1. ArchDaily
  2. Furnitures

Furnitures

Designer se inspira na topografia argentina para projetar mobiliário urbano

O designer argentino Cristian Mohaded compartilhou conosco seu mais recente projeto: Norte & Sur, uma coleção de bancos desenvolvida para a Durban, marca de equipamentos urbanos da Argentina.

O projeto tem como objetivo reinterpretar e materializar uma paisagem abstrata inspirada na topografia do território argentino. São dois bancos com uma superfície rugosa na parte superior, enquanto que a parte de baixo apresenta uma geometria acidentada.

Caterina Moretti e Alejandra Carmona combinam rocha vulcânica, mármore e cobre em peça culinária

Caterina Moretti e a designer Alejandra Carmona desenvolveram um novo produto para PECA, chamado Tribu. Trata-se de um objeto que combina rocha vulcânica, mármore e cobre, conformando um conjunto único para conter diferentes molhos.

Móvel adapta sua geometria e permite usos distintos em um espaço de 20 m²

Um móvel de geometria variável de três módulos [cozinha, estante e cama individual] permite adatar o espaço aos diferentes usos requeridos. A estante funciona, quando necessário, como divisória. 

Luminária de madeira carbonizada e concreto, por Studio2

Studio-2, equipe composta pelos arquitetos chilenos Cristian Soza e Felipe Fuentealba Cabion, atualmente busca o desenvolvimento de mobiliários únicos, diferentes e duradouros, “uma busca entre o conhecido e o por conhecer", utilizando materiais comuns com técnicas fora do comum, proporcionando elegância e nobreza a cada peça forjada em suas mãos.

Neste caso, o estúdio projetou uma lâmpada de leitura chamada Petreo-2, composta de madeira carbonizada, concreto armado e uma lâmpada incandescente de carbono.

Passarela de pedestres é construída sem a necessidade de ferragens

Inspirado na ponte autoportante de Leonardo da Vinci, o arquiteto Diego Poblete desenvolveu uma estrutura montada em menos de 15 minutos e que, segundo o estudo, poderia suportar cerca de 500 kg. Concentrando-se no objetivo de solucionar problemas de conectividade em localidades rurais, Poblete desenvolve um sistema de peças de madeira que são montadas entre si sem usar um só parafuso, otimizando o uso de recursos e facilitando sua construção.

Com isso podemos facilitar o trajeto das crianças à escola em bairros rurais, em áreas onde os caminhos são interrompidos por rios e córregos. Além disso, uma vez que a estrutura tenha cumprido sua vida útil, as peças podem ser facilmente substituídas por outras novas, ainda que a madeira, sendo um material natural, possa ser reutilizada ou reciclada. Desta forma, a ponte de pedestres é também uma solução amigável ao meio ambiente.

O projeto nasce do trabalho de graduação do arquiteto como uma passarela e baseada em módulos que podem ser replicados para abranger tramos maiores, sendo sua principal vantagem a não utilização de pregos e parafusos, utilizando a tradicional técnica de encaixes de madeira.

Peças cerâmicas industrializadas criando mobiliários urbanos, por ENORME Studio

Em 1855 o alemão Carl Schlickeysen tornou pública sua patente "Universal Patent Brickmaking machine", a primeira máquina destinada a fabricar tijolos por extrusão de maneira industrial.

SCHLICKEYSEN é um sistema de mobiliário modular que funciona a partir de dois módulos de suportes metálicos e blocos cerâmicas para lajes de tamanho padronizado. A partir desses três elementos pode-se criar todo o tipo de configurações; mesas de pique-nique, bancos, arquibancadas, topografias; mediante o simples empilhamento dos suportes metálicos e o uso dos blocos de laje como superfície horizontal de apoio.

Peças cerâmicas industrializadas criando mobiliários urbanos, por ENORME Studio - Image 1 of 4Peças cerâmicas industrializadas criando mobiliários urbanos, por ENORME Studio - Image 2 of 4Peças cerâmicas industrializadas criando mobiliários urbanos, por ENORME Studio - Image 3 of 4Peças cerâmicas industrializadas criando mobiliários urbanos, por ENORME Studio - Image 4 of 4Peças cerâmicas industrializadas criando mobiliários urbanos, por ENORME Studio - Mais Imagens+ 17

Soufuu: Arquitetura para descanso e desconexão

Baseado na simplicidade e funcionalidade, o designer espanhol Jordi Iranzo criou Soufuu, um módulo lúdico que permite o encontro entre as pessoas enquanto se deixa de lado a conexão com o mundo tecnológico.

