O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Furnitures
  3. Estúdio Crototipos cria luminárias a partir de resíduos industriais

Estúdio Crototipos cria luminárias a partir de resíduos industriais

Estúdio Crototipos cria luminárias a partir de resíduos industriais

Crototipos é um estúdio argentino fundado em 2012 pela designer Manuela Majul e pelo arquiteto Gerónimo Frezzini com o objetivo de desenvolver projetos artísticos que valorizem o aproveitamento de recursos. Em sua produção, reutilizam resíduos industriais para o desenvolvimento de objetos e protótipos. 

Apresentamos a seguir duas de suas criações: q.b, uma luminária lúdica que permite que o usuário altere sua forma e emissão de luz; e Rascacielos, um conjunto de luminárias que retratam a paisagem urbana, incorporando materiais industriais reutilizados. 

Cortesia de CROTOTIPOS Luminária COD. 6061. Cortesia de CROTOTIPOS Luminária linear Marginot. Cortesia de CROTOTIPOS Cortesia de CROTOTIPOS + 58

q.b

Cortesia de CROTOTIPOS
Cortesia de CROTOTIPOS

Dos designers. A ideia por trás da q.b é a intenção de que o usuária possa transformar o objeto através a partir do jogo possibilitado pelos módulos. O projeto nasce com a missão de dar ao objeto um espírito divertido e engenhoso. 

Sua principal característica é o funcionamento através de um sistema magnético. Sua estrutura, um prisma retangular, possui dois cortes transversais que o dividem em três partes cúbicas iguais. Os módulos resultantes se articular através de dobradiças magnéticas que permitem a liberdade de movimento. 

Os módulos se iluminam quando o usuário o separa de sua posição original, modificando, assim, a quantidade de luz emitida pela luminária e possibilitando distintas construções lumínicas. 

Cortesia de CROTOTIPOS
Cortesia de CROTOTIPOS

Seu sistema de iluminação com LEDs é alimentado por baterias, o que permite a independência e portabilidade de cada módulo. 

.

Rascacielos

Luminária COD. 6061. Cortesia de CROTOTIPOS Luminária COD. 6061. Cortesia de CROTOTIPOS Luminária COD. 6061. Cortesia de CROTOTIPOS Luminária COD. 6061. Cortesia de CROTOTIPOS + 58

Rascacielos é um conjunto atemporal de luminárias; não se sabe se foram projetadas no passado, presente ou futuro. É a primeira proposta de iluminação da Crototipos e reflete o espírito da equipe de projeto. 

Luminária linear Marginot. Cortesia de CROTOTIPOS Luminária linear Marginot. Cortesia de CROTOTIPOS Luminária linear Marginot. Cortesia de CROTOTIPOS Luminária linear Marginot. Cortesia de CROTOTIPOS + 58

Luminária fractal. Cortesia de CROTOTIPOS Luminária fractal. Cortesia de CROTOTIPOS Luminária fractal. Cortesia de CROTOTIPOS Luminária fractal. Cortesia de CROTOTIPOS + 58

Trata-se de uma série de luminárias que poderiam ser vistas como esculturas e que, reunidas, retratam a paisagem urbana em seu esplendor e miséria. Assim, durante o processo de projeto e construção, a equipe decidiu reutilizar materiais provenientes de resíduos da indústria da construção civil ou partes de outros objetos em desuso. 

Luminária Vedet. Cortesia de CROTOTIPOS Luminária Vedet. Cortesia de CROTOTIPOS Luminária Vedet. Cortesia de CROTOTIPOS Luminária Vedet. Cortesia de CROTOTIPOS + 58

A série é composta por quatro luminárias verticais que captam a essência citadina, transmitido este caráter através de materiais como Alumínio, vidro e concreto. 

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Piedad Rojas
Autor
Cita: Rojas, Piedad. "Estúdio Crototipos cria luminárias a partir de resíduos industriais" [q.b y Rascacielos: dos objetos lumínicos construidos con materiales industriales en desuso] 03 Dez 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/800530/estudio-crototipos-cria-luminarias-a-partir-de-residuos-industriais> ISSN 0719-8906