Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Arquitetura do Letônia

  1. ArchDaily
  2. Países
  3. Letônia

Projetos mais recentes em Letônia

Últimas notícias em Letônia

Schmidt Hammer Lassen é selecionado em concurso para revitalização do bairro histórico de Riga

19:00 - 28 Março, 2018
Schmidt Hammer Lassen é selecionado em concurso para revitalização do bairro histórico de Riga, Superfícies e fachadas são construídas com tijolos reciclados. Image Cortesia de Schmidt Hammer Lassen Architects
Superfícies e fachadas são construídas com tijolos reciclados. Image Cortesia de Schmidt Hammer Lassen Architects

A firma dinamarquesa Schmidt Hammer Lassen Architects foi escolhida para projetar a reforma de Kimmel Quarter, um bairro histórico no coração da capital da Letônia, Riga, depois de um concurso internacional. O complexo da cervejaria Kimmel, do século XIX, agora em grande parte abandonado, será transformado em um centro de uso misto com um novo prédio de escritórios, hotel e uma variedade de instalações públicas. Schmidt Hammer Lassen foi um dos onze participantes, com empresas como Henning Larsen e Zaha Hadid convidados para a competição aberta.

Bee Breeders anuncia vencedores do concurso Amber Road Trekking Cabins

19:00 - 3 Dezembro, 2017
Bee Breeders anuncia vencedores do concurso Amber Road Trekking Cabins, Primeiro lugar. Cortesia de Bee Breeders
Primeiro lugar. Cortesia de Bee Breeders

Bee Breeders anunciou os vencedores do concurso Amber Road Trekking Cabins para a Costa do Báltico da Letônia. A competição buscou propostas para infraestruturas de baixo impacto, transitórias e habitáveis para apoiar uma rede de caminhadas planejada ao longo das vastas topografias da Costa do Báltico. Os projetos vencedores consideraram os vários elementos paisagísticos do terreno, incluindo pinheiros, dunas e praias de areia branca, respondendo aos requisitos programáticos - economia, construtibilidade, sensibilidade ambiental e função utilitária.

Pavilhão da Letônia na Bienal de Veneza 2018 aborda a evolução dos edifícios de apartamentos

16:00 - 22 Outubro, 2017
Pavilhão da Letônia na Bienal de Veneza 2018 aborda a evolução dos edifícios de apartamentos, © Ieva Raudsepa
© Ieva Raudsepa

Após a realização de um concurso, o Ministério da Cultura da Letônia anunciou Together and Apart: 100 Years of Living como o tema do Pavilhão da Letônia na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018. A urbanista Evelīna Ozola, o arquiteto Matīss Groskaufmanis, a cenógrafa Anda Skrējānem e a Diretora do New Theatre Institute da Letônia, Gundega Laiviņa, abordarão os "momentos decisivos nas ideologias dos últimos cem anos", apresentando formas em que "projetos arquitetônicos e de blocos residenciais incorporaram diferentes visões sobre viver junto e construir uma nação."

O arquiteto como educador: o legado de Gunnar Birkerts

12:00 - 20 Outubro, 2017
O arquiteto como educador: o legado de Gunnar Birkerts, The Latvian National Library (2014). © <a href=“https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Riga_Petrikirche_Blick_vom_Turm_zur_Nationalbibliothek.JPG”>Wikimedia user Zairon</a> licensed under <a href=“https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/“>CC BY 4.0</a>. Image Courtesy of Wikimedia User Zairon
The Latvian National Library (2014). © Wikimedia user Zairon licensed under CC BY 4.0. Image Courtesy of Wikimedia User Zairon

Gunnar Birkerts, arquiteto e educador de origem letã, morreu em 15 de agosto de 2017, aos 92 anos. Um defensor apaixonado de um processo criativo que ele chamou de "síntese orgânica", deixa como legado dezenas de obras construídas em três continentes e a influência a centenas de estudantes de arquitetura e colegas através de seu processo baseado na pesquisa e interações dinâmicas. Eric Hill e John Gallagher, em seu AIA Guide to Detroit, falaram sobre a arquitetura de Birkerts:

