O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Furnitures
  3. Mesa Lateral Dobrável / TEN Muebles

Mesa Lateral Dobrável / TEN Muebles

  • 14:00 - 13 Junho, 2016
  • por
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Mesa Lateral Dobrável / TEN Muebles

TEN Muebles é um projeto de design de móveis promovido em 2015 pelo arquiteto argentino Federico Pellegrini. Seu projeto mais recente é a mesa lateral dobrável e uma mesa e quatro banquetas dobráveis, especialmente concebidas para exposição no Salone del Mobile 2016 em Milão.

A forma deste desenho responde à busca pela otimização do espaço tanto em relação à função quanto à construção. O trabalho em madeira e corda do produto utiliza a versatilidade como um elemento propositivo, de mudança, de ação e movimento.

Cortesia de Federico Pellegrini
Cortesia de Federico Pellegrini

Descrição do arquiteto. O principal objetivo dos meus projetos é a reflexão sobre a utilização do espaço, em relação à função. Utilizar a otimização e a economia de recursos como uma força criativa de objetos funcionais que reinventam e propõem uma interação física e visual com o usuário.

A mesa dobrável TEN é um objeto que pode ser usado como uma mesa de café ou mesa de apoio, em suas configurações "aberta/fechada". Ao mesmo tempo completam o conjunto de quatro banquetas dobráveis TEN dispostos no interior da estrutura.

Cortesia de Federico Pellegrini
Cortesia de Federico Pellegrini

Suas medidas são 1.03x0.57x0.50m (aberta) e 0.22x0.57x0.50m (fechada).

Tanto a mesa como as banquetas são construídas com madeira guatambú multilaminada de 21 milímetros, madeira macia, branca e sem nós, originária de Missões, Argentina. O acabamento é natural e de laca mate preta na parte central. Nas banquetas são utilizados 13 metros corda de polipropileno de 6 mm na cor preta, que funciona como elemento ergonômico e estrutura principal.

A forma é resultado de uma busca conceitual, mais que estética.

O conceito de economia e otimização também se reflete na forma. A mesa é composta por quatro peças retangulares iguais, que são divididas usando a subtração como modo de corte. O que se busca é o aproveitamento máximo do material sem que haja desperdício algum. A mesma operação, realizada com roteador CNC, aplica-se às banquetas dobráveis TEN, em que a parte central é separada da estrutura periférica para, em seguida, ligarem-se por um eixo de rotação.

Cortesia de Federico Pellegrini
Cortesia de Federico Pellegrini

As banquetas dobráveis também têm a sua versão em madeira maciça de Zoita Misionera, que é de tom claro, muito resistente e sem nós.

Federico Pellegrini

Pessoalmente, eu entendo a realidade latino-americana como um trama sensível das limitações, promotoras de oportunidades que, sem deixar lugar para o desperdício, incentiva a criatividade, a otimização e a consciência da utilização de nossos recursos naturais, econômicos e materiais.

A falta de espaço, seja por um obstáculo econômico ou simplesmente por condições físicas do território, é um outro ponto de interesse particular.

Cortesia de Federico Pellegrini
Cortesia de Federico Pellegrini

Como um designer independente, me surgem as perguntas: Qual é o compromisso e/ou missão de meus produtos? Como posso ser competitivo em um mercado industrializado e otimizado milimetricamente? Como posso usar os recursos que meu território, minha indústria e minha tecnologia fornecem? Como devo projetar para obter produtos competitivos, de baixo custo e alto valor agregado?

Tenho interesse no design como um transmissor da cultura, o design que pode narrar, ensinar, sugerir ou motivar. Um design principalmente ATIVO.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Piedad Rojas
Autor
Cita: Rojas, Piedad. "Mesa Lateral Dobrável / TEN Muebles" [Foldable Side Table / TEN Muebles] 13 Jun 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/789011/foldable-side-table-ten-muebles> ISSN 0719-8906