O arquiteto como educador: o legado de Gunnar Birkerts

Gunnar Birkerts, arquiteto e educador de origem letã, morreu em 15 de agosto de 2017, aos 92 anos. Um defensor apaixonado de um processo criativo que ele chamou de "síntese orgânica", deixa como legado dezenas de obras construídas em três continentes e a influência a centenas de estudantes de arquitetura e colegas através de seu processo baseado na pesquisa e interações dinâmicas. Eric Hill e John Gallagher, em seu AIA Guide to Detroit, falaram sobre a arquitetura de Birkerts:

Cada uma de suas obras parece ser abordada como uma oportunidade para explorar a essência de um problema arquitetônico, resultando em uma declaração que geralmente excede o projeto imediato.

O arquiteto como educador: o legado de Gunnar Birkerts - Mais Imagens

Nascido e criado na Letônia, Birkerts estudou na Technische Hochschule em Stuttgart antes de emigrar para os Estados Unidos em 1949. Seu interesse pela arquitetura de Eliel e Eero Saarinen, que conheceu através de revistas da Agência de Informações dos EUA, levou-o a Detroit para buscar trabalhar com Eero Saarinen. Trabalhou no escritório de Saarinen por vários anos e depois com Minoru Yamasaki, também com sede em Detroit, antes de co-fundar a prática Birkerts e Straub em 1959. Em 1963, fundou Birkerts and Associates, através da qual ele projetou mais de quarenta edifícios e grandes adições nas décadas a seguir.

Corning Fire Station, New York. Image© Unknown Wikimedia Author licensed under CC BY 3.0

"Eu uso o processo da síntese orgânica", disse Birkerts em Process and Expression in Architectural Form - o livro que ele escreveu em 1994 - "reunir todos os fatores a serem considerados na conceituação de uma solução adequada expressiva de nossos tempos". Este processo projetual sintético deu origem a uma variedade de edifícios ao longo de sua carreira, desde a elegante caixa preta envolvendo uma curva semelhante a uma rede para o Federal Reserve Bank of Minneapolis (1974) até o brilho prismatico do Corning Glass Museum (Corning, NY, 1980). Projetou uma pirâmide laranja corajosa para a Igreja Batista do Calvário de Detroit (1977), uma estrutura angular de cor de terra emergindo da encosta para a Embaixada dos EUA em Caracas, Venezuela (1996) e um poço de luz subterrâneo para a Biblioteca de Direito da Universidade de Michigan Adição (1981). Nenhum projeto se parece entre si. Como Birkerts explicou a Martin Schwartz em uma entrevista de 2005, "os edifícios são diferentes porque cada terreno é diferente, cada cidade é diferente, cada exposição é diferente. Tudo é diferente. Não há nada que crie o mesmo edifício. "

Federal Reserve Bank of Minneapolis, 1973, (agora: Marquette Plaza), em sua configuração original.. ImageVia Wikimedia Commons / Historic American Buildings Survey licensed under CC0 1.0 (Public Domain)

Paralelamente à sua carreira como arquiteto profissional, Birkerts sempre foi professor, principalmente na Universidade de Michigan, onde ele ensinou de 1959 a 1990. Birkerts era um educador de coração, aproveitando do entusiasmo dos alunos e acompanhando-os em sua jornada de descoberta . Até mesmo seus esboços, desenhos e edifícios são abordados de um ponto de vista pedagógico. Eles explicaram didaticamente seu processo. "É um cartaz", disse Birkerts sobre uma fachada de edifício de escritórios em um artigo de Progressive Architecture de 1976, "uma expressão gráfica da preocupação do edifício". Suas obras construídas expressam a síntese das partes constituintes de Birkerts - requisitos funcionais e sistemas estruturais em conjunto com cultura, lugar e tempo.

Uma das obras que definiu a última parte de sua carreira foi a Biblioteca Nacional da Letônia, em Riga, que foi encomendada em 1991 e inaugurada em 2014. Foi um canto do cisne para sua terra natal, repleta de metáforas e símbolos culturais, como florestas de bétula, fortalezas de madeira levantadas e contos folclóricos letão sobre uma montanha de vidro. O edifício foi reconhecido com o Prêmio de Construção de Biblioteca do Instituto Americano de Arquitetos este ano. "Aliança com a história e a cultura", disse Birkerts em Process and Expression in Architectural Form, "e não simplesmente o modo de hoje, é essencial para a qualidade duradoura que eu aspiro na minha arquitetura". Nesse sentido, ele foi um exemplo brilhante.

Gunnar Birkerts (data não conhecida). Image via The Republic

Leituras adicionais e obras citadas

  • Birkerts, G. (1994). Process and Expression in Architectural Form. Norman: University of Oklahoma Press.
  • Cohn, D. (October 18, 2010). Latvian Library by Gunnar Birkerts Finally Gets Built. Architectural Record.
  • Gallagher, J. (August 15, 2017). Detroit architect Gunnar Birkerts dies at 92, created Domino's Farms. Detroit Free Press.
  • Grimes, W. (August 17, 2017). Gunnar Birkerts, Architect, Dies at 92; Gave Shape to the Unexpected. New York Times.
  • Gunnar Birkerts Papers 1930-2017. (n.d.). Bentley Historical Library, University of Michigan. Ann Arbor, Michigan, U.S.A.
  • Hill, E. and Gallagher, J. (2003). The American Institute of Architects Guide to Detroit Architecture. Detroit: Wayne State University Press.
  • Kamin, B. (August 15, 2017). Gunnar Birkerts, acclaimed Midwestern architect, dies at 92. Chicago Tribune.
  • Minutillo, J. (August 16, 2017). Obituary: Gunnar Birkerts, 1925-2017. Architectural Record.
  • Murphy, J. (September 1976). By Reflected Light. Progressive Architecture, 58-63.
  • Schudel, M. (August 19, 2017). Gunnar Birkerts, who brought light and elegance to his architecture, dies at 92. The Washington Post.
  • Schwartz, M. (July 2005). Gunnar Birkerts's Organic Lifestyle. Architecture, 20-24.

Sobre este autor
Cita: Hetletvedt, Amy. "O arquiteto como educador: o legado de Gunnar Birkerts" [The Architect as Educator: Remembering Gunnar Birkerts] 20 Out 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882037/o-arquiteto-como-educador-o-legado-de-gunnar-birkerts> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.