of Interiors: Inside estão programados para acontecer entre 2 e 4 de dezembro, em Lisboa. A organização pretende manter a data do evento, ao passo que escritórios do mundo todo continuam enviando seus projetos. 

Edital para arquitetos e engenheiros atuarem no combate ao COVID-19 oferece salários de R$ 10 mil

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) publicou hoje um edital de processo seletivo para cadastro reserva de até 6 mil profissionais, para atuarem temporariamente no combate à COVID-19 na Rede Ebserh. Além de profissionais da área da saúde, o edital é aberto também a arquitetos e engenheiros para jornadas de 40 horas semanais e salário de R$ 10.350,45.

Pavilhão da Rússia na Bienal de Arquitetura de Veneza será virtual

Em um comunicado em seu website e perfil no Instagram, o Pavilhão da Federação Russa anunciou que sua exposição Open! na Bienal de Arquitetura de Veneza lançará progressivamente seu conteúdo on-line. Lidando com o recente surto de COVID-19 que levou ao adiamento da Bienal de Veneza 2020, o pavilhão se transformará em uma plataforma digital, antecipando a nova data de abertura do evento.

Grafton Architects vence concurso para o novo Centro Anthony Timberlands nos EUA

A Grafton Architects acaba de ser escolhida como a grande vencedora do concurso internacional de arquitetura para o projeto do novo Centro Anthony Timberlands de Inovação em Design e Materiais da Universidade do Arkansas. Desenvolvido em colaboração com os arquitetos do Modus Studio, o centro de pesquisa deverá entrar em fase de projeto executivo ao longo dos próximos meses.

Trienal de Lisboa apresenta série de debates sobre imaginação arquitetônica

A Trienal de Arquitetura de Lisboa divulgou em seu canal no Vimeo a série de debates Talk, Talk, Talk realizada no âmbito de sua edição de sua 5ª edição, que teve curadoria geral de Éric Lapierre. Dividida em cinco grandes exposições, a Trienal abordou em uma delas a imaginação arquitetônica, tema da mostra Espaço Interior e também dos debates aqui mostrados.

Opposite Office propõe hospital temporário no aeroporto de Berlim para combater coronavírus

O estúdio Opposite Office propôs transformar o novo aeroporto de Berlim, em construção desde 2006, em um "super-hospital" para pacientes com coronavírus. Na tentativa de preparar o sistema de saúde e aumentar suas capacidades, a firma apresentou uma alternativa de reuso adaptável, projetando soluções adaptadas ao contexto para combater a pandemia.

Salone del Mobile. Milano é adiado para abril de 2021

À luz da pandemia de coronavírus que afeta o mundo inteiro, o conselho do Salone del Mobile. Milano decidiu adiar a edição de 2020 para o próximo ano. O evento internacional ocorrerá, portanto, de 13 a 18 de abril de 2021.

A cultura urbana do coronavírus: conversa entre Guilherme Wisnik e Giselle Beiguelman

A Escola da Cidade volta a realizar seu Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea em formato de “lives” públicas e abertas. No episódio de hoje, Guilherme Wisnik recebe Giselle Beiguelman para uma conversa inspirada pela série Coronavida, publicada na Revista seLecT.

Prêmio Obra do Ano 2020: Conheça os vencedores

Na semana passada, anunciamos os 15 finalistas do Obra do Ano de 2020, um prêmio que celebra o melhor da arquitetura lusófona, convidando nossos leitores a escolherem seus projetos favoritos construídos nos países de língua portuguesa. Hoje chegou o dia de conhecer os vencedores do ODA 2020.

Hospital temporário no Pacaembu começará a receber pacientes de coronavírus

O hospital de campanha do Pacaembu, montado emergencialmente para conter a demanda causada pela pandemia de COVID-19 em São Paulo, começará a receber pacientes a partir do dia 1º de abril, quarta-feira. A estrutura hospitalar funcionará dentro do estádio localizado na região central da cidade e terá capacidade para 200 leitos para pacientes de baixa complexidade.

OMA inaugura nova loja de departamentos na Coréia do Sul

Projetado pelo OMA / Chris van Duijn, o mais novo Centro Comercial “The Galleria” acaba de ser inaugurado em Gwanggyo, na região sul de Seul, na Coréia do Sul. O complexo que leva assinatura do OMA é a sexta filial inaugurada pela loja de departamentos no país, a qual encontra-se localizada no centro de uma nova área de desenvolvimento urbano da cidade de Seul.

© Hong Sung Jun, cortesia de OMA © Hong Sung Jun, cortesia de OMA © Hong Sung Jun, cortesia de OMA © Hong Sung Jun, cortesia de OMA + 13

IABsp lança proposta de plano emergencial para arquitetura em meio à pandemia de COVID-19

A pandemia global provocada pelo coronavírus tem demandado ações emergenciais para salvar vidas que, por sua vez, demandam medidas complementares para preservar empregos e renda, especialmente da parcela mais vulnerável da população. No campo da arquitetura e do urbanismo não é diferente: a precarização de parte significativa dos profissionais se agrava em função da imposição do isolamento social como medida absolutamente essencial para enfrentar a pandemia. Sem reservas para garantir condições mínimas de sobrevivência, muitas arquitetas e arquitetos estão sem alternativas. Medidas emergenciais, como a renda básica, em discussão no Congresso, são urgentes. Acertadamente focam em pessoas de baixa renda, mas ações adicionais são necessárias, dada a dimensão da crise.

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.