Soufuu, com forma semelhante a uma casa, encoraja as e pessoas a se reunirem e criar hábitos sociais diferentes, dialogando com o exterior e experimentando novas formas de interação.

Soufuu: Arquitetura para descanso e desconexão - Image 1 of 4Soufuu: Arquitetura para descanso e desconexão - Image 2 of 4Soufuu: Arquitetura para descanso e desconexão - Image 3 of 4Soufuu: Arquitetura para descanso e desconexão - Image 4 of 4Soufuu: Arquitetura para descanso e desconexão - Mais Imagens+ 28

"Lugar de encontro para amigos", um módulo temporário de livros e jogos na Cidade do México

LEA (Lugar de Encontro para Amigos) é uma instalação localizada no Foro Lindbergh, situado no Parque México, na Cidade do México. Trata-se de um módulo temporário de livros e jogos rodeado por mesas, cadeiras e bancos móveis que criam uma âncora única para a programação cultural. O projeto baseou-se em uma prática nova na Cidade do México: urbanismo participativo e Placemaking, que referem-se ao fomento da participação comunitária para a criação de espaços públicos ativos e atrativos. 

A estrutura que contém duas estantes que se desdobram tem capacidade para mais de 500 livros e uma dezena de jogos. Seu processo de fabricação é modular, replicável e respeita o patrimônio construído dentro de seu contexto.

RG24 / Rui Grazina

Este é um objecto que parte do desenho de uma esfera. Esta é dividida em duas superfícies iguais por um plano que a corta simetricamente.

Estúdio Crototipos cria luminárias a partir de resíduos industriais

Crototipos é um estúdio argentino fundado em 2012 pela designer Manuela Majul e pelo arquiteto Gerónimo Frezzini com o objetivo de desenvolver projetos artísticos que valorizem o aproveitamento de recursos. Em sua produção, reutilizam resíduos industriais para o desenvolvimento de objetos e protótipos. 

Apresentamos a seguir duas de suas criações: q.b, uma luminária lúdica que permite que o usuário altere sua forma e emissão de luz; e Rascacielos, um conjunto de luminárias que retratam a paisagem urbana, incorporando materiais industriais reutilizados. 

Estúdio Crototipos cria luminárias a partir de resíduos industriais - Image 1 of 4Estúdio Crototipos cria luminárias a partir de resíduos industriais - Image 2 of 4Estúdio Crototipos cria luminárias a partir de resíduos industriais - Image 3 of 4Estúdio Crototipos cria luminárias a partir de resíduos industriais - Image 4 of 4Estúdio Crototipos cria luminárias a partir de resíduos industriais - Mais Imagens+ 53

MiniMe - Mesa Infantil / Camila Thiesen

MiniMe - Mesa Infantil / Camila Thiesen - Image 1 of 4MiniMe - Mesa Infantil / Camila Thiesen - Image 2 of 4MiniMe - Mesa Infantil / Camila Thiesen - Image 3 of 4MiniMe - Mesa Infantil / Camila Thiesen - Image 4 of 4MiniMe - Mesa Infantil / Camila Thiesen - Mais Imagens+ 6

A mesa infantil foi projetada para ter dupla função, servindo também como quadro negro. O tampo da mesinha tem furação para balde de lápis e sob ele espaço para armazenar giz. O banco acompanha o mesmo desenho dos pés da mesa.

Mesa Lateral Dobrável / TEN Muebles

TEN Muebles é um projeto de design de móveis promovido em 2015 pelo arquiteto argentino Federico Pellegrini. Seu projeto mais recente é a mesa lateral dobrável e uma mesa e quatro banquetas dobráveis, especialmente concebidas para exposição no Salone del Mobile 2016 em Milão.

A forma deste desenho responde à busca pela otimização do espaço tanto em relação à função quanto à construção. O trabalho em madeira e corda do produto utiliza a versatilidade como um elemento propositivo, de mudança, de ação e movimento.

Linha Nômade / Fernando Jaeger

A linha Nômade, desenhada por Fernando Jaeger, é composta pelas seguintes peças: mesa lateral, mesa de centro e banco. Mais recentemente foram agregadas a esta linha as cadeiras Asa e Delta.

