Pavilhão da Letônia na Bienal de Veneza 2018 aborda a evolução dos edifícios de apartamentos

Após a realização de um concurso, o Ministério da Cultura da Letônia anunciou Together and Apart: 100 Years of Living como o tema do Pavilhão da Letônia na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018. A urbanista Evelīna Ozola, o arquiteto Matīss Groskaufmanis, a cenógrafa Anda Skrējānem e a Diretora do New Theatre Institute da Letônia, Gundega Laiviņa, abordarão os "momentos decisivos nas ideologias dos últimos cem anos", apresentando formas em que "projetos arquitetônicos e de blocos residenciais incorporaram diferentes visões sobre viver junto e construir uma nação."

Equipe curatorial da Letônia na Bienal de Arquitetura de Veneza 2018. Image © Lauris Aizupietis

Segundo os curadores, o pavilhão "se concentrará em edifícios de apartamentos como uma categoria arquitetônica que simultaneamente oferece vida coletiva e individual. [...] Mesmo que o apartamento permita uma separação com o mundo exterior, ele é sempre parte de uma estrutura comum." Quase dois terços dos habitantes da Letônia vivem em edifícios de apartamentos, a segunda maior proporção na Europa.

Nossa intenção é levantar a questão de como viver juntos na sociedade cada vez mais complexa de hoje e como a arquitetura dos edifícios de apartamentos pode amparar isso. Na exposição, queremos destacar as partes dos edifícios que não podem ser reduzidas à esfera privada ou a um apartamento individual - escadas, varandas, pátios, divisórias e outros fragmentos, que na teoria da arquitetura e nas publicações contemporâneas freqüentemente permanecem em segundo plano de análise, mas que demonstram claramente os ideais atuais da sociedade e influenciam a formação de valores comuns.

Por dentro do "Pavilhão Báltico" na Bienal de Veneza 2016

Como parte da cobertura do ArchDaily Brasil na Bienal de Veneza 2016, apresentamos uma série de artigos escritos pelos curadores das exposições e instalações à mostra no evento. A arquitetura lida não só com a forma. Trabalha com dados e fluxos de materiais, organização de recursos, mobilização de capacidades; e organiza não só coisas estáticas, mas também é um projeto de processos.

Sobre este autor
Cita: AD Editorial Team. "Pavilhão da Letônia na Bienal de Veneza 2018 aborda a evolução dos edifícios de apartamentos" 22 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881975/pavilhao-da-letonia-na-bienal-de-veneza-2018-aborda-a-evolucao-dos-edificios-de-apartamentos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.