Pavilhão da Letônia apresenta um supermercado de ideias arquitetônicas na Bienal de Veneza 2023

Para a 18ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia, o pavilhão nacional da Letônia será transformado em um supermercado que reúne ideias arquitetônicas e produtos de diferentes origens. Comissionada por Jānis Dripe e pelo Ministério da Cultura da República da Letônia, a exposição tem curadoria de Uldis Jaunzems-Pētersons e foi concebida por uma equipe composta por Ernests Cerbulis, Ints Menģelis, Toms Kampars e Karola Rubene. O Pavilhão ficará aberto de 20 de maio a 26 de novembro de 2023.

Pavilhão da Letônia apresenta um supermercado de ideias arquitetônicas na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 2 de 7Pavilhão da Letônia apresenta um supermercado de ideias arquitetônicas na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 7Pavilhão da Letônia apresenta um supermercado de ideias arquitetônicas na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 7Pavilhão da Letônia apresenta um supermercado de ideias arquitetônicas na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 5 de 7Pavilhão da Letônia apresenta um supermercado de ideias arquitetônicas na Bienal de Veneza 2023 - Mais Imagens+ 2

Pavilhão da Letônia apresenta um supermercado de ideias arquitetônicas na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 7 de 7
TC Letônia, TCL, Imagem do Pavilhão. Imagem © Toms Kampars

Através da imagem de um supermercado, o pavilhão pretende criar um espaço horizontal, diversificado e democrático onde diferentes ideias e conceitos relacionados com a arquitetura se encontram nas prateleiras. Os 506 produtos expostos trazem ideias apresentadas nas últimas dez Bienais de Arquitetura de Veneza. A exposição também permite que os visitantes interajam com os "produtos" participando de um sistema de votação para reavaliar a importância e o impacto das edições passadas.

Pavilhão da Letônia apresenta um supermercado de ideias arquitetônicas na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 3 de 7
TC Letônia, TCL, Imagem do Pavilhão. Imagem © Toms Kampars

Continue lendo para descobrir o comunicado de imprensa oficial.


Artigo Relacionado

Lesley Lokko sobre a Bienal de Veneza 2023: "Espero que ela provoque o público a pensar com mais empatia"

Comemorando 20 anos desde a sua primeira participação na Exposição Internacional de Arquitetura, o novo supermercado será um local onde os visitantes poderão encontrar "tudo e mais". O pavilhão da Letônia armazena 506 produtos exclusivos das últimas dez Bienais de Arquitetura, criados pelos autores com a ajuda da inteligência artificial.O Supermercado oferecerá aos visitantes uma oportunidade prática de se envolver no Laboratório do Futuro através de um sistema de votação interativo.

Pavilhão da Letônia apresenta um supermercado de ideias arquitetônicas na Bienal de Veneza 2023 - Imagem 4 de 7
TC Letônia, TCL, Imagem do Pavilhão. Imagem © Toms Kampars

Sob o tema geral da bienal, “O Laboratório do Futuro,” curado por Lesley Lokko, outros pavilhões nacionais também anunciaram seus temas de exposição, com alguns deles focando no impacto dos dados e tentando medir o imensurável. O Pavilhão de Singapura busca explorar a relação de uma comunidade com seu entorno usando "A Máquina de Medição de Valores" para quantificar os valores imensuráveis da arquitetura. Em uma nota semelhante, o Pavilhão da Polônia apresentará Datament, uma instalação que permite aos visitantes experimentar dados em forma física, enquanto o Pavilhão Coreano explora como as pessoas podem cooperar para enfrentar as crises ambientais atuais e futuras.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "Pavilhão da Letônia apresenta um supermercado de ideias arquitetônicas na Bienal de Veneza 2023" [The Pavilion of Latvia Presents a Supermarket of Architectural Ideas at the 2023 Venice Architecture Biennale] 18 Mai 2023. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1000702/pavilhao-da-letonia-apresenta-um-supermercado-de-ideias-arquitetonicas-na-bienal-de-veneza-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.