Molécula / Ian Hsü + Gabriel Rudolphy

Ian Hsü e Gabriel Rudolphy apresentam seu novo projeto, um móvel modular de aço que pode ser empilhado a fim de criar de distintas formas.

Aparador Marcel / Fabrizzio Simonetti

Projetado pelo arquiteto Fabrizzio Simonetti para a Formabilio, "Marcel" é um aparador elegante de madeira e metal tubular inspirado no movimento moderno do período entre guerras. O mobiliário apresenta linhas muito simples, sem detalhes ou adornos.

Sistema Modular DLK / Dellekamp Arquitectos

Desenhado por Dellekamp Arquitectos para a marca de móveis mexicana Pirwi, DLK é um sistema modular que permite a combinação de múltiplas versões do mobiliário.

Casinha de cachorro e mesa Nidin / Fabbricabois

"Compartilhar um lugar com um animal de estimação pode ser difícil se não há muito espaço, porém, isso pode mudar se integrarmos, de alguma maneira, as necessidades dos animais com as nossas." Esta é a ideia por trás de Nidin, uma mesa de centro que pode ser apropriada para vários usos e que também funciona como uma casinha para cães e gatos.

Starch Boutique / Elie Metni

O arquiteto Elie Metni compartilhou conosco seu recente projeto Starch Boutique, uma série de banquinhos idênticos de madeira que podem ser combinados livremente para servir de apoio ao trabalho de jovens designers libaneses.

Fruteira Rising Shell / Robert van Embricqs

É provável que esse projeto, chamado "Rising Shell" não se encaixe na categoria de Mobiliários, por se tratar de uma fruteira. Mas seu design particular, entrelaçado, de tamanho mediano, poderia ser utilizado num móvel. Projetado por Robert van Embricqs, este decorativo contentor de frutas é sua adição mais recente à série de cadeiras e mesas Rising.

Mesa "Times 4 coffee" / Gonçalo Campos

Desenhada pelo português Gonçalo Campos, a mesa de café "Times 4 coffee" reconhece a necessidade de armazenamento e a individualidade numa solução simples e prática. Graças a suas quatro partições, este mobiliário cria um inovador tipo de armazenamento, baseado num sistema de rotação que revela um quarto por vez.

RG21 / Rui Grazina

A RG21 é uma caixa de jóias singular pelo seu tamanho, pela sua funcionalidade e pelos materiais em que é construída. Rui Grazina reduziu a sua dimensão ao mínimo e atribuiu-lhe cinco faces utilizáveis com o mesmo número de gavetas, todas elas de diferentes formatos e funções. Tem como dimensões 18x18x18cm.

RG21 / Rui Grazina - Image 1 of 4RG21 / Rui Grazina - Image 2 of 4RG21 / Rui Grazina - Image 3 of 4RG21 / Rui Grazina - Image 4 of 4RG21 / Rui Grazina - Mais Imagens+ 16

Mobiliário de uso misto / Sebastián Erazo Fischer

Projetadas por Sebastián Erazo Fischer para um típico hall de entrada de um apartamento em Berlim - onde se costuma tirar os sapatos ao entrar -, estas unidades da série Uso Misto foram feitas para se sentar, tirar os sapatos e guardá-los, além de servirem para pendurar casacos e guardar outros acessórios comuns.

Cadeira Bow Spring / Conor Coghlan

Conor Coghlan, estudante de arquitetura da Harvard GSD, compartilhou conosco seu novo projeto de mobiliário chamado Bow Spring, que consiste em uma cadeira arqueada projetada e fabricada como parte de uma oficina de fabricação de móveis no MIT. Interessado em como os braços e pernas da cadeira poderiam trabalhar em conjunto como uma estrutura em mola de arco duplo, o resultado é um móvel extremamente resistente para cargas diretas, porém flexível e responsivo aos movimentos do usuário.

Aparador Wave / Sebastián Errazuriz

O aparador Wave do artista e designer Sebastián Errázuriz é a nova criação de uma série de esculturas funcionais que incorporam sua tradição na marcenaria e o domínio do material nas belas artes. Essa peça de mobiliário se abre com especial delicadeza e beleza; cada ripa se move individualmente, gerando um movimento conjunto semelhante a uma sanfona de papel.

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.