PLH Arkitekter é um dos vencedores em concurso para centro multimodal de transportes na Letônia

19:00 - 28 Janeiro, 2017
PLH Arkitekter é um dos vencedores em concurso para centro multimodal de transportes na Letônia, Cortesia de PLH Arkitekter
Cortesia de PLH Arkitekter

PLH Arkitekter foi anunciado como um dos dois vencedores do concurso internacional de projetos para Rail Baltica, organizado pela The European Railroad Lines, Ltd. Como parte da rede europeia de transportes, a Rail Baltica será um centro de transporte público multimodal na capital letã de Riga, com uma ponte ferroviária atravessando o rio Daugava.

Steven Christensen Architecture vence Prêmio AAP com projeto para as termas de Liepāja

16:00 - 23 Janeiro, 2017
Steven Christensen Architecture vence Prêmio AAP com projeto para as termas de Liepāja , © Steven Christensen Architecture
© Steven Christensen Architecture

O escritório Steven Christensen Architecture foi eleito o vencedor do AAP American Architecture Prize de 2016 de arquitetura recreativa com seu projeto para as Termas e Hotel em Liepāja, Letônia.

Adjaye Associates é selecionado para projetar o Museu de Arte Contemporânea da Letônia

19:00 - 28 Junho, 2016
Adjaye Associates é selecionado para projetar o Museu de Arte Contemporânea da Letônia, © Malcolm Reading Consultants
© Malcolm Reading Consultants

A Fundação do Museu de Arte Contemporânea da Letônia selecionou o escritório Adjaye Associates para liderar o projeto para um novo museu de arte contemporânea no centro da cidade de Riga. Escolhido entre um grupo de 7 finalistas, dentre os quais wHY e Lahdelma & Mahlamäki, o projeto vencedor apresenta uma cobertura de geometria extremamente dinâmica, concebida para introduzir a suave luz do norte em cada espaço da galeria.

Por dentro do "Pavilhão Báltico" na Bienal de Veneza 2016

16:00 - 22 Junho, 2016
Por dentro do "Pavilhão Báltico" na Bienal de Veneza 2016 , © Laurian Ghinitoiu
© Laurian Ghinitoiu

Como parte da cobertura do ArchDaily Brasil na Bienal de Veneza 2016, apresentamos uma série de artigos escritos pelos curadores das exposições e instalações à mostra no evento.

Curadores revelam o tema do Pavilhão Báltico na Bienal de Veneza de 2016

19:15 - 13 Março, 2016
Curadores revelam o tema do Pavilhão Báltico na Bienal de Veneza de 2016, Lasnamae – Tallinn, 2016. Imagem © David Grandorge
Lasnamae – Tallinn, 2016. Imagem © David Grandorge

O Pavilhão Báltico da Bienal de Veneza de 2016, representando a Estônia, Letônia e Lituânia, explorará os "esforços transformativos em andamento" que estão atualmente "reprogramando uma região inerte além das delimitações dos Estados-nação separados". Isso "pretende explorar o entorno edificado dos Estados Bálticos como um espaço compartilhado de ideias". Localizado no Palasport Arsenale Giobatta Gianquinto, projetado por Enrichetto Capuzzo, um pavilhão desportivo de arquitetura brutalista, situado perto do Arsenale, a exposição será também acompanhada por uma série de eventos correlatos que será apresentada através de um corte transversal do espaço Báltico, desdobrando-se com uma "estratégia não-linear".

Intervenção urbana: Mais espaço para os pedestres e ciclistas nas ruas de Riga

07:00 - 27 Março, 2015
Intervenção urbana: Mais espaço para os pedestres e ciclistas nas ruas de Riga

Em Riga, capital da Letônia, existem nove linhas de bonde que conectam grande parte da cidade. Segundo o escritório de arquitetura e urbanismo Fine Young Architects, 90% dos automóveis circulam pelos trilhos dos bondes, deixando livre e sem uso grande parte da via destinada aos carros.

Carregando... Pode demorar alguns